Prefeito Tarcízio Pimenta anuncia posse dos novos secretários municipais de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.


Os novos gestores das secretarias municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec) e Desenvolvimento Social (Sedeso) tomam posse nesta segunda-feira (09/04/2012) às 11 horas, na Sala de Imprensa Arnold Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf). As pastas passam a ser assumidas, respectivamente, por José Aristóteles Rios Nery e Ronaldo Arruda Barbagelata.

A Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon/FSA) também passa por mudanças. O órgão agora é comandado por Jorge Luiz Marques, que até então assumia a função de Diretor do Departamento de Fiscalização do Procon.

O ex-superintendente do órgão, o advogado Rafael Pinto Cordeiro deixa a pasta em cumprimento às normas da Justiça Eleitoral, bem como o ex-secretário Magno Felzemburgh. Ambos vão disputar uma vaga na Câmara Municipal nas próximas eleições. Já a ex-secretária da Sedeso e vereadora licenciada, Gerusa Sampaio, retorna à Casa da Cidadania para dar seguimento ao seu mandato.

Vistoria de trios elétricos e carros de apoio; Garantir o tráfego dos veículos no circuito da Micareta

Trios elétricos, carros de apoio e todos os outros veículos que irão transitar no circuito da Micareta 2012 devem passar pelo processo de Vistoria Veicular da FPI (Fiscalização Preventiva Integrada) da Micareta 2012, que teve início no último dia 2, no Parque de Exposição João Martins da Silva.

Até esta terça-feira será realizada fiscalização em carros de passeio, Samu, carros de som e veículos de prestação de serviço (buffet, cervejarias, gelo e água, concessionárias de serviços, veículos oficiais da Prefeitura, imprensa e veículos de pequeno porte em geral). No período de 11 a 18 de abril haverá atendimento exclusivo aos trios elétricos e carros de apoio aos trios.

A vistoria é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 14h às 17 horas. O não comparecimento resultará na impossibilidade de tráfego do veículo no circuito. “A expectativa é que todos os envolvidos procurem a comissão para legalizar e habilitar seus veículos em tempo hábil. Alertamos a todos para ficarem atentos aos prazos e a programação de atendimento para, desta forma, contribuir para termos uma festa tranquila”, destaca o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles.

A Comissão Técnica de Fiscalização e Vistoria Veicular é composta por membros dos seguintes órgãos: secretarias municipais de Transportes e Trânsito, Saúde e da Fazenda, 3ª Ciretran, 2º Grupamento de Bombeiro Militar e Inspetoria Regional do CREA, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Inspetoria Fazendária (IFMT – Sefaz).

Capacitação de Enfrentamento ao Uso de Drogas; Aulas para os profissionais de saúde serão iniciadas ainda neste mês

Médicos e agentes comunitários de saúde, que atuam nas unidades da rede municipal de saúde de Feira de Santana, serão capacitados para o desenvolvimento de ações de identificação, prevenção, intervenção e reinserção social do usuário de crack e outras drogas. O projeto faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Uso de Drogas do Governo Federal e será executado na macrorregião pelo Centro Regional de Referência para Educação Permanente em Crack, Álcool e Drogas (CRR) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Em Feira de Santana, o curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas será voltado inicialmente aos médicos e agentes comunitários da Atenção Básica do Programa Saúde da Família (PSF). A proposta é estender também para os profissionais da rede de desenvolvimento social. Para os médicos, a carga horária do curso será de 120 horas, enquanto que para os agentes comunitários de 60 horas. As aulas serão iniciadas ainda neste mês de abril e ministradas semanalmente, com duração de 8 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A coordenadora da Atenção Básica, Daniele de Oliveira, observa que já é uma realidade das unidades de saúde atender muitos usuários de substâncias psicoativas. “O atendimento a este público vem aumentando cada dia mais. Por isso, é fundamental qualificar os profissionais, capacitá-los para melhor acolherem estes pacientes, que podem chegar às unidades sob o efeito de drogas ou no período de abstenção, e assim promoverem uma assistência adequada”, salienta.

