Cota única do IPTU deve ser paga até segunda-feira . Confira notícias da Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Cerca de 400 contribuintes buscaram a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) desde segunda-feira (02/04/2012), quando começou o plantão de atendimento no órgão, para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A Sefaz está funcionando ininterruptamente das 7h30 às 17h, até esta quinta-feira (05/04/2012), e na segunda-feira (09/04/2012), quando vence o prazo para efetuar o pagamento com desconto de 20% em cota única.

Especialmente nestes dias, 5 e 9 de abril, a agência do Itaú, localizada no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), estará funcionando das 10h às 16 horas. Um dos contribuintes que fez questão de pagar o imposto de sua residência e de mais três lotes na terça-feira (03/04/2012) foi o motorista Carlos Alves.

“Vim pagar logo para aproveitar o desconto de 20%, que já faz uma boa diferença. É um imposto bem aplicado e merece ser pago porque temos o retorno. Eu mesmo moro no Parque Ipê e não tenho do que reclamar, pois as ruas são asfaltadas ou calçadas e estão sempre limpas”, disse o motorista.

O aposentado Antônio Nazareno também quita o pagamento do carnê antes de vencer a cota única. “Procuro pagar dentro do prazo, mas como fiquei com o débito do IPTU de alguns lotes no ano passado vou saldar toda a dívida agora”, conta.

Os contribuintes que ainda não receberam o carnê podem adquirir a segunda via do documento através do endereço eletrônico www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br ou na sede da Sefaz, que funciona no Ceaf, situado na rua Barão de Cotegipe, 764, centro. Para obter o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) é necessário apresentar apenas o número de inscrição, presente nos carnês anteriores.

15ª edição da encenação “A Paixão de Cristo”

O espetáculo “Paixão e Morte de Jesus Cristo” promete emocionar o público mais uma vez no distrito de Humildes. A encenação acontece nesta quarta-feira (04/04/2012), a partir das 19h30. A apresentação é realizada pelo Grupo Teatral de Humildes e reúne cerca de 150 pessoas entre atores e figurantes. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer.

A peça atrai espectadores de vários locais para o distrito de Humildes e a expectativa é de um público de 3 mil pessoas. O ator Rubaldo Oliveira, um dos organizadores da peça, revela que este ano o grupo apostará na renovação de boa parte do elenco. “Temos muitos jovens para esta apresentação, alguns estreando, mas com bastante potencial para mantermos a mesma qualidade dos anos anteriores”, assegura.

Rubaldo explica que o objetivo é evangelizar através da arte. “Aproximar as pessoas das tradições religiosas, do aprendizado cristão, proporcionar o respeito e o temor a Deus”. Os integrantes do grupo seguem regras rígidas durante o período de apresentações, entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa. “É proibido o uso de bebida alcoólica durante a Semana Santa”, exemplifica.

Além do distrito de Humildes, outras cidades da Bahia recebem o espetáculo. “Já visitamos mais de 20 cidades, como Santo Amaro, São Francisco do Conde, Conceição do Jacuípe, São Gonçalo dos Campos, Madre de Deus, Salvador, Santa Bárbara, entre outras”, enumera Rubaldo.

No último domingo o grupo esteve em Salvador. O espetáculo também será apresentado esta semana em Santo Amaro (na quinta-feira) e em São Francisco do Conde (na sexta-feira, sábado e domingo).

Lançados CDs de festivais de música

Os finalistas dos Festivais de Música Gospel e Vozes da Terra das edições 2011 agora têm a oportunidade de divulgar ainda mais o trabalho realizado. Os CDs promocionais que reúnem as faixas interpretadas pelos 12 finalistas e mais três que também obtiveram boas pontuações foram lançados na noite desta terça-feira (03/04/2012), no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira. Cada finalista recebeu 50 cópias do respectivo material.

Durante o lançamento, a diretora do Departamento de Atividades Culturais do Centro de Cultura Maestro Miro, Luluda Barreto, ressaltou que a gravação e distribuição do CD para os finalistas estão previstos no regulamento de ambos os concursos. “O cumprimento desta etapa final dos festivais demonstra a responsabilidade do Governo Municipal, que autorizou a confecção de mil cópias do material de cada festival. Agora vocês têm em mãos um registro do brilhante trabalho que realizam. O CD pode ser utilizado como verdadeiro portifólio”, considerou.

Para a primeira colocada do Festival Gospel, Osvanete Félix, o CD representa a concretização de um sonho. “O CD é realmente a prova de que fomos finalistas. Nele está o fruto do nosso trabalho e, sabendo utilizá-lo da melhor forma, pode se tornar um importante meio de divulgação”, avaliou. Já a finalista Margarida Maria, 60 anos, compara a entrega dos CDs promocionais a uma coroação.

“Esse momento é muito especial, é como se hoje estivéssemos sendo coroados. Estou me sentindo uma rainha, também por ser a finalista mais velha. Sou católica e decidi participar do festival porque considero que cantar para Deus independe de religião”, salientou.

A possibilidade de divulgar o trabalho através do CD também foi destacada pelo finalista do Vozes da Terra, Jorge de Angélica. “Já faço planos de levar algumas cópias para emissoras de rádio. Como a música que interpretei (“Cachaça mata”), tem um conteúdo forte, acredito que possa sim ser executada. O CD é uma ferramenta importante para a divulgação”, afirmou.

Também finalista do mesmo festival, Rick Moreira observa que a preservação da cultura local é alcançada através do Vozes da Terra. “É um festival de música democrático, que abre portas para vários estilos musicais e tem contribuído para preservar a identidade cultural de Feira de Santana”, pontuou.

O Festival Vozes da Terra e o Festival Gospel são iniciativas da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa.

Para dar mais oportunidade aos finalistas de divulgarem seus trabalhos, além de gravarem e receberem 50 cópias dos CDs promocionais, eles também vão participar da Micareta 2012. Este ano, o Trio Gospel vai abrir o circuito Maneca Ferreira na quinta-feira (19/04/2012) e o Trio Vozes da Terra na sexta-feira (20/04/2012).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112560 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]