Uso de cones por empresas, no centro comercial de Feira de Santana, é irregular, afirma vereador Marialvo Barreto. Confira debates da CMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O uso de cones para delimitar áreas de estacionamento nas ruas está ocorrendo de forma irregular em Feira de Santana, contrariando o Código Brasileiro de Trânsito. A observação é do vereador Marialvo Barreto.

Segundo ele, empresários reservam vagas em frente as suas lojas, mas apenas órgãos públicos têm autorização legal para utilizar cones, em frente à sede das repartições.
O vereador afirmou que não compra em lojas que reservam vagas privativas de estacionamento em vias públicas. “Esses indivíduos que não sabem viver coletivamente,  a ‘cor’ do meu dinheiro, eles não vêem”.
Uma das empresas que adotam a prática dos cones no estacionamento público, segundo ele, é a Clínica Ceon, localizada na rua Castro Alves, centro de Feira de Santana. “Transformou a calçada pública em estacionamento privativo com vigilante fardado tomando conta do local”, protestou.
Depósito de pneus é foco do mosquito transmissor da dengue no bairro Conceição
Um depósito de pneus, onde materiais ficam expostos ao sol e à chuva, pode ser um grande foco do mosquito aedes aegpity, transmissor da dengue, no bairro Conceição, adverte o vereador Lulinha.
O vereador cobra um trabalho investigativo da Secretaria Municipal de Saúde, na localidade, para detectar os possíveis focos de criação do mosquito.  Alertou que o período chuvoso está se aproximando e, por conta disso, são necessárias as ações de conscientização e combate à dengue.
“Será que vão esperar morrer uma pessoa de dengue hemorrágica, no bairro Conceição, para se tomar alguma providência?”, indagou. Segundo ele, nesta localidade, há cerca de dois anos um rapaz morreu com suspeita de dengue.
Diante da gravidade da situação, ele solicitou a Janice Estrela, coordenadora da Vigilância Sanitária, que faça um trabalho mais ostensivo no bairro Conceição com o objetivo de saber o que é que está contribuindo para proliferação do mosquito Aedes aegypti.
“Meu filho tem 3 anos de idade, segundo o médico, está com suspeita de ter contraído dengue. No final do ano passado, eu tive dengue; este ano, o filho da minha vizinha, de 10 anos de idade, foi infectado, assim como várias pessoas da rua Calamar”, afirmou.
Lulinha informou que na rua Palmito, também há incidência de focos de dengue, inclusive, “uma criança de um ano de idade, contraiu a doença”. Acrescentou que no loteamento Parque Brasil e no bairro Conceição II muitas pessoas foram infectadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Atraso em conclusão de obra de creche-escola será comunicado à Controladoria Geral da União
A demora para conclusão da obra de construção de uma escola-creche pela Prefeitura de Feira de Santana será comunicada à Controladoria Geral da União (CGU). A iniciativa é do vereador Frei Cal.
Trata-se da Escola-Creche Professor Eduardo Miranda, cuja construção se iniciou em outubro de 2008 e ainda não acabou. Segundo o vereador,  no dia 28 de fevereiro deste ano houve paralisação das obras.
O ofício à CGU é para saber  “o que é que existe com aquela Creche-Escola, visto que já está no quarto ano e até agora as obras não foram concluídas”, diz o vereador.
O primeiro foi em 2010. À época, o vereador cobrava explicações por que a unidade ainda não havia sido inaugurada.  O mais recente foi encaminhado por ocasião da paralisação dos serviços, este ano. O Governo não respondeu a nenhum dos dois requerimentos.
O vereador argumenta que o município de Feira de Santana é carente de creches, em vista disso, quer que o equipamento seja inaugurado o mais breve possível. “A Creche é de alto porte; precisa evidentemente funcionar”, cobrou.
Em recente discurso na Câmara, ele disse que obteve a informação de que, em virtude do abandono da obra, roubaram alguns materiais na construção.
A iniciativa para a construção da Creche Escola, localizada no bairro Jardim Acácia, é uma parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Governo Federal, com recursos da ordem de R$ 1.039.304, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Econômico (FNDE).
De acordo com o site da Prefeitura, a creche escola vai acolher crianças de zero a 6 anos, nos turnos matutino e vespertino. Serão disponibilizadas oito salas amplas, distribuídas entre Creche I, Creche II, Creche III e Pré-Escola.
Aprovado reajuste dos servidores da Câmara
Os servidores do quadro efetivo e os que ocupam cargos temporários na Câmara de Feira de Santana terão reajuste salarial da ordem de 6,5%, a partir de 1º de abril.
Projeto de lei de iniciativa da Mesa Diretora foi aprovado por unanimidade em primeira e segunda votações, nesta quarta-feira (0404/2012), pelo Poder Legislativo.
A primeira votação ocorreu durante a sessão extraordinária. A votação em segundo turno aconteceu em sessão extraordinária, convocada para acelerar o processo.
Os funcionários da Câmara  receberam recentemente uma promoção que colocou toda a categoria no nível máximo do atual quadro de progressão de carreira. A medida significou um importante ganho salarial.
Correligionários prestam homenagem a José Carneiro
Correligionários do vereador José Carneiro Rocha compareceram nesta quarta-feira (04/04/2012) às galerias da Câmara Municipal, para lhe prestar uma homenagem.
Munidos de faixas de apoio ao seu líder político, os amigos de José Carneiro prestigiaram a última sessão ordinária com a presença  do vereador na Casa da Cidadania, nesta legislatura.
José Carneiro, que ocupa uma cadeira na Câmara na condição de 1º suplente da coligação pela qual foi eleito, deixa o Legislativo para que possa retornar a titular da cadeira, a vereadora Gerusa Sampaio.
Ela licenciou-se do cargo no ano passado para atender a convite do prefeito Tarcízio Pimenta e assumir o cargo de secretária municipal de Desenvolvimento Social, por indicação do deputado federal Fernando Torres.
Agora, em virtude da legislação eleitoral, Gerusa precisa desincompatibilizar-se do cargo executivo e retornar à Câmara para que possa concorrer à reeleição, o que impõe a saída de José Carneiro.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]