Portadores de Parkinson podem desenvolver Osteoporose

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Na Semana Nacional de Orientação ao Mal de Parkinson, que se inicia hoje e segue até 11 de abril, especialistas advertem que portadores da doença têm um risco aumentado de desenvolver osteoporose, dor nas costas (lombalgia) e fibromialgia. Daí a importância do acompanhamento por um reumatologista, que irá atuar no controle e tratamento dessas outras manifestações e num diagnóstico mais preciso.

“No parkinsoniano, é comum o comprometimento ou deformidade das articulações por artrose, o que muitas vezes é confundido com artrite reumatóide”, esclarece o reumatologista Jozélio Freire de Carvalho. O Mal de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa caracterizada por tremor mesmo em repouso, rigidez do corpo, lentidão, dificuldade de coordenação motora e de marcha (caminhar).

No caso da osteoporose, caracterizada pela perda de massa óssea, quando associada à doença de Parkinson, pode ser prevenida com a ingestão adequada de cálcio e vitamina D e a realização de exames específicos, como a densitometria óssea. “Vale ressaltar a importância do diagnóstico precoce, já que, em alguns casos, a osteoporose pode ser imperceptível e nem sempre é seguida de fratura”, ressaltou o reumatologista.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111167 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]