Ainda de acordo com Daniele de Oliveira, serão disponibilizadas 60 vagas para médicos e mais 60 para os agentes comunitários. “Como as turmas não podem ser grandes, apenas 60 vagas serão oferecidas para cada classe. Vamos dar prioridade aos profissionais que atuam nas unidades localizadas em bairros onde o tráfico de drogas é mais presente, como Queimadinha, Baraúnas, Rua Nova, Aviário, Santo Antônio dos Prazeres, dentre outros”, pontua.

O objetivo principal do curso é criar uma rede de apoio aos gestores e à população do Recôncavo no sentido de consolidar estratégias e sistemas de proteção que reduzam os danos produzidos pelo uso abusivo das drogas. A contrapartida do Governo Municipal é disponibilizar estadia e alimentação aos facilitadores do curso, que virão de vários estados, a exemplo de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

Escola de Futebol no Parque da Cidade; Aulas disponibilizadas gratuitamente para os jovens

Crianças e adolescentes com idade entre oito e 16 anos que gostam de jogar futebol podem aperfeiçoar suas habilidades no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, situado no conjunto Feira VII, gratuitamente. A Escola de Futebol é disponibilizada pelo parque, em parceria com a empresa KP Entretenimento.

Segundo o professor Joseval Santos, as aulas acontecem nas terças-feiras e quintas-feiras das 14h às 17horas, e aos sábados das 8h às 11horas. Para participar da escolinha só é necessário os pais apresentarem Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade do menor e comprovante de residência.

“No mês de janeiro demos início ao Campeonato de Futebol do Parque e as crianças da escolinha também estão participando. Temos alunos da Santa Mônica, Fraternidade, Sérgio Carneiro e Jomafa, além de outros bairros e conjuntos”, informa o professor Santos.

Um dos alunos é o estudante Marcelo de Jesus, 14 anos, morador do bairro Conceição. “A escola é boa porque nos dá uma ocupação e impede que a gente fique na rua. Muitos meninos da nossa idade se envolvem no mundo das drogas porque não têm uma oportunidade como esta”, comenta.

A coordenadora do Parque da Cidade, Lorena Rodrigues, diz que o equipamento apoia a iniciativa com a oferta do campo, limpeza, material para demarcar o campo, segurança e atendimento aos alunos. “Fazemos isso porque é um trabalho social, mas para os garotos continuarem na escolinha precisam ter boas notas e boa frequência nas escolas”, ressalta. Mais informações através do telefone (75) 3616 5168.

Asfalto na Lopes Rodrigues aprovado por moradores; Pavimentação tem proporcionado uma nova realidade na via pública

A pavimentação asfáltica da rua Lopes Rodrigues, localizada no conjunto Jomafa, tem sido aprovada por diversos moradores locais já beneficiados com a obra. Até este domingo (08/04/2012) o serviço havia sido concluído nas proximidades do cruzamento da rua Rio Rodeio, situada no bairro Irmã Dulce.

Nesta área a empresa Paisart, vencedora da licitação pública promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, asfaltou as duas vias da Lopes Rodrigues. Mas, antes de a obra ter sido executada a comunidade sofria com buracos, poeira e muita lama em dias de chuva.

“A gente passou por muita dificuldade até essa obra ser feita em nossa rua. O serviço demorou, mas chegou e foi feito com qualidade. Agora vamos solicitar a colocação de quebra molas porque os motoristas já estão passando em alta velocidade”, conta a dona de casa e moradora da via pública há 15 anos, Valdete Nascimento.

Quem também está satisfeito com o serviço é o empresário Carlos de Marcos Neto. “Todo asfaltamento melhora a vida da comunidade, e essa rua estava precisando muito do serviço. A gente solicitava a obra há muito tempo, mas só conseguimos agora”, disse.

Ao longo da rua também foi construído o canteiro central e no final da Lopes Rodrigues a Prefeitura deu início à implantação do meio fio. A pavimentação asfáltica da Lopes Rodrigues está incluída no pacote de obras no valor de R$ 3 milhões, executado pela Prefeitura de Feira de Santana, com recursos próprios do tesouro municipal. A via pública liga o conjunto Jomafa à avenida Presidente Dutra.

