Edmundo Filho entrevista governador Jaques Wagner sobre copa de 2014 e copa das confederações em 2013

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Em entrevista para o jornalista Edmundo Filho, governador Jaques Wagner fala direto de Zurique, na Suíça, sobre as duas reuniões que manteve ontem (02/04/2012) com dirigentes da Fifa para fazer um balanço dos preparativos de Salvador para a Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. Wagner apresentou, na reunião da Fifa, o estágio avançado em que se encontra as obras da Arena Fonte Nova, a capacidade hoteleira da cidade e a movimentação internacional de vôos para o Aeroporto de Salvador.

Edmundo Filho: No programa desta semana, vamos conversar, por telefone, com o governador Jaques Wagner, que está em Zurique, na Suíça, em mais uma missão internacional. Tudo bem, governador?

Jaques Wagner: Tudo bem, Edmundo. Mais uma vez é um prazer conversar com você e com todos os amigos de toda a Bahia que nos acompanham pelo Conversa com o Governador.
Edmundo Filho: Governador, qual é a pauta desse encontro com os dirigentes da Fifa, aí na Suíça?
Jaques Wagner: Olha, na verdade, eu estou aqui em Zurique, para duas reuniões com a equipe da Fifa – o Comitê Executivo Geral, e também o comitê organizador local, que também está aqui com a maior parte de seus integrantes. Eu venho para mostrar o estado de avanço da obra, apresentar mais uma vez a capacidade hoteleira e o circuito de vôos que nós temos, quer dizer, o volume de vôos chegando do mundo inteiro para nós aí, particularmente da Europa e dos Estados Unidos, porque estamos completando a fase de definição da Fifa em relação à Copa das Confederações.
Edmundo Filho: Quanto às obras de construção da Arena Fonte Nova? Em que estágio se encontram, governador?
Jaques Wagner: Eu considero pelo estado avançado, que nós hoje somos o segundo mais avançado estádio do Brasil, perdendo apenas para Fortaleza. E lá é uma reforma, que está 62% pronto, e nós estamos 55 e creio que em mais dez dias, a gente é capaz de já estar na frente, porque nós vamos começar já a estender a cobertura. Então, nós estamos vindo aqui, para tentar acelerar a demonstração de tudo isso, para que a Fifa possa anunciar a participação de Salvador na Copa das Confederações, que é no ano que vem, e também, tratar de outros aspectos tentando sempre atrair mais eventos relativos à Copa do Mundo para Salvador, valorizando a nossa cidade, que precisa cada vez mais ser valorizada.
E é bom sempre dizer, Edmundo, que a Copa não é só estádio. Claro que a gente está se preocupando com toda a infraestrutura de Salvador, que hoje sofre muito com a questão do tráfego. E estamos aí ultimando a nossa licitação para o metrô linha II, e para completar o metrô linha I, integrando os dois, para que finalmente a população de Salvador possa ter um metrô de verdade, como uma capital de quase três milhões de habitantes precisa.
Edmundo Filho: Governador, no próximo sábado, dia 7, se comemora o Dia do Jornalista. Como o senhor avalia a relação liberdade de imprensa e democracia?
Jaques Wgner: Olha, eu gosto de dizer, Edmundo, e aproveito para parabenizar a todos os profissionais de imprensa, aos jornalistas, e a todos que militam nessa tarefa tão importante que é informar com qualidade à população, mas eu gosto sempre de dizer que liberdade política e liberdade de imprensa, são as duas pernas fundamentais de uma democracia moderna. Não há democracia sem liberdade de organização, liberdade de organização político-partidária, e não há democracia sem liberdade de imprensa.
E por isso, eu digo sempre, que de tantos prêmios que eu recebi talvez o que eu mais assim me emocione, que eu mais guarde com carinho, é o prêmio que eu recebi da Associação Baiana de Imprensa, um prêmio que foi criado se eu não me engano, há vinte anos ou um pouco mais, que valoriza aqueles que contribuem para a liberdade de imprensa. Então, sem dúvida nenhuma, a liberdade de imprensa é fundamental e graças a Deus ela existe no Brasil. Hoje, aliás, os meios de comunicação se multiplicaram com todo esse advento da Web, da Internet, mas eu quero aproveitar para desejar os parabéns a todos os profissionais da imprensa e a todos os jornalistas. E dizer que eu vou sempre continuar sempre com a minha postura aberta, de diálogo com a sociedade, e principalmente respeitando os profissionais da imprensa e a imprensa em geral.
Edmundo Filho: Governador, estamos na semana da Páscoa… Para quem comemora é uma data importante, especialmente para os cristãos. Que mensagem o senhor gostaria de passar para as famílias cristãs?
Jaques Wagner: Olha, você sabe, Edmundo, que eu tenho dito que o mundo moderno carece de mais espiritualidade e fé, de valores da vida, de colocar efetivamente o ser humano no centro das ações, não só da política, mas no centro das preocupações de cada um de nós. Eu creio que as pessoas do mundo moderno, têm se preocupado exageradamente com as questões dos bens materiais e patrimoniais, esquecendo que o dinheiro sem alma, dinheiro sem um objetivo outro, um objetivo de vida, por si só, realmente, não consegue completar as necessidades do ser humano. Então, eu quero desejar uma Páscoa de muita paz em família, de muita oração pelo Brasil e pela Bahia, por cada um dos baianos, e dizer que é importante que a gente cultive a fé, seja ela qual for: os cristãos, os budistas, os de religião de matriz africana, os judeus, os espíritas… Mas essa data, como uma data como você disse, particularmente, guardada pelos cristãos, eu queria dizer aqui o meu voto de uma Páscoa de muita paz, de muita oração, de muita tranqüilidade em família.
Edmundo Filho: Governador Jaques Wagner, mais uma vez, obrigado pela participação em seu programa e até o nosso próximo encontro. Um abraço!
Jaques Wagner: Um abraço para você Edmundo, um abraço para cada um que nos acompanharam. Eu acho que vale trabalhar muito, para fazer sempre o melhor pelo nosso povo da Bahia e pela nossa Bahia. Um abraço a você, uma boa semana, e até o retorno na semana que vem, com mais um Conversa com o Governador. Um abraço a todos.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106592 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]