Centros Digitais de Cidadania do Governo da Bahia oferecem cursos gratuitos para a comunidade

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Cerca de 600 pessoas estão fazendo os cursos à distância oferecidos pela SECTI/UNEB.

Depois que começou a aprender noções de informática no Centro de Cidadania Digital de Fazenda Coutos, Janildes Maria Ferreira, 43 anos, mudou sua maneira de enxergar o mundo. Ela nunca tinha acessado a internet e agora está aproveitando a rede mundial para fazer um curso à distância, uma parceria entre a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

De acordo com o coordenador dos CDCs na Bahia, Murilo Mendonça de Aguiar, esses cursos pela internet estão em fase de teste em 10 unidades da capital baiana e 10 da Região Metropolitana de Salvador. “Foram 600 inscrições e nos próximos dias vamos decidir se iremos ampliar esses cursos para outras localidades”, afirma Murilo, acrescentando que existem hoje em funcionamento 869 CDCs, oferecendo acesso gratuito à internet e levando informação e educação a diversas comunidades, beneficiando sobretudo os jovens, que têm a oportunidade de ficar longe das drogas e da violência.

Mãe de três filhas, Janildes trabalha na escola municipal Professor Antônio Pithon e diz que soube do curso por intermédio da diretora do colégio. “Eu não sabia digitar e muito menos acessar a internet”, conta Janildes, que apesar de ter computador em casa não tem acesso à rede mundial de computadores. “Meu marido trabalha vendendo caldo de cana e por isso não temos como pagar esse serviço”.

Já a jovem Larissa Apolônio dos Santos, 18 anos, tem mais desenvoltura com o computador. Ela, que mora em Fazenda Coutos, está aproveitando o curso para reforçar os conhecimentos em português e matemática, pois pretende fazer vestibular para Direito.

De acordo com o gestor do CDC de Fazenda Coutos, o soldado Rodrigo Ribeiro dos Santos, 27 anos, a unidade funciona de 8h às 12h e das 13h à 18h, de segunda a sexta. Para se inscrever basta levar um comprovante de residência e um documento de identidade. “É um instrumento importante para tirar os jovens das ruas e garantir um futuro para eles”, afirma o soldado, que atua como gestor da unidade desde janeiro. Formado em Educação Física, ele atualmente está fazendo outra graduação em Sistema de Informação. O CDC de Fazenda Coutos funciona dentro da Base Comunitária de Segurança do bairro.

Outro CDC que está com turmas do curso à distância é o que funciona na Biblioteca Central dos Barris. Um dos alunos, Roberto Reis, 39 anos, está aprofundando seus conhecimentos em Matemática. “Não tenho internet em casa e esse curso é uma oportunidade que tenho para melhorar minhas notas”, diz Roberto, que mora em Paripe e vai estudar nos Barris pelo menos duas vezes por semana. A monitora da unidade, Priscila Seixas, 27 anos, informa que qualquer pessoa pode frequentar o CDC, desde que preencha um cadastro. São 10 computadores com acesso à internet na unidade.

A ação é uma parceria da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com o Pacto Pela Vida, programa do Governo Estadual que visa reduzir os índices de violência e prevenir o uso de drogas. Nos CDCs são oferecidas oficinas de informática básica e noções de internet. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, a importância desses centros vai além da formação profissional, pois amplia as oportunidades para que os jovens adquiram novos conhecimentos.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106708 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]