Ordem dos Cavaleiros doa cadeiras de rodas para basquete adaptado da UEFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A equipe de basquete para pessoa com deficiência da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai receber quatro cadeiras de rodas doadas pela Ordem dos Cavaleiros Solidários de Feira de Santana. O valor da doação, oficializada na manhã desta terça-feira (03/04/2012) em solenidade realizada no campus com a presença do reitor José Carlos Barreto e do presidente da Ordem, Nilton dos Anjos, é equivalente a R$ 14.640.

A Ordem dos Cavaleiros Solidários é composta por pessoas da comunidade de Feira de Santana que unem a prática do passeio a cavalo com atividades beneficentes. Os recursos são arrecadados através de promoções diversas, como a venda de camisas para os participantes de cavalgadas. Os membros da Ordem então, escolhem entidades prestadoras de serviços para o repasse de recursos.

Montada pelo Núcleo de Educação Física e Esporte Adaptado (Nefea) da Uefs, a equipe de basquete para pessoa com deficiência integra o Projeto Roda Viva, fruto do trabalho do professor Admilson Santos. Dentre as realizações estão a adaptação de regras de esportes como o basquete e a natação, e a modificação de estruturas de equipamentos para pessoas com deficiências diversas.

Oportunidade

O projeto beneficia pessoas de vários segmentos, inclusive idosos. A iniciativa também dá oportunidade para a participação de professores e estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física que almejam trabalhar com pessoas com deficiência.

A doação da Ordem dos Cavaleiros Solidários, que poderá chegar a cinco cadeiras de rodas, conforme proposta apresentada pelo fabricante, foi vista como “extremamente importante” pelo professor Trazíbulo Henrique Casas, da Uefs. Ele citou que a iniciativa é vista pelo “valor da atitude, acima do valor doado, o que beneficiará outras pessoas que desejam participar da equipe de basquete e se sentir integrada à sociedade através do esporte”.

Ações

Ainda em 2012, a Ordem dos Cavaleiros Solidários de Feira de Santana pretende executar outros projetos beneficentes, como a reativação da tradicional cavalgada em louvor a Senhora Santana e participação no desfile cívico de Sete de Setembro, culminando com a Cavalgada da Solidariedade, realizada anualmente no segundo domingo de dezembro. “Nosso trabalho também visa manter a prática da cavalgada, sempre lembrando que Feira de Santana nasceu e foi construída no lombo dos animais”, salientou o presidente Nilton dos Anjos.

A Ordem dos Cavaleiros Solidários está aberta a novos adeptos e colaboradores. A sede funciona na Rua das Gaivotas, 49-A, bairro São João, Feira de Santana, BA; CEP 44.038-300. Os telefones para contato são (75) 8134-6666, 9200-8000, 9977-1861 e 9133-6634.

A solenidade de doação das cadeiras de rodas adaptadas contou também com a presença de Luísa Brandão, Vicente Ferreira e Lúcia Miranda, membros da Ordem dos Cavaleiros Solidários, Genival Corrêa (vice-reitor da Uefs), Onildo Araújo (chefe de Gabinete da Reitoria), Antônio Carlos Passos e Jasmo Oliveira (servidores da Uefs) e dos estudantes de Licenciatura em Educação Física Jhodson Passos e Bruno Santana.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113540 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]