Lazer e diversão na pista de kart; Equipamento entrou em funcionamento no Parque da Cidade

A pista de kart do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, localizado no conjunto Feira VII, entrou em funcionamento na manhã deste domingo (08/04/2012). No primeiro dia, crianças e adolescentes fizeram a festa e chegaram a formar filas para dar uma volta nos carrinhos. O número de adultos presentes também foi grande.

Um dos primeiros adolescentes a utilizar a pista foi Caio Silva, 15 anos. Ele não conhecia a variante de automobilismo, mas se divertiu bastante ao pilotar o kart. “Quando dei a primeira volta foi mais emocionante ainda. Agora já tenho até fãs”, brinca o estudante do bairro Conceição I.

A pista vai funcionar nas sextas-feiras, das 16 às 17h, para aulas de pilotagem, e aos sábados e domingos, das 9 às 17h. Neste domingo foram disponibilizados cinco carros, mas o diretor do parque, Ricardo Brandão, informa que serão oferecidos 10 karts para a população se divertir.

“Nossa pista tem cerca de 500 metros e é um modelo in door porque possui um tamanho reduzido. Mas também é bacana e os carros podem atingir uma velocidade máxima de 60 Km/h, o que garante a segurança”, assegura o diretor do parque. O acesso é gratuito.

Podem pilotar na pista as crianças acima de 10 anos, acompanhadas de responsáveis. Cada pessoa leva em torno de 30 minutos no espaço e deve apresentar a Carteira de Identidade. Para garantir a segurança, é necessário utilizar tênis e capacete, sendo que o último é ofertado pela direção do parque.

Esportistas interessados em realizar campeonatos na pista também podem se organizar e manter contato com a direção do Parque da Cidade através do telefone (75) 3616 5168. Será cobrado apenas R$ 2,00 por pessoa a cada três voltas na pista.

Neste domingo as crianças e adultos também acompanharam a prática do automobilismo. Dentro em breve, diz Ricardo, será disponibilizado um espaço apropriado para os adeptos. “Qualquer modalidade esportiva que precisar de um espaço pode nos procurar e teremos satisfação em atender a todos”, assegura.

Micareta antecipada para pacientes do Caps III; Reabilitação, autonomia e reinserção na sociedade

Um baile de Micareta promovido Centro de Atenção Psicossocial Dr. João Carlos Lopes Cavalcante (Caps III) vai permitir que os pacientes acompanhados pela unidade comemorem a festa antecipadamente. A atividade será realizada na próxima quarta-feira (11/04/2012), durante todo o dia, na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizada no bairro Tomba. O dia de lazer dos pacientes também incluirá banho de piscina, que será monitorado pela equipe do Caps III e por salva-vidas.

De acordo com a coordenadora da rede municipal de Atenção em Saúde Mental, Rosana Falcão, a atividade externa visa promover a reinserção do paciente na sociedade. “Os pacientes de transtornos mentais graves, assim como os usuários de residências terapêuticas, precisam participar de atividades de lazer que estimulem o convívio social, que é impossibilitado muitas vezes devido ao conceito que a população tem sobre as pessoas com problemas psicológicos” salienta.

Como o Caps visa promover a reabilitação, autonomia e reinserção dos pacientes na sociedade, explica Rosana Falcão, as atividades alusivas a datas comemorativas e eventos do calendário da cidade sempre são realizadas pela instituição. “Em todas as datas comemorativas, buscamos fazer uma abordagem realizando determinada atividade. Nos eventos como Micareta e Expofeira, por exemplo, levamos os pacientes para participar. Além disso, eventualmente realizamos algumas viagens para outras cidades”, relata.

Aproximadamente 3.900 pacientes estão cadastrados atualmente no Caps III em tratamento de transtornos mentais severos e persistentes, como neuroses graves, psicoses e esquizofrenias. Na Rede Municipal de Atenção em Saúde Mental, que abrange as cinco unidades dos Caps, mais de 20 mil pacientes estão cadastrados.

Dia Mundial de Luta Contra o Câncer; Conscientização quanto as ações preventivas

O Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, comemorado neste domingo (08/04/2012), é mais uma oportunidade para lembrar a todos que pequenos gestos, individuais ou coletivos, são fundamentais na luta contra o câncer. A consideração é da coordenadora administrativa do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz (CMPC), Liamara de Oliveira.

