Bohemia inaugura um dos maiores e mais completos centros de experiência cervejeira do mundo

Primeira cerveja do Brasil apresenta, em projeto inédito de entretenimento, a saga da bebida e difunde conhecimento.
Primeira cerveja do Brasil apresenta, em projeto inédito de entretenimento, a saga da bebida e difunde conhecimento.
Primeira cerveja do Brasil apresenta, em projeto inédito de entretenimento, a saga da bebida e difunde conhecimento.
Primeira cerveja do Brasil apresenta, em projeto inédito de entretenimento, a saga da bebida e difunde conhecimento.

Bohemia, primeira cerveja do Brasil e líder do segmento premium, volta às suas raízes e inaugura  um dos mais completos  centros de experiência cervejeira do mundo, a Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. A inauguração oficial acontece no dia  04 de maio e abertura da venda de ingressos a partir de 05 de maio. Localizado nas instalações da primeira cervejaria do Brasil, na parte histórica da cidade imperial, o Centro Cervejeiro abre suas portas para dividir todo o conhecimento do universo da cerveja – uma das bebidas mais consumidas do mundo, que faz parte da vida de toda a sociedade. O espaço mostrará aos visitantes de forma interativa e lúdica a história, ritos, mitos e curiosidades sobre  o ouro  liquido. Além disso, possibilitará ricas experiências gastronômicas na arte de harmonizar a cerveja à mesa.

“Antiga como a própria civilização, a cerveja é uma bebida rica em histórias e sabores. Só uma marca com o conhecimento cervejeiro de Bohemia pode capitanear e oferecer um moderno centro de experiência que, com certeza, será uma grande referência para a difusão do conhecimento entre os apreciadores da bebida, que até parece uma invenção nacional”, diz Pedro de Sá Earp, diretor de Marketing de Bohemia.

O projeto enriquece ainda a vida cultural e social da cidade de Petrópolis e do País se tornando mais um ponto de atração para turistas nacionais e internacionais.  O complexo da  Cervejaria Bohemia também contemplará produção in loco de Bohemia e suas variantes: Weiss, Escura, Confraria e Pilsen e de edições especiais da marca, que serão lançadas constantemente.  Além disso, terá sempre em primeira mão para degustação dos visitantes várias criações do Mestre Cervejeiro exclusivo de Bohemia antes delas irem para o mercado.

São mais de sete mil m² onde os visitantes conhecerão a história, rituais e curiosidades do universo cervejeiro de forma interativa, em um misto de aprendizado e entretenimento. Tudo isso será contado em mais de 20 ambientes, que reunirão informações sobre o mundo da cerveja na gastronomia, na cultura, no comportamento, no bem-estar, no meio ambiente e no consumo responsável. “Com este empreendimento a Bohemia pretende dividir seu conhecimento em uma experiência única, interativa e que vai encantar a todos”, afirma Stella Brant, gerente Corporativa de Marketing da Ambev.

Túnel Saga da Cerveja – A história da cerveja através das eras 

O público terá oportunidade de conhecer as curiosidades e segredos do mundo cervejeiro com atividades interativas e tecnologia de última geração. Ao chegar à Cervejaria Bohemia, o primeiro passo do visitante seráter contato com a história da cerveja desde seu surgimento até a produção de Bohemia nos dias de hoje.

Os ‘aprendizes cervejeiros’ são guiados pelo sopro de Ninkasi, a deusa da cerveja.  Após um retorno de oito mil anos na história da humanidade,  é o momento de conhecer a origem da cerveja e sua evolução no tempo. Um passeio pelas principais informações cervejeiras, desde a Pré-história, passando pela Antiguidade, Idade média, Moderna e Contemporânea. Esta fase termina com uma homenagem à cidade de Petrópolis, a Praça Koblenz, uma referência ao local fundado em 1845 pelos primeiros colonos alemães que chegaram à cidade,localizada em frente à cervejaria.

Sala do Mestre – O início da história da Bohemia

Neste ambiente está toda a tradição e conhecimento dos verdadeiros guardiões da fórmula de Bohemia: osmestres cervejeiros. Na sala, estão expostos documentos, objetos e particularidades dos mestres cervejeiros e de Bohemia. Além da história, é mostrada a alquimia dos ingredientes naturais que resultaram na criação daFamília Bohemia.

Sala dos Ingredientes 

No local, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o papel e a importância de cada um dos ingredientes fundamentais para a produção de Bohemia. Um verdadeiro passeio cheio de curiosidades,  desde a água cervejeira  – elemento essencial para a produção de uma cerveja,  passando pelo malte – o blend  onde os visitantes poderão experimentar malte puro – pelo lúpulo – o espírito de Bohemia –  e,  finalmente, o levedo  – elemento transformador.

