Universidade Federal do Recôncavo Baiano implantará cursos inéditos em Feira de Santana. Confira notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) implantará em Feira de Santana o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade. O projeto completo do novo campus da instituição, que ofertará cursos inéditos na região, foi apresentado ao prefeito Tarcízio Pimenta durante uma audiência na Reitoria da UFRB, em Cruz das Almas, nesta segunda-feira (02/04/2012).

A unidade deverá funcionar em uma área de 100 hectares e contará com cursos de graduação e pós-graduação, como Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Química, Engenharia de Petróleo e Gás, Mestrado em Planejamento e Gestão Energética, Mestrado em Energia e Sustentabilidade.

De acordo com o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade Nacif, o objetivo é tornar Feira de Santana um dos principais centros de estudos energéticos do país. “Será o maior campus da UFRB fora de Cruz das Almas. Teremos 130 professores, 80 técnicos e cerca de 2.300 alunos. E os cursos visam atender a um dos maiores desafios das grandes cidades atualmente, que é a sustentabilidade”, apontou Nacif.

Na oportunidade ele também destacou o diálogo com a Universidade Estadual de Feira de Santana, e revelou que a proposta é trazer cursos que ainda não existem na cidade. “A Bahia só tem um curso público de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo. E esse campus em Feira será a pedra inicial para termos uma grande universidade federal na cidade futuramente”, pontuou.

O pró-reitor de Políticas Afirmativas, Mauro Borges, falou sobre a inclusão social e oportunidades que surgirão a partir do campus da UFRB em Feira. “Temos quase 50% dos alunos vindos de escolas públicas. E em Feira vamos ter também essa política de inclusão, além do fato de já termos uma relação muito forte com essa cidade, visto que muitos técnicos e estudantes residem em Feira”, destacou.

O prefeito Tarcízio Pimenta reafirmou o interesse do município em concretizar o projeto de implantação do campus da UFRB. “Já existe uma expectativa grande na cidade e será algo que contemplará tanto a população de Feira, como de cidades da região. Somos hoje sede de uma região metropolitana e a Prefeitura está empenhada em caminhar com a UFRB para fazer isso acontecer”, declarou.

Também participaram da audiência os secretários municipais José Raimundo Pereira de Azevedo (Educação), Wagner Gonçalves (Fazenda), Fabrício Almeida (Comunicação Social) e Nivaldo Vieira (Relações Interinstitucionais).

Lançamento de CDs nesta terça-feira

Os CDs promocionais dos 12 finalistas que participaram dos Festivais Gospel e Vozes da Terra serão lançados nesta terça-feira (03/04/2012), às 19 horas, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira. Durante o evento, os finalistas dos dois festivais vão apresentar um show acústico para o público.

Segundo a diretora do Departamento de Atividades Culturais do Centro de Cultura Maestro Miro, Luluda Barreto, a gravação do CD é mais uma das premiações asseguradas aos vencedores dos festivais. Para que o público conheça o trabalho dos artistas, serão distribuídas cópias dos dois Cds durante o lançamento.

Na edição de 2011, foram premiados pelo Vozes da Terra o cantor e compositor Paulo Akenaton, primeiro colocado com a música de sua autoria “Mandacaru”, e Zelithagua, segundo colocado com a música “No balanço da rede”, também de autoria própria.

Foram vencedoras pelo Festival Gospel Osvanete Félix, primeira colocada com a canção “Deus vem”, e Vanessa Leite, segunda colocada com a música “Não sou digno do teu amor”. O Festival Vozes da Terra e o Festival Gospel são iniciativas da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa.

Cidade Educadora tem aprovação de professores

Incentivo ao aprendizado e a qualidade do conteúdo foram os principais itens de destaque na avaliação do Programa Cidade Educadora, implementado em 194 escolas da rede municipal de ensino desde o ano de 2010. Os dados são oriundos de pesquisa Datafolha e comprovam a aprovação do programa por professores e gestores das escolas.

O Programa Cidade Educadora prevê a formação continuada, o acompanhamento técnico-pedagógico semanal para professores e o material didático específico para os educadores e alunos. É direcionado especificamente para a Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Básico, modalidade nunca antes beneficiada em Feira de Santana por uma diretriz curricular, formação e material a ser usado em sala de aula, conforme explica o secretário de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo.

“Estas são ações extremamente importantes para a alfabetização das nossas crianças. Antes, os professores trabalhavam o conteúdo em sala de aula por conta própria, sem qualquer direcionamento. Este programa permitiu não apenas o acesso a um material de qualidade como também a orientação pedagógica sobre como usá-lo”, avalia José Raimundo.

O Datafolha ouviu 180 profissionais, dos quais 85 gestores e 95 professores das escolas municipais, perguntando quais atributos ou características poderiam ser associados ao Programa Cidade Educadora. As respostas foram espontâneas – o item que mais se destacou se refere ao incentivo ao aprendizado, apontado por 48% dos gestores e por 54% dos professores. Em segundo lugar, os entrevistados apontaram a qualidade do conteúdo, presente na resposta de 46% dos diretores de escolas e 45% dos educadores.

