EMBASA sensibiliza para uso adequado do sistema de esgotamento sanitário. Ação acontece no bairro Viveiros, em Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Agentes comunitários de saúde e lideranças do bairro Viveiros visitaram as três Estações de Tratamento de Esgoto localizadas na comunidade nessa quarta-feira (04/04/2012). A visita foi promovida pelo Núcleo Socioambiental da Unidade Regional da Embasa em Feira de Santana.

O engenheiro sanitarista da Embasa, Márcio Souza, explicou como se dá o processo de tratamento do esgoto nas estações e ressaltou a importância da participação da comunidade na preservação desses equipamentos, que em muitas ocasiões são alvo de vandalismo. Ele explicou, ainda, que apesar de o sistema já ter 20 anos, muitos moradores ainda usam de forma incorreta. “A rede foi dimensionada para receber apenas esgotos, mas no processo encontramos muito lixo e até areia, o que frequentemente provoca obstruções”, pontuou.

Participação comunitária – Segundo a assistente social da Embasa, Dayane Oliveira, a visita faz parte de um conjunto de ações que buscam sensibilizar os moradores quanto ao uso adequado do sistema de esgotamento. “Queremos, em breve, reunir toda a comunidade, mostrando a importância de não jogar lixo na rede, nem usá-la para drenagem de água de chuva”, afirmou.

A líder comunitária Risalva dos Santos comentou que a comunidade será parceira no trabalho. “Nós precisamos que a Embasa dê justamente esse apoio com esclarecimentos, reuniões, para que possamos tentar solucionar os problemas e só podemos fazer isso juntos”, avaliou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116835 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.