Rio +20 vai debater economia azul com base no potencial dos oceanos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Conceito foi debatido durante encontro preparatório para a conferência, realizado no fim de março, em Nova York; proposta se assemelha à da economia verde que prevê a sustentabilidade na produção de bens e serviços.

Os participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20, deverão debater o conceito de economia azul, baseado no potencial gerado pelos oceanos.

A proposta constou de um encontro preparatório da Rio + 20, realizado no fim de março, em Nova York. A conferência da ONU ocorrerá, no Rio de Janeiro, de 20 a 22 de junho.

Arrecifes

Segundo os defensores da chamada “economia azul”, é preciso avaliar as consequências da queda de arrecifes de corais, aumento do nível dos oceanos, a erosão costeira e a poluição marinha. Se bem administrados, os oceanos podem gerar oportunidades de emprego e negócios.

Uma outra preocupação para o avanço de uma “economia azul”, em todo o mundo, são a pesca excessiva, as ações prejudiciais aos ecossistemas e as comunidades de países-ilha.

A Rio + 20 vai marcar os 20 anos da realização da ECO-92 e deve abordar temas fundamentais para o futuro de um planeta sustentável.

Uma das novidades desta reunião, se comparada à realizada em 1992, no Rio de Janeiro, é a participação da sociedade civil, que está sendo convidada para enviar sugestões a líderes internacionais com a ajuda também dos canais de mídia social.

*Com informação : Rádio Onu

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]