Encontro técnico discute Ameaças Fitossanitárias para o Brasil

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Fiscais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, participaram na última sexta-feira (30/03/2012), em Brasília, de um workshop sobre as Ameaças Fitossanitárias para o Brasil. O evento, coordenado pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária, Rede Inova Defesa e EMBRAPA/CENARGEM, também contou com a participação de técnicos de outros órgãos executores de Defesa Agropecuária como a ADAGRO (PE), AGRODEFESA (GO), ADERR (RR), CIDASC (SC), além de pesquisadores e professores de universidades federais, totalizando 90 pessoas.

Entre os temas foram abordadas a atualização da lista de pragas quarentenárias, priorização das pragas a serem fiscalizadas, inovação tecnológica, métodos diagnósticos para detecção de pragas disponíveis nos pontos de ingresso do País. A capacitação dos técnicos dos Estados para o reconhecimento das pragas ausentes no Brasil, a implementação de projetos de educação sanitária e o fomento aos trabalhos em redes de pesquisa também foram analisados durante o encontro. Além disso, a cooperação técnica com países vizinhos com objetivo minimizar as diferenças regionais dos serviços de defesa fitossanitária também estiveram em pauta.

Após o ciclo de palestras técnicas, os participantes dividiram-se em grupos de trabalho para priorizar as principais pragas que acometem a fruticultura, os grãos, as hortaliças e as Florestas. Representando a Bahia, a fiscal Estadual Agropecuária, Suely Brito integrou as discussões do grupo de trabalho da Fruticultura e fez uma palestra sobre a 3ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA), evento a ser realizado entre 23 e 27 de abril, em Salvador. A Conferência será um importante fórum de discussões sobre a Política Pública multidisciplinar e interinstitucional que perpassa as atividades do setor agropecuário, cujos reflexos são de ordem econômica, social e ambiental.

Ao final do evento foram sorteadas três inscrições para a Conferência. Dentre os ganhadores, dois fiscais estaduais agropecuários, Carlos Alberto Terossi (ADERR-PE) e Alexandre Mees (CIDASC-SC) e um pesquisador da EMBRAPA/CENARGEN.

Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114831 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]