Bahia Farm Show 2012 começa amanhã em Luís Eduardo Magalhães

Nem só de máquinas, implementos, insumos para o campo e a lavoura é feita a Bahia Farm Show.
Nem só de máquinas, implementos, insumos para o campo e a lavoura é feita a Bahia Farm Show.

Com presença do governador Jaques Wagner, do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, dentre um rol dos mais importantes nomes ligados ao agronegócio brasileiro e internacional, começa amanhã (29/05/2012) a Bahia Farm Show 2012, a maior feira de tecnologia e negócios agrícolas do Norte Nordeste, que completa nove edições. Na solenidade de abertura, o presidente da Bahia Farm Show, que também é presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Walter Horita, entregará ao secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, a tradicional homenagem do evento àqueles que se destacaram por seu trabalho na promoção do desenvolvimento do Oeste da Bahia.

Mais de 50 mil pessoas são esperadas para o evento, que mobiliza toda a rede hoteleira, de alimentação e entretenimento da região, e aquece o comércio local. A feira é estritamente de negócios e conta com mais de 180 expositores e 400 marcas representadas. A Bahia Farm Show é realizada no Complexo Bahia Farm Show, um parque de exposições privado, com dois milhões de metros quadrados, sendo 70 mil destes, ocupados com a exposição. O parque é um dos mais bem providos de infraestrutura do país. E a feira já está ranqueada entre as cinco melhores do Brasil.

Exposição de Conhecimentos

Nem só de máquinas, implementos, insumos para o campo e a lavoura é feita a Bahia Farm Show. A mostra do cerrado da Bahia também tem conhecimento, difusão de tecnologia e discussões profundas sobre os rumos da atividade agrícola, sob o prisma econômico, ambiental e social. O Complexo Bahia Farm Show tem dois auditórios que, juntos, somam aproximadamente 200 lugares, com pauta cheia entre os dias 30 de maio e 10 de junho. Entre palestras e reuniões e solenidades, são 30 eventos que acontecem simultaneamente à feira.

Um desses eventos é o Fórum Canal Rural Bahia Farm Show, que pelo terceiro ano consecutivo será realizado. Desta vez, com o tema “Insegurança Jurídica: Como produzir assim?”. O Fórum será apresentado pelo jornalista Ricardo Cunha, e terá como debatedores o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Moreira Mendes (PSD-RO), o diretor-geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações internacionais (Icone), André Nassar, o secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, além do anfitrião, o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Walter Horita.  O Fórum acontece durante toda a manhã do dia 30, no auditório 1.

O secretario Eugênio Spengler ainda ministra outras três palestras no evento: Novas Modalidades de Licenciamento Ambiental, das 14h às 16h do dia 30, no Auditório 1, Lei das Políticas de Florestas do Estado, no dia 31, e, no dia 10, Plano de Bacias, todas no mesmo horário e auditório. No dia 10, aliás, o meio ambiente será a tônica da programação do Auditório 1, que contará ainda com a presença do professor e PHD Luiz Carlos Molion, falando sobre Impacto das Mudanças Climáticas para o Agronegócio Brasileiro. Palestrará também a secretária de Meio Ambiente de Luís Eduardo Magalhães, Fernanda Aguiar, que irá apresentar o Programa LEM APP 100%.

O Auditório 1 também vai abrigar a reunião da Câmara Setorial do Milho do Mapa, que acontece pela segunda vez consecutiva na Bahia Farm Show, e da qual participam representantes de todos os elos da cadeia do milho no país. Outro destaque da programação é a palestra Tendências dos Mercados de Grãos e Oleaginosas, das 17h às 18h do dia 31, no Auditório 1, ministrada pelos pesquisadores do Serviço Internacional de Agricultura (FAS) e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (sigla em inglês USDA). A palestra abordará o atual cenário do mercado internacional de grãos, oleaginosas e carnes, levando em consideração os fatores fundamentais (oferta e demanda global) e fatores macroeconômicos, como o direcionamento cambial e a interferência da crise econômica na Zona do Euro para o mercado de commodities.  (Programação completa emwww.bahiafarmshow.com.br).

Aiba + BNB + vontade de ajudar = Fundesis

Entidades assinam convênios com instituições sociais no valor de R$ 700 mil

No primeiro dia da feira, às 17h, no auditório 1 do Complexo Bahia Farm Show, a Aiba e o BNB assinam os convênios que disponibilizarão recursos de R$700 mil não reembolsáveis para as 17 instituições contempladas pelo primeiro edital do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis). Estes recursos beneficiam direta e indiretamente milhares de pessoas no Oeste da Bahia. Tanto através do investimento em educação, quanto na qualificação e construção dos espaços físicos utilizados por estas entidades.

“O Fundesis permite que instituições reconhecidamente sérias e eficientes possam atender melhor ao seu público-alvo, formado por pessoas carentes da nossa região. Estes investimentos, por sua vez, são responsáveis pela geração de empregos fixos e temporários, que ajudam a economia regional e de alguma maneira diminuem os contrastes sociais”, diz o vice-presidente da Aiba, Sérgio Pitt.

Os projetos eleitos, após triagem rigorosa, trazem ações voltadas para inclusão social, educação, cultura e inclusão digital, programas de saúde preventiva, geração de renda e empreendedorismo, preservação e educação ambiental, defesa fitossanitária e agricultura sustentável.

Mais sobre o Fórum Canal Rural/Bahia Farm Show

A insegurança jurídica no campo estará em discussão na Bahia Farm Show. Os painelistas analisarão as questões ambiental e trabalhista no “Fórum Canal Rural: Insegurança jurídica – Como produzir assim?”. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 9h30 do dia 30 de maio, quarta-feira, diretamente do Auditório 1 do Complexo Bahia Farm Show. Com apresentação do jornalista Ricardo Cunha, o fórum contará com nomes importantes do agronegócio brasileiro.

Estão confirmadas as participações do deputado federal Moreira Mendes, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, do diretor-geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), André Nassar, além dos secretários de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, e do presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Walter Horita. Eles debaterão questões que preocupam os produtores rurais, como o Código Florestal, depois da divulgação dos vetos da presidente Dilma Rousseff. E analisarão a legislação do trabalho rural. O agronegócio está atento às discussões sobre a PEC do Trabalho Escravo, que retorna ao Senado após a aprovação na Câmara dos Deputados.

O Canal Rural fará também uma ampla cobertura jornalística da feira, com reportagens diárias nos programas Bom Dia Campo, Mercado&Cia e no Rural Notícias, informando sobre as principais novidades do evento. E, no dia 30, haverá entradas ao vivo no programa Mercado&Cia, edição das 12h20min.

A Bahia Farm Show é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação das Revendas de Máquinas e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116661 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.