Alquimia e Transformação

Na Sala da Alquimia, uma ala histórica e totalmente original, os visitantes poderão entender todas as etapas de um processo de produção de cerveja. A primeira delas, conhecida como a parte quente onde o mosto cervejeiro é formado com a mistura da água, malte e lúpulo. Em seguida, tem início a fase fria, quando o mosto, depois de passar pelos processos de resfriamento, fermentação, maturação e filtração, se transforma em cerveja. Ao término desta etapa, o Mestre Cervejeiro é responsável por confirmar a qualidade e perfeição do lote.  E é nesta sala, que o visitante terá uma experiência única: degustar a Bohemia da Fonte que acaba de ser produzida, possivelmente a cerveja mais fresca de toda a sua vida.

Ritual

Ser uma cerveja reconhecida pela sua qualidade e diversidade é fator muito importante. Por conta disso, Bohemia e suas variantes possuem seu próprio ritual de degustação. Nesta sala, o público aprender a degustar uma cerveja utilizando os cinco sentidos.

Estúdio

Aqui a diversão e a tecnologia se unem para que as pessoas aproveitem momentos de descontração com todo o conhecimento adquirido durante a experiência cervejeira. Neste ambiente, será possível explorar alguns temas que fizeram parte da visita, escolher seu próprio rótulo de Bohemia, tirar fotos, entre outras atividades interativas. Há ainda a possibilidade de enviar as imagens por email e para as principais redes sociais.

Vila Bohemia

Depois de aprender sobre a história, curiosidades e processo de produção da cerveja, chega o momento em que todos poderão, finalmente, observar o funcionamento real de uma cervejaria. Em um passeio pela Vila Bohemia, pode-se acompanhar de perto todo o processo cervejeiro da Família Bohemia.

Empório

Aqui os visitantes têm a chance de  levar um pedaço da história vivenciada para casa, além de cervejas e taças originais de Bohemia.

Boteco Bohemia – A Harmonia do sabor e com responsabilidade

Para finalizar o tour cervejeiro, o visitante encontra o Boteco Bohemia, o Boteco de Responsa.  Nele é proibido o consumo indevido de bebida alcoólica por menores de idade e por pessoas que estejam dirigindo.

O Boteco Bohemia oferece uma série de possibilidades de combinação e harmonização de cerveja. Para os paladares mais exigentes, degustações e harmonizações de toda a Família Bohemia (Confraria, Escura, Weiss e Pilsen) com petiscos e pratos são encontradas no local.  Desta forma, apreciar o ouro líquido torna-se uma experiência ainda mais saborosa nas mais diversas situações.

Para a mestre-cervejeira e sommelier de cervejas da Ambev, Daniela Dezordi, deixar-se surpreender pelaharmonização de cerveja e comida é uma experiência única. “A Família Bohemia pode proporcionar o sabor da combinação perfeita, como Bohemia Pilsen com filé de peixe empanado, Bohemia Weiss com massas leves com molho ao sugo e saladas, Bohemia Confraria com queijo gorgonzola e embutidos defumados eBohemia Escura com sobremesas a base de chocolate e caramelo”, diz ela. No Boteco Bohemia o visitante realiza o ritual cervejeiro, colocando em prática toda a sua experiência com celebração e diversão.

Serviço – Cervejaria Bohemia

Endereço: Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro Histórico – Petrópolis – RJ

Agendamento de visitas:  bohemia.com.br/cervejaria

Funcionamento: de quarta a sexta das 11 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados das 11 às 20 horas.

Preços: R$ 39,00 inteira (meia entrada para estudantes e idosos). R$ 15,00 para petropolitanos.

Contato: [email protected]

Sobre Bohemia

Bohemia é a primeira cerveja do Brasil e líder de mercado do segmento premium. Uma cerveja do tipo pilsen que foi produzida pela primeira vez em 1853, em Petrópolis, pelo imigrante alemão Henrique Kremer. Elaborada por meio de um processo diferenciado, é composta por insumos importados, especialmente selecionados pelo mestre-cervejeiro. Devido a sua variedade de tipos – Pilsen, Escura, Weiss e Confraria -, desenvolveu o conceito de harmonização gastronômica da cerveja, difundindo-a em eventos gastronômicos e workshops em todo o Brasil. Para saber mais sobre o universo cervejeiro de Bohemia acesse a Fan Page:  https://www.facebook.com/CervejaBohemia 

Sobre mercado Premium

O segmento Premium no Brasil tem potencial para alcançar participação de 15% a 20% do mercado total de cervejas, atualmente, corresponde a 5%.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9307 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).