Salvador tem opções culturais e de lazer para o feriado da Semana Santa

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Boa parte dos baianos prefere aproveitar o feriadão da Semana Santa para viajar. Somente em Salvador, a expectativa é de que 90 mil pessoas saiam da cidade utilizando o ferry boat e outras 125 mil a partir da rodoviária. Pensando naqueles que não sairão da capital neste período (5 a 8/04/2012) e nos que escolheram Salvador para curtir os dias de folga, diversas atividades estão à disposição dos soteropolitanos e turistas.

Teatro

Uma boa opção é o espetáculo A Paixão de Cristo, encenado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. A primeira apresentação será nesta quinta-feira (05/04/2012) e se repetirá até segunda-feira (09/04/2012), sempre a partir das 18h30. Os ingressos podem ser trocados por um quilo de feijão ou arroz na bilheteria do TCA (Campo Grande), das 12h às 18h.

Música

Nesta sexta-feira (06/04/2012), a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia se apresenta gratuitamente na Igreja de São Francisco, no Pelourinho, abrindo o Festival de Páscoa. O concerto de abertura terá como solistas músicos do Neojibá. O jovem instrumentista de apenas nove anos, Paulo Victor Ferreira, da Orquestra Castro Alves (grupo formado pelo Neojibá), faz sua estreia como solista na peça La Notte, de Vivaldi. A orquestra será regida por Eduardo Torres, que também é coordenador pedagógico do programa. O festival continua nos dias 15, 22 e 28 deste mês, respectivamente na Igreja do Carmo, Igreja de São Francisco e Catedral Basílica. Mais informações sobre o Festival de Páscoa no site do Neojibá.

Exposições e mostras

Quem ficar na capital baiana durante o feriadão terá nos museus vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus-Ipac) uma boa opção de lazer. Os espaços funcionarão normalmente, fechando apenas nesta sexta-feira (06/04/2012). O público terá a oportunidade de conferir diversas mostras, dentre elas, Arquitetura Religiosa na Bahia, que apresenta no Museu Tempostal (Pelourinho) as tendências do barroco e do rococó, que marcaram a arquitetura religiosa da influente Igreja Católica no período do Brasil colonial, a partir de 75 imagens.

Os visitantes também podem apreciar as exposições Transit Salvador e Trajetos…Trajetórias, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), A Arte de Ser Diferente, no Museu Udo Knoff, As Festas de Yemanjá e do Bonfim nos Desenhos de Carybé e Cores e Sabores, no Museu de Arte da Bahia (MAB). No sábado, o MAM-BA funciona entre 13h e 21h e, no domingo, das 13h às 19h. No final de semana, o Solar Ferrão, o Museu Tempostal e o Museu Udo Knoff ficam abertos das 13h às 17h, o MAB funciona das 14h30 às 18h30, o Palacete das Artes Rodin Bahia recebe visitantes entre 10h e 18h e o Parque Histórico Castro Alves abre das 9h às 12h e das 14h às 17h. A programação completa dos museus pode ser acessada no site da Dimus.

Esporte

Quem gosta de futebol e acha que o esporte combina até no Domingo de Páscoa, não pode perder a abertura da 1ª Copa de Futebol Sub-18 Nordeste de Amaralina. A competição, que vai reunir oito equipes dos bairros da Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas e Nordeste de Amaralina, tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB). Nos primeiros confrontos da fase preliminar, às 9h30, a equipe Casba enfrenta a Mané Cidadão. Em seguida, às 11h15, Craque Cidadão joga contra Garra.

A copa terá a participação de oito times e é uma realização da Associação Educacional Social Ágape (AESA), da Sociedade Recreativa União Santa Cruz (SRUSC) e do Centro de Assistência Social Boa Ação (CASBA), em parceria com a SUDESB.

Natureza

O Parque Zoobotânico de Salvador também é outra opção a ser apreciada por toda a família. O local estará aberto neste final de semana de Páscoa. Durante o passeio, os visitantes poderão ver os novos moradores do parque, os filhotes de zebra e de cervo do pantanal. Além de ser um ambiente voltado para pesquisa e conservação da fauna e flora brasileira, o espaço é frequentemente visitado por adultos e crianças. Com uma área verde de cerca de 250 mil metros quadrados, incluindo remanescentes de mata atlântica, o zoológico é um dos principais locais de lazer da capital baiana. Dessa forma, ao visitar o parque, o público pode conhecer e aprender sobre as diversas espécies, algumas em extinção.

O zoo fica no bairro de Ondina e é aberto ao público de terça a domingo (inclusive feriados), das 8h30 às 17h, e a entrada é gratuita. Vale lembrar que durante o passeio no zoológico é recomendável o uso de protetor solar para a caminhada e a ingestão de bastante água. Outra dica importante é não alimentar os animais, já que as espécies possuem uma alimentação balanceada, preparada especialmente pela equipe de nutricionistas do parque.

*Com informação : Secom BA

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário