Fotografias familiares expostas no Museu Casa do Sertão, na UEFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Museu Casa do Sertão, da Uefs, expõe até o final do mês de maio a mostra fotográfica “Como prova de estima e consideração: retratos de mulheres de Tanquinho – Bahia”, com fotos que datam dos fins do século 19 até meados do século passado.

As fotografias foram colecionadas a partir do hábito de presentear familiares e amigos com a própria imagem ou da família, como prova de estima e admiração.

Preservadas através de décadas, as fotos transmitem parte da história de vida dos parentes ali retratados, além de descrever recortes da realidade, como usos e costumes comuns à época, a moda, hierarquia familiar, relações de gênero, classe e raça, sendo possíveis novas perspectivas e possibilidades de interpretações a partir dessa fonte imagética de pesquisa.

Na mostra, estão expostas a reprodução de 39 fotografias, nas quais é possível recortar historicamente essa zona sertaneja, destacando o papel social da mulher e as memórias construídas ou esquecidas em torno delas.

O Museu Casa do Sertão, localizado no campus da Uefs, está aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30min e das 14 às 17h30min. Visitas em grupo podem ser agendadas através do telefone (75) 3161-8099 ou pelo e-mail [email protected]

*Com informações da Ascom/Uefs

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110958 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]