O terceiro item mais mencionado na pesquisa se refere à abordagem de valores éticos, conforme a opinião de 26% dos gestores e 27% dos professores. Os demais aspectos melhor avaliados foram qualidade da formatação do material, treinamento do programa, criatividade, valorização do professor, a imagem do programa e os recursos didáticos complementares.

De acordo com a pesquisa, apenas 2% dos gestores e 5% dos professores apontaram aspectos negativos do programa, relacionados como a má qualidade do conteúdo, assistência da coordenação e inadequação do mesmo.

Plano de Ação do Conselho do Idoso

Representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa estarão reunidos nesta terça-feira (03/04/2012) para apresentação e votação do Plano de Ação do Conselho para 2012. Na oportunidade também será realizada explanação sobre o serviço social do órgão. A reunião está agendada para as 8 horas na Casa dos Conselhos, situada na rua Domingos Barbosa de Araújo, 160, bairro Kalilândia.

Além dos conselheiros, também podem participar idosos e pessoas interessadas. De acordo com a presidente da entidade, Cacilda Miranda, dentre as propostas incluídas no Plano de Ações estão a criação do Centro Especializado de Atendimento ao Idoso, do Fundo Municipal do Idoso e a instalação da Delegacia de Proteção ao Idoso.

“O Plano é composto por 15 propostas que foram elaboradas pelo Conselho com a colaboração do público participante da primeira reunião, realizada no último dia 06 de março. Estas propostas foram elaboradas com o intuito de assegurar os direitos do público idoso e também garantir a implantação de políticas públicas para as pessoas da melhor idade”, explica.

Exposição marca o Dia do Autista em Feira

Nesta segunda-feira (02/04/2012) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autista. Em Feira de Santana a data está sendo lembrada com a realização de uma exposição de artes no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, até as 17 horas. O evento é promovido pela Associação Autista de Feira de Santana (AAFS) e conta com apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

A presidente da AAFS, Alecia Flávia Souza, explica que a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) há 15 anos. Em Feira de Santana, como ressalta, este é o segundo ano de comemoração. “Prestamos assistência para 28 autistas e seus familiares. Neste dia estamos expondo trabalhos produzidos e adaptados para os autistas, vamos também esclarecer dúvidas sobre o autismo e fazer a distribuição de lanches”, destaca.

Cleide Martins Pereira, é mãe de um autista de 16 anos, afirma que o maior problema enfrentado pelas famílias e portadores de autismo é a falta de profissionais especializados para diagnóstico e tratamento adequado.

“Descobrimos que nosso filho tem autismo quando ele completou 11 anos, isso atrasou bastante o tratamento e o desenvolvimento dele. O nosso desejo é a implantação de um centro especializado, com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e distribuição de medicamentos, já que custam muito caros”, pontua.

Complexo Viário ganhará paisagismo moderno

O Complexo Viário José Ronaldo de Carvalho, localizado no bairro Cidade Nova, será contemplado com paisagismo moderno em toda a sua extensão. O projeto prevê a implantação de vegetais, como palmeiras, arbustos e gramas, e a eficientização da iluminação. As primeiras melhorias já estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Áreas Verdes.

A Sesp disponibilizou três equipes, cada uma com dez agentes envolvidos na execução dos serviços. Segundo o diretor do Departamento de Áreas Verdes, Jurandir Borges, o serviço inclui ainda limpeza geral do local. Ele lembra que o sistema de irrigação já se encontra em fase de implantação.

“No local foi perfurado um poço artesiano com 70 metros de profundidade que dará suporte à molhação das plantas. Precisamos oferecer condições de sobrevivência aos vegetais e através deste sistema de irrigação vamos garantir que as plantas estejam sempre molhadas”, afirma

O secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, observa que o Complexo Viário é uma das portas de entrada no município Feira de Santana. “A cidade vive em constante expansão, atraindo um grande número de pessoas de outros municípios e estados. Por isso, é importante causar uma boa impressão, através do embelezamento dos equipamentos públicos, para aqueles que chegam e que moram aqui”, destaca.

Novo projeto paisagístico nos parques

O Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho e Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira vão ganhar um novo projeto paisagístico a partir do próximo mês. Serão implantadas nova arborização, arbustos, flores e pérgulas, além de cerca protetora em volta das lagoas para oferecer maior segurança e preservar os animais.

As árvores, informa o diretor dos equipamentos, Ricardo Brandão, vão ter um porte de 1.80 metros, pois a formação da copa já é adequada e não há risco de perda. O mesmo projeto inclui a recuperação do sistema de irrigação, direcionado ao novo paisagismo. “Vamos ter árvores floradas para obter uma estética bonita, acabar com a área intensa de sol e tornar o parque mais aconchegante”, disse.

Para facilitar o acesso ao Parque da Lagoa, será aberto ainda um portão lateral no equipamento, voltado para avenida José Falcão. A direção do Parque da Cidade também está desenvolvendo um trabalho junto às academias, escolas e praticantes de todas as modalidades esportivas, para incentivar a população a usufruir do parque com atrações das mais diversas.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112523 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]