Coluna de Antônio José Larangeira de 10 de abril de 2012

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornalista Antônio José Larangeira publica coluna diariamente no Jornal Grande Bahia e em outros veículos.
Jornalista Antônio José Larangeira publica coluna diariamente no Jornal Grande Bahia e em outros veículos.

Feijoada  com novidades

Abertura com a palavra de Deus por um bispo, reforma de toda a mansão onde será a festa pelo pecuarista Wilson Paes Cardoso, novas instalações com toldos ultra modernos,  iluminação especial, decoração contemporânea e a animação pelas bandas OITO7NOVE4, Ministério Jeová Nissi e Simplicidade A +, serão as novidades deste ano da 20ª.Feijoada do Larangeira. Além destas, um respeitado mailing composto de nomes dos mais exponenciais do mundo econômico financeiro, político e social da Bahia estará na pauta da vigésima festa deste ano no próximo sábado.

Aula inaugural

A abertura oficial do semestre letivo 2012.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) será realizada amanhã, 11 , com Aula Inaugural a ser proferida pelo professor doutor Francisco Miraglia Neto da Universidade de São Paulo (USP), com o tema “Autonomia Universitária na Contemporaneidade: dilemas e desafios”. O evento está programado para as 8h30, no Auditório Central, localizado no campus universitário. Francisco Miraglia Neto possui graduação em Engenharia Elétrica Eletrônica pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1971), doutorado em Matemática pela Yale University (1979) e pós-doutorado pela University of Oxford (1992). Atualmente é professor Titular do Departamento de Matemática da Universidade de São Paulo

Luto na imprensa

Depois de vários meses na luta contra um câncer num hospital de  Barretos e depois no Hospital Pedro de Alcantara, aqui em Feira de Santana, a jornalista Maria Aparecida Machado, faleceu no ultimo final de semana. Foi secretária de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, editora do diário Folha do Estado, apresentou um programa de rádio dedicado às mulheres e foi a mentora do bloco Zerinho, que animava a micareta feirense para a criançada. Sempre viveu de bem com a vida e o riso e alegria em sua face fazia parte do cotidiano. Cida, deixou a imprensa de luto.

 OAB

Em uma reunião com o corregedor do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia o desembargador Antonio Cardoso Pessoa que esteve em Feira de Santana na tarde desta segunda-feira (02/04/2012), o presidente da OAB Feira de Santana Osvaldo Torres Neto entregou ao mesmo uma pauta de reivindicações dos advogados que precisam trabalhar na Comarca de Feira de Santana.

Apesar de possuir mais de um milhão de jurisdicionados já que atende também a região sendo maior, do que muitas capitais brasileiras, Feira de Santana não tem recebido do Tribunal de Justiça o apoio que necessita. A primeira reivindicação é rever a Lei de Organização Judiciária do nosso Estado que equipara este município a comarcas como as de Ipirá e Riachão do Jacuípe. “Essa situação beira o absurdo”, reclamou o presidente  e  ainda disse que seis varas estão sem juiz titular e a maioria delas sem substituto. “Representa um decréscimo de pelo menos 40% do número de Magistrados, já numa estrutura defasada. Feira de Santana nestas condições, está com o Judiciário paralisado, penalizando os jurisdicionados e os advogados que estão passando por um longo e penoso processo de empobrecimento pela demora do judiciário em nosso Estado, em especial nesta Comarca”.

Outra reclamação diz respeito a onde os juízes que aqui trabalham residem. Segundo o presidente, o Conselho Nacional de Justiça vem levantando a voz neste caso de que os Juízes residam em suas Comarcas por que além de ser questão moral, é legal. Ele ainda acrescentou que aqui em Feira de Santana os mesmos chegam as 9 horas para trabalhar e as 15 horas deixam as atividades para se deslocarem para a Capital, onde residem. “Respeitado o intervalo para almoço, ficam na Comarca quatro horas por dia para presidirem audiências, despachar processo, sentenciar e outros o que reflete ainda mais a morosidade do judiciário”, disse. Para ele isso ainda é injusto já que existem outros magistrados que residem aqui e cumprem com suas horas de trabalho.

 Gestores GM

Para participar do lançamento da pick up  SB da Chevrolet na concessionária Paraguassu Veiculos, estiveram em Feira de Santana, o gerente regional de Operações Felipe Teixeira e o gerente de negócios de vendas Arthur D´Ávila, ambos gestores da GM. Aqui foram recebidos pelo presidente do grupo de concessionárias Antônio Fraiz, Diego Fraiz e Ubiratan Pinto.

Esta coluna é publicada nos sítios

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3156 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]