Como 30% dos casos de câncer estão associados a fatores comportamentais, observa Liamara de Oliveira, as mortes provocadas pela doença poderiam ser evitadas através de ações preventivas. “Sabemos que a utilização de tabaco pode provocar o câncer de garganta ou pulmão, o uso do álcool o câncer de fígado, a exposição prolongada ao sol o câncer de pele, dentre outros. Uma série de atitudes nossas podem favorecer o surgimento da doença, então quanto mais redobrarmos os cuidados melhor será”, ressalta.

Ela lembra também que o tratamento dos cânceres exige custos altamente elevados e que promover a conscientização é fundamental. “Além de custos econômicos, o câncer traz custos emocionais e psicológicos. Por isso, as campanhas publicitárias que visam conscientizar a população sobre medidas de prevenção são essenciais, pois chamam a atenção, sensibilizam e estimulam a busca pelos serviços de saúde que levam ao diagnóstico da doença”, considera Liamara de Oliveira.

Na atual campanha realizada pelo CMPC, Semana de Saúde da Mulher, que foi estendida até o dia 30 de abril, aproximadamente 10% dos exames ginecológicos estão atestando o câncer do colo de útero. “Muitos dos casos estão sendo diagnosticados precocemente, favorecendo assim a cura. Tanto as mulheres quanto os homens devem estar sempre atentos e fazer exames com regularidade. A mulher acima de 40 anos deve fazer a mamografia uma vez por ano, assim como o homem, que na mesma idade e periodicidade deve realizar o exame PSA e a ultrasson de próstata”, recomenda.

O CMPC está situado na rua Barão do Rio Branco, 621, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, disponibilizando serviços de ultrassonografia, exames preventivos, ginecologia, mastologia, oncologia, assistência social, biopsias, urologia, enfermagem, pequenas cirurgias, distribuição de medicamentos, dentre outros.

Reabertas as inscrições para Intérprete de Libras; Candidatos devem se dirigir à Secretaria de Educação nesta 2ª e 3ª

Estudantes de Engenharia Civil, que estejam cursando a partir do 7º semestre e desejam atuar no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), ainda podem candidatar-se à seleção pública, conforme publicado em edital de reabertura de inscrição. Estão sendo oferecidas duas vagas com remuneração de R$ 1.300,00 e carga horária de 30 horas semanais. A alteração deve-se a inexistência de candidatos com formação de nível superior na área.

Também foi retificado o prazo de inscrição para o cargo de Intérprete de Libras. Estão sendo disponibilizadas cinco vagas, com carga horária de 20 horas semanais e remuneração mensal de R$ 1.020,00. Os pré-requisitos para o cargo são: possuir o Ensino Superior Completo e formação específica na área.

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas nesta segunda (09/04/2012) e terça-feira (10/04), das 8h às 13 horas, na Secretaria Municipal de Educação (Seduc), localizada na rua Germiniano Costa, número 212, Edifício Dona Flor, sala 207.

Comissão de Saúde do Trabalhador com novos membros; Promover, fiscalizar e orientar ações no âmbito do SUS

A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) tem novos membros. A relação dos representantes foi divulgada pelo Conselho Municipal de Saúde, no último dia 2 de abril. A atuação da CIST visa promover, fiscalizar e orientar as ações em saúde do trabalhador, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Comissão é representada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE), o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), além dos Sindicatos dos Trabalhadores e Sindicato dos Empregadores.

Prefeito lamenta morte de jornalista; Aparecida Machado será sepultada neste sábado

O prefeito Tarcízio Pimenta lamenta profundamente a morte da jornalista Aparecida Machado, registrada nesta sexta-feira (06/04/2012). Ela estava internada no Hospital Dom Pedro de Alcântara, desde o mês de março.

Aparecida Machado teve atuação destacada em diversos veículos de comunicação por onde passou, a exemplo da TV Subaé, jornal Folha do Estado e Rádio Sociedade de Feira de Santana. Ela também foi ex-dirigente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia e ex-secretária de Comunicação da Prefeitura de Feira de Santana.

