

Considerado o maior e mais completo estudo sobre o comportamento leitor do brasileiro, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) ao Ibope, teve seus resultados divulgados.
De acordo com o estudo – do qual participaram cinco mil entrevistados em 315 municípios nacionais –, o Brasil é composto atualmente por 50% de leitores ou cerca de 88,2 milhões de pessoas.
Aproveitando esse bom momento, a Editora da UNEB (EdUNEB) vai promover, de 23 a 27 de abril, a II Feira do Livro Universitário, no Campus I, em Salvador.
A feira vai ser sediada em frente à biblioteca central do campus, espaço no qual ocorrerão rodas de bate-papo com autores, lançamento de livros e sessões de autógrafo, sorteios e outras promoções. O visitante poderá encontrar livros com preços que variam de R$ 5 a R$ 35.
A programação prevê o lançamento de obras como Desmitificando a monografia, da autora Jovenice Ferreira; Ginástica eclética, do professor Dilton Cerqueira; e Epistemologia, construção e difusão do conhecimento: perspectivas em ação, obra organizada por Dante Galeffi, Maria Aparecida Modesto e Cláudio Reynaldo Souza.
Feira Internacional do Livro de Bogotá
Entre os dias 18 de abril e 1° de maio, a EdUNEB vai participar da 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, que será realizada na capital da Colômbia.
Durante os 14 dias de programação, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) vai expor livros no estande das Associações Latinoamericanas.
Dois livros publicados pela Eduneb estarão em destaque: Bonita Maria do Capitão – organizado pela designer e pesquisadora Germana Gonçalves e por Vera Ferreira, neta dos famosos cangaceiros Maria Bonita e Lampião – e Epistemologia, construção e difusão do conhecimento.
Neste ano, o Brasil será homenageado durante o evento. Mais de 50 autores e personalidades nacionais vão participar das atividades. Autores como Affonso Romano de Sant’Anna, Fernando Morais e Nélida Piñon já confirmaram presença.
Grande ponto de encontro de livreiros, distribuidores, editores e leitores, a feira colombiana acontece desde 1988 e reúne participantes do continente americano.