
O governador Jaques Wagner e os ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, desembarcam em Jequié, nesta segunda-feira (09/04/2012), às 8h30, onde farão reuniões de trabalho e vistorias das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Após a reunião de apresentação da obra, os ministros e o governador Wagner fazem uma visita ao canteiro da FIOL. Em seguida, às 11h, concedem uma coletiva de imprensa e embarcam para a capital baiana, onde vistoriam as obras da Via Expressa, que ligará a BR-324 ao Porto de Salvador.
Às 12h30, os ministros Paulo Sérgio Passos e Miriam Belchior, em companhia do governador Wagner, visitam o canteiro de obras da Via Expressa, no início da Baixa de Quintas (encontro das frentes de trabalho 5 e 6), na Avenida Glauber Rocha, local da primeira parada do grupo, onde atenderão à imprensa. Em seguida, a comitiva dirige-se ao final da Estrada da Rainha, na área dos túneis, onde faz a segunda parada.
Às 14h30, o governador Wagner e os ministros se reúnem, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, com representantes do governo baiano, empreiteiros e técnicos, quando será apresentado um balanço do estágio atual das obras da Via Expressa. Logo após, às 16h, os ministros e o governador Jaques Wagner estarão à disposição da imprensa.
Ferrovia
O primeiro trecho em obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste tem 537 quilômetros de extensão, dividido em quatro lotes, entre Ilhéus e o Pátio de Caetité (BA). A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., executora das obras, projeta que este segmento terá conclusão em meados de 2014. A FIOL cruzará todo o território baiano e, futuramente, será interligada à Ferrovia Norte-Sul, na altura de Figueirópolis (TO). A FIOL tem custo inicial previsto de R$ 3,6 bilhões, para as obras do trecho de 1.022 quilômetros de extensão, entre Ilhéus e Barreiras.
Via Expressa
A Via Expressa Baía de Todos os Santos interliga a BR-324 ao Porto de Salvador, com investimento total previsto de R$ 381 milhões. O empreendimento é composto por 14 viadutos, com extensão total de 4.059 metros, além de dois túneis, uma ponte Camurujipe, e serviços diversos como macro e micro drenagem, urbanização e iluminação pública. A obra, que deve ser finalizada em dezembro de 2012, ainda prevê 3,2 quilômetros de extensão de ciclovias, quatro passarelas e 35 mil metros quadrados de passeio.