Para o prefeito Tarcízio Pimenta, Feira de Santana perde uma grande profissional. “A imprensa feirense perde uma comunicadora responsável e atuante”, disse. O corpo da jornalista Aparecida Machado está sendo velado na capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara. O sepultamento está marcado para as 11 horas deste sábado, no Cemitério Jardim Celestial.

Operação fecha 15 bares por descumprimento à Lei; Ação teve início na madrugada e se estende até as 6h deste sábado

Conforme Lei Municipal 2.995 de 27 de julho de 2009, fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas entre a zero hora da Sexta-feira da Paixão até as 6 horas do Sábado de Aleluia. Mas, alguns estabelecimentos descumprem a legislação e estão sujeitos a penalidades como multa e suspensão do funcionamento.

Durante fiscalização desencadeada pela Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Guarda Civil Municipal e Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon/FSA) 15 bares foram flagrados vendendo bebidas derivadas do álcool. A ação teve início na madrugada desta sexta-feira (06/04/2012).

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcos Vinícius Alves, os estabelecimentos foram fechados. “O objetivo desta ação é fazer cumprir à Lei, que visa contribuir para redução dos índices de violência no Município de Feira de Santana. Durante as primeiras horas de trabalho fechamos 15 bares instalados na rua São Domingos e avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria”, informa.

A fiscalização, como ressalta o comandante da GCM, será estendida para os bairros e distritos. “Vamos dar continuidade a operação fiscalizando todos os bares e restaurantes instalados na sede e também nos distritos. As leis são criadas para serem cumpridas”, destaca.

Os cidadãos também podem contribuir com o trabalho das equipes, denunciando o comércio ilegal de bebidas alcoólicas através do número 156. A ligação é gratuita. Os proprietários que infringirem a lei estão sujeitos a multa de R$ 1 mil. Em caso de reincidência o estabelecimento pode ser multado em até R$ 2 mil estando, ainda, sujeito a suspensão do funcionamento por um período de 30 dias.

Milhares de fiéis na Procissão do Fogaréu; Cortejo pelas ruas da cidade já acontece há mais de 160 anos

As ruas de Feira de Santana foram iluminadas na noite desta quinta-feira (05/04/2012) durante uma das mais tradicionais manifestações de fé da história da cidade: a Procissão do Fogaréu. Simbolizando a perseguição de Cristo pelos soldados romanos, o cortejo é um dos momentos mais marcantes do período da Semana Santa. Os católicos feirenses realizam este ato há mais de 160 anos.

Com velas acesas, os fiéis saíram do Hospital Dom Pedro de Alcântara em um emocionante cortejo até a Catedral Metropolitana. A Procissão do Fogaréu passou por algumas das principais vias do centro da cidade, como as avenidas Maria Quitéria, Getúlio Vargas, Senhor dos Passos e rua Conselheiro Franco. Um dos momentos mais marcantes foi a parada em frente a igreja Senhor dos Passos.

A emoção evidenciada pelos milhares de fiéis que acompanhavam a Procissão também contagiou as demais pessoas por onde o cortejo passava. A estudante Carla Viana considera o ato como uma das mais belas manifestações de fé já vista na cidade. “E a Semana Santa nos traz a esse momento de reflexão”, completou.

A procissão, que é promovida pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, passou a permitir a participação de mulheres há alguns anos. Atualmente elas não só participam efetivamente do ato, como já se consideram maioria. “A cada ano temos mais mulheres e crianças, e foi justamente a partir da nossa presença que houve esse grande crescimento no número de fiéis”, acredita a aposentada Lourdes Maria de Almeida.

O cortejo foi acompanhado por agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), que controlaram o tráfego de veículos durante a procissão. A programação da Arquidiocese de Feira de Santana para a Semana Santa prossegue nesta Sexta-feira da Paixão, com a Celebração da Paixão e Morte de Cristo na Catedral e em outras paróquias, às 16h, e Procissão do Jesus Morto, às 17h. No sábado acontece a Virgília Pascual, às 20h, e no Domingo de Páscoa serão celebradas missas na Catedral ás 7h e 19h, respectivamente.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]