Mapa do circuito da Micareta 2012 já está disponível no site

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A localização de camarotes, módulos policiais, postos do Juizado de Menores e de outros serviços necessários ao folião da Micareta 2012 será informada aos participantes da festa através de um mapa. O material foi elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e já está disponibilizado no endereço eletrônico www.feiradesantana.ba.gov.br

Através do mapa, o folião também pode conhecer a localização das arquibancadas, estacionamento de carros oficiais, barracas e camarotes de diferentes setores, a exemplo da Comunicação e Polícia Militar. O coordenador da organização, Romero Nery, diz que a descrição apresenta um diagnóstico do circuito.

“Este mapa é mais uma referência para o folião não ficar perdido no circuito. É a primeira vez que foi disponibilizado e vai facilitar bastante, inclusive para os foliões de outras cidades que não conhecem o Maneca Ferreira, situado na avenida Presidente Dutra”, disse.

A grade completa de atrações também será informada ao folião com o dia e horário da apresentação de cada artista. Neste ano, a Micareta 2012 acontece entre os dias 19 e 22 de abril e trará atrações como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Ninha, Negra Cor e Magary Lord para animar o folião pipoca.
Vistoria de camarotes e barracas na terça-feira

A Comissão da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) responsável pelo acompanhamento de montagem das estruturas no circuito da Micareta 2012 realiza no próximo dia 17 de abril, a partir das 9 horas, a última fiscalização nos camarotes, barracas, palcos e arquibancadas.

A data foi definida nesta terça-feira (10/04/2012) durante reunião realizada no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Na oportunidade serão avaliadas as condições dos equipamentos, tendo em vista a segurança dos foliões e trabalhadores da Micareta de Feira de Santana.

De acordo com o coordenador da comissão, Romero Nery, representante da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), na próxima quinta-feira (12/04/2012), às 14h30, os membros voltam a se reunir para discutir o cronograma de montagens e avaliação das ações.

“Desde que a Comissão da FPI foi criada nunca registramos nenhum sinistro, isto é reflexo do trabalho conjunto entre os órgãos preocupados em garantir a segurança e o conforto do folião da Micareta de Feira de Santana. É importante que empresários e proprietários de camarotes e barracas estejam presentes para discutirmos juntos os últimos detalhes”, destaca.

Durante a vistoria das estruturas, serão avaliados itens de segurança, condições dos materiais utilizados, engenharia, instalações elétricas, exigência de documentos das empresas responsáveis pela montagem, itens de prevenção e combate a incêndio pânico, dentre outros.

A Comissão é composta por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano, Esporte, Cultura e Lazer, Saúde e Meio Ambiente; COMDEC (Comissão Municipal de Defesa Civil), Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Procon, 2º Grupamento de Bombeiro Militar e Inspetoria Regional do CREA. A reunião também contou com a presença do secretário municipal de Comunicação, Fabrício Almeida.

Enfermeiros preparados para atuarem na Micareta

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que irão atuar na Micareta 2012, estão sendo capacitados para garantirem uma melhor assistência ao folião no período de 19 a 22 de abril. Promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a capacitação está focada nas principais ocorrências que geralmente são registradas no sítio da festa e foi dividida em dois momentos.

O primeiro, realizado na manhã e tarde de segunda-feira (9/04/2012), foi voltado aos técnicos e auxiliares de enfermagem. Já nesta terça-feira (10/04/2012), a capacitação foi direcionada aos enfermeiros. A coordenadora do Samu, Maíza Macedo, observa que as ocorrências da festa têm suas particularidades, exigindo assim uma melhor qualificação dos profissionais de saúde que estarão envolvidos.

“A abordagem e atendimento de rua no momento de urgência e emergência é diferenciada. Estamos preparando a equipe para uma assistência mais adequada, destacando as principais lesões que acontecem em grandes festas populares, como a Micareta. Além de deixar os profissionais mais aptos, a capacitação favorece também o fortalecimento da relação entre as equipes”, considera.

Durante a manhã, o facilitador da capacitação foi o médico Rodrigo Matos, que abordou temas como Crises Convulsivas, Distúrbios da Glicemia, Urgências e Emergências Hipertensivas e Síndrome Coronariana Aguda. À tarde, a enfermeira Rita de Oliveira vai ministrar sobre o Suporte Básico de Vida e Atendimento Inicial aos Politraumatizados.

Para assegurar o atendimento imediato aos foliões, dois postos fixos serão instalados nas ruas Adenil Falcão e Vasco Filho e ambulâncias serão disponibilizadas em sete pontos estratégicos do circuito. O prédio do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) Romilda Matlez continuará sendo a sede provisória da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Limites de emissão sonora durante Micareta 2012

Considerando a necessidade de estabelecer e fiscalizar as medidas de combate à poluição sonora durante a Micareta 2012, o Governo Municipal baixou decreto no último sábado (07/04/2012) fixando os limites de som permitidos no sítio da festa, que acontece de 19 a 22 de abril.

As medidas valem para todas as entidades micaretescas, como blocos, cordões, afoxés, trios elétricos, móveis, fixos e similares. Conforme decreto, os níveis de emissões sonoras deverão ser obedecidos no período compreendido entre as zero hora do dia 19 de abril até as 06 horas da segunda-feira (23/04/2012).

Conforme o decreto, os limites discriminados são: 85 decibéis para clubes, barracas e similares; 100 decibéis para palcos e 110 decibéis para trios elétricos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) ficará responsável pela fiscalização e aplicação de multa.

Para assegurar a proteção à saúde auditiva dos envolvidos na folia, as entidades participantes da Micareta ficam obrigadas a afixarem advertências escritas aos foliões nas laterais dos trios, advertindo a necessidade de não permanecer naquela área, em razão dos riscos provocados pela exposição contínua a sons e ruídos. Todos os cordeiros em serviço devem utilizar protetores auditivos tipo “plug”.

A entidade que desobedecer às determinações estará sujeita a multa de 40 mil UFIRs. Em caso de reincidência as penalidades serão em dobro. As entidades devem destinar um representante para acompanhar o trabalho de auditoria ambiental dos prepostos da SEMMAM.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109955 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]