Centros Digitais de Cidadania do Governo da Bahia oferecem cursos gratuitos para a comunidade

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Cerca de 600 pessoas estão fazendo os cursos à distância oferecidos pela SECTI/UNEB.

Depois que começou a aprender noções de informática no Centro de Cidadania Digital de Fazenda Coutos, Janildes Maria Ferreira, 43 anos, mudou sua maneira de enxergar o mundo. Ela nunca tinha acessado a internet e agora está aproveitando a rede mundial para fazer um curso à distância, uma parceria entre a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

De acordo com o coordenador dos CDCs na Bahia, Murilo Mendonça de Aguiar, esses cursos pela internet estão em fase de teste em 10 unidades da capital baiana e 10 da Região Metropolitana de Salvador. “Foram 600 inscrições e nos próximos dias vamos decidir se iremos ampliar esses cursos para outras localidades”, afirma Murilo, acrescentando que existem hoje em funcionamento 869 CDCs, oferecendo acesso gratuito à internet e levando informação e educação a diversas comunidades, beneficiando sobretudo os jovens, que têm a oportunidade de ficar longe das drogas e da violência.

Mãe de três filhas, Janildes trabalha na escola municipal Professor Antônio Pithon e diz que soube do curso por intermédio da diretora do colégio. “Eu não sabia digitar e muito menos acessar a internet”, conta Janildes, que apesar de ter computador em casa não tem acesso à rede mundial de computadores. “Meu marido trabalha vendendo caldo de cana e por isso não temos como pagar esse serviço”.

Já a jovem Larissa Apolônio dos Santos, 18 anos, tem mais desenvoltura com o computador. Ela, que mora em Fazenda Coutos, está aproveitando o curso para reforçar os conhecimentos em português e matemática, pois pretende fazer vestibular para Direito