Recurso estadual garante consultas aos alunos do TOPA

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Neste ano, os atendimentos oftalmológicos oferecidos aos alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) serão pagos com recursos do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), gerido pela Casa Civil. Antes, os recursos vinham do Ministério da Saúde, que cancelou a liberação da verba. Serão R$ 748 mil investidos em consultas e distribuição de óculos aos pacientes. Além disso, o fundo pagará transporte e lanche aos alunos.

O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, afirma que o atendimento oftalmológico aos alunos do Topa é um quesito indispensável à aprendizagem. “Por isso, o Estado vai arcar com 100% do valor necessário para levar consulta e, se necessário, óculos aos que precisam”, garante Costa.

A oferta gratuita dos atendimentos aos beneficiários do Topa faz parte do programa Saúde em Movimento, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), que atende também a população do interior baiano com mais de 60 anos de idade.

Saúde em Movimento

O cronograma de atendimento começa na próxima semana, dia 16, e segue até agosto. Catorze cidades sediarão o programa: Conceição da Feira, Castro Alves, Tucano, Andaraí, Cordeiros, Mutuipe, Ubaitaba, Valença, Poções, Caturama, Ourolandia, Santana, Wanderley e Casa Nova. Os moradores das cidades vizinhas também podem participar.

Neste ano, estão previstas 21 mil consultas para os inscritos no Topa. De acordo com Sesab, 80% dos alunos atendidos precisam usar óculos. O programa já realizou atendimentos em 356 dos 417 municípios da Bahia.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110927 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]