Rodrigo Minotauro testa a socos a resistência de uma parede na FEICON 2012

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Grupo FCC contou com a presença ilustre do lutador de MMA Rodrigo Nogueira, o Minotauro, em seu estande na maior feira de construção civil da América Latina – FEICON. O lutador foi convidado para literalmente destruir uma parede construída dentro do estande da empresa.

O objetivo do desafio proposto ao Minotauroera mostrar a resistência da Massa DunDun,  argamassa polimérica criada pela FCC para “colar” os tijolo no processo de levantamento de paredes.

O lutador aplicou golpes na parede, e comprovou que mesmo conseguindo quebrar os tijolos, não pode romper nenhuma das juntas coladas com o produto.

Rodrigo Minotauro é uns dos ícones do MMA no Brasil, reconhecido como um dos maiores e mais durões lutadores de todos os tempos. Perito em judô, boxe, jiu-jitsu, muay thai e wrestling, Rodrigo inspirou e atualmente treina vários outros lutadores brasileiros do UFC, como Anderson Silva, Júnior Cinago e Erick Silva.

A MASSA DUNDUN 

Criada para substituir a argamassa convencional (seja a argamassa pronta ou a tradicional mistura de cimento, cal, areia e água), a Massa DunDun proporciona maior agilidade comparado com o método convencional de levantamento de paredes. Com a argamassa convencional, um pedreiro e dois ajudantes assentam aproximadamente 850 tijolos comuns em oito horas de trabalho. Já com a Massa DunDun, o mesmo trabalho pode ser feito pelo mesmo pedreiro e somente um ajudante em apenas 3 horas.

Além da economia de tempo, o produto traz também uma enorme economia de material, pois uma embalagem de 15 kg do produto é suficiente para assentar 10 m2 de parede, representando menos de 5% da quantidade de material utilizado com o método tradicional.

Outro aspecto importante diz respeito à sustentabilidade – como não há cimento nem areia na formulação do produto, sua utilização resulta em uma substancial vantagem do ponto de vista ambiental. Além de contribuir para a diminuição da retirada de areia dos leitos de rios, a principal vantagem ambiental da Massa DunDun está na diminuição direta de emissões de CO2 que o produto gera. Enquanto na fabricação do cimento utilizado para o assentamento de cada m2 de parede é emitido aproximadamente 2 kgs de CO2 na atmosfera, o passivo ambiental da Massa DunDun se limita ao baixo consumo de energia elétrica dos equipamentos utilizados na sua produção.

Comercializada em embalagens de 3kg, 5kg e 15kg, a Massa DunDun já vem pronta para usar, não necessitando nem mesmo de água. O produto pode ser aplicado com uma pistola de aplicação ou com bisnagas plásticas (ambos também fornecidos pela FCC – veja foto) ou até mesmo direto da própria embalagem de 3 kgs.

O GRUPO FCC

O Grupo FCC, é uma empresa de capital 100% nacional que fabrica adesivos, vedantes, elastômeros termoplásticos e resinas poliuretânicas. Fundado em 1969, o Grupo tem sua matriz no Rio Grande do Sul e unidades em São Paulo, Bahia, Ceará, Uruguai, Argentina e China. A empresa tem 30 anos de atuação no mercado da construção civil e conta com um portfólio de 75 itens diferentes para este mercado com sua marca DunDun.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111143 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]