1º Salão Baiano de Turismo da Bahia recebeu 10 mil visitantes

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, importante ponto de desembarque de turistas.
Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, importante ponto de desembarque de turistas

Principal operação de marketing e vendas do Destino Bahia, o I Salão Baiano de Turismo foi um verdadeiro sucesso. O evento, que recebeu 10 mil visitantes em três dias, reuniu 120 operadores brasileiros e estrangeiros, 40 jornalistas nacionais e internacionais, além de empresas de receptivo, hotéis, representantes de segmentos, câmaras técnicas e empresários das 13 zonas turísticas do estado.

Desde a abertura, que contou com a presença do governador Jaques Wagner e do ministro do Turismo, Gastão Vieira, na última quinta-feira (17/05/2012), até o encerramento, no sábado (19), o I Salão Baiano de Turismo foi elogiado por praticamente todos os representantes dos segmentos presentes. “Acho que cumprimos bem o nosso objetivo de fazer com que os agentes e operadores de fora compreendessem que a Bahia tem sol e praia e também muitos outros atrativos”, afirmou o secretário Domingos Leonelli.

Além do Salão, a segunda edição da Feira da Abav-Bahia ocorreu paralelamente ao evento, com a participação de empresários que comercializam os destinos da Bahia, do Brasil e do exterior. O presidente da Abav, Pedro Galvão, disse que muitos negócios foram fechados durante o evento.

Nelson Abreu Pinto, da Confederação Nacional do Turismo (CNTur) parabenizou o governo da Bahia pela iniciativa, assim como os secretários de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro e de Pernambuco, Alberto Feitosa. Já o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, ressaltou a importância do Salão. “Acho que foi um evento muito representativo, com importantes atores do turismo nacional e internacional”.

Operadores comentam

O operador Adriano Gomes, da Nascimento Turismo, ressaltou que a Bahia é um importante produto de comercialização. “Entre os dez pacotes brasileiros mais vendidos, quatro estão no estado: Salvador, Praia do Forte, Porto Seguro/Arraial D´Ajuda e Costa do Sauípe. O Nordeste é um polo turístico do portfólio de qualquer operadora, por isso é muito importante participar deste Salão. A Península do Maraú, Morro de São Paulo e Chapada Diamantina são destinos que estão registrando boa procura. A Bahia possui o apelo de esporte, incentivo e eventos e de resorts. Além disso, muitas datas populares ao longo do ano motivam vendas não apenas no tradicional Carnaval”, disse em entrevista ao Pan Rotas.

Para a Master Viagens, a Praia do Forte é o nacional mais vendido. “Percebo a presença expressiva de operadores do País no evento. A Bahia sempre foi um destino turístico que busca o consumidor final junto com os profissionais, e em parcerias oferece capacitações ao longo do ano”, ressaltou Bruna Castro.

Palestras do Núcleo do Conhecimento sempre lotadas

As palestras do Núcleo do Conhecimento, ministradas durante o I Salão Baiano de Turismo, foram bastante concorridas. Turismólogos, empresários, estudantes e profissionais do setor acompanharam de perto as principais tendências do mercado abordadas durante as explanações.

Um dos momentos mais esperados foi o painel “O viajante independente”, coordenado pelo blogueiro Ricardo Freire. Na ocasião, ele compartilhou com o público as histórias que viveu durante uma viagem que fez na Bahia pelas costas do Dendê e do Descobrimento durante 20 dias. O palestrante contou que para fazer o roteiro foi preciso viajar de ferry-boat, lancha, canoa, ônibus e voadeira (canoa de alumínio com motor de popa). Entre os locais visitados estão Boipeba, Cairu, Belmonte, Canavieiras e Santo André, que tiveram suas belezas naturais e cenários destacados pelo viajante que escreve o blog Viaje na Viagem.

Também participaram das palestras do Núcleo do Conhecimento, o historiador espanhol Tony Galvez, a jornalista britânica Alison Mcgowan, o ex-atacante Bebeto, que falou sobre Copa do Mundo e o dirigente da Embratur, Marcos Lomanto, que destacou a participação brasileira no mercado do turismo corporativo.

A conta satélite no turismo e a nova classificação hoteleira, que está sendo implantada pelo Ministério do Turismo, também foram alguns dos temas abordados, assim como o Geoturismo.

Programação cultural mostrou o que é que a Bahia tem

Os operadores de turismo e agentes de viagem que estiveram presentes no I Salão de Turismo puderam conferir de perto os ritmos e agitos da Terra de Todos-os-Santos. Um show de forró com os artistas Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Gereba, Carlos Pitta, Léo Macedo, Cicinho de Assis, Jota e Cia e Val Macambira abriu a programação cultural do evento, juntamente com a apresentação da quadrilha junina Asa Branca, a mais tradicional do estado.

No segundo dia de Salão, Paulinho Boca, Fred Menendez e Jam no Mam foram as principais estrelas. Já na noite de encerramento, houve um desfile com as principais manifestações culturais da Bahia (Samba-de-roda, Zabiapunga, Marujada, dentre outros), além da Fobica da Família Macedo, banda de pífanos e outros artistas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113566 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]