2º encontro de secretários discute operacionalização de ações para convivência com a seca na Bahia

2º Encontro de Secretários Municipais da Agricultura da Bahia.
2º Encontro de Secretários Municipais da Agricultura da Bahia.
2º Encontro de Secretários Municipais da Agricultura da Bahia.
2º Encontro de Secretários Municipais da Agricultura da Bahia.

“Queremos que tudo que já foi disponibilizado, a exemplo da renegociação e prorrogação de dívidas vencidas e a vencer até dezembro desse ano, crédito emergencial, aquisição de caprinos e ovinos, pela Conab, com doação simultânea e venda balcão de milho, chegue ao agricultor, amenizando os efeitos da longa estiagem”, afirmou o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao abrir na manhã desta terça-feira (22/05/2012), no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães, o II Encontro de Secretários Municipais da Agricultura. O evento, que reuniu centenas de secretários de Agricultura, teve o objetivo de explicar e discutir a operacionalização das ações emergenciais e estruturantes que o governo está adotando, e ouvir as sugestões dos titulares das pastas municipais. Além disso, o secretário estimulou a criação de Fóruns de Secretários de Agricultura por território, instância proposta pela Seagri para a discussão dos problemas e busca de alternativas.

O II Encontro de Secretários Municipais da Agricultura caracterizou-se como uma reunião de trabalho, que contou com a participação, além do titular da Seagri, dos chefes de gabinete da secretaria de Relações Institucionais, Pedro Alcântara; da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, Eliana Boaventura, e da Seagri, Jairo Carneiro; do superintendente do Banco do Nordeste do Brasil, Nilo Meira; da superintendente da Conab na Bahia, Rose Pondé; do presidente da Cerb, Bento Ribeiro; do coordenador estadual do DNOCS, Josafá Marinho Aguiar; diretor geral do Inema, Júlio Mota, e do coordenador da Cordec, Salvador Brito. Participaram também os superintendentes da Seagri e diretores e presidentes da Bahia Pesca, EBDA, Adab e CDA, órgãos vinculados à Secretaria da Agricultura.

Durante todo o dia, os representantes de todos esses órgãos apresentaram as ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo e responderam às perguntas formuladas pelos secretários, esclarecendo as dúvidas e explicando os passos para efetivar cada ação, fazendo com que os agricultores atingidos pela seca sejam atendidos na ponta.

O secretário da Agricultura de Juazeiro, Josival Barbosa explicou que, com o encontro, os secretários tomaram conhecimento com mais detalhes do que o governo vem fazendo para amenizar os efeitos da seca. “São ações importantes que já estão beneficiando a região”, disse ele, parabenizando a Seagri pela organização do evento. “Foi um excelente oportunidade para todos nós, que muito aprendemos hoje”, afirmou.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]