Deputado Leur Jr. diz que faltou ao Estado ações intensas de observância em relação a FIOL

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Bastante aguardada pela população de Jequié e região, já que o empreendimento aumenta a perspectiva de maior crescimento para o município, a Ferrovia de Integração Oeste – Leste (FIOL) está ainda muito longe de se tornar uma realidade, conforme foi admitido pelas autoridades e responsáveis pela intervenção em visita ontem ao município.

Segundo o deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB), que representa municípios da região na Assembleia Legislativa, a confirmação de que as obras atingiram apenas 5% do projeto além de gerarem decepção, comprova a “farsa” da propaganda do governo estadual, que durante muito tempo colocou publicidade nas mídias, como se a Fiol já estivesse em estágio avançado de execução e fosse uma obra feita pelo Estado. Ele lembra que a construção foi anunciada em 2007, primeiro ano do governo Wagner, sendo “vergonhoso” que somente agora, se admita a existência de erros no projeto. De acordo com o peemedebista, embora a Valec tenha reconhecido as falhas “faltou a gestão do Estado ações mais intensas de observância e atenção com a obra”.

O deputado Leur Jr. disse é necessário haver maior “empenho e atenção por parte de todos para que as obras sejam aceleradas, sem maiores embaraços”. Vale ressaltar que o prazo de entrega era 2012 e foi adiado para 2014. Segundo o parlamentar, é preciso também que “o Ibama use o bom senso” na avaliação e liberação ambiental para que não ocorram mais atrasos na obra.

“Mais uma vez o governador vai a Jequié e nada anuncia para o município”

Apesar de ter ido tratar da situação da Fiol, os jequieenses mais uma vez ficaram frustrados com a visita do governador Jaques Wagner (PT), segundo o deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB). “Em meio a expectativa de anúncio de obras para o município restaram apenas promessas não cumpridas pelo governador que não anuncia nada de novo para a cidade, não honrando os 70% dos votos da população de Jequié”, enfatizou. De acordo com o peemedebista, as visitas do representante maior do Estado ao município já se tornaram motivo de ironia para os moradores, “ já que como a sua gestão não tem nenhuma intervenção para apresentar, o governador apenas tenta tirar proveito das conquistas do governo federal, como fez novamente dessa vez com a obra da Ferrovia”.

Leur Jr. lembra reivindicações da população que até hoje não encontraram retorno da gestão estadual, a exemplo da construção da ponte que liga o Jequiezinho ao Mandacaru, as obras do Centro de Saúde, Almerinda Lomanto e ainda a implantação da Universidade Estadual do Rio das Contas.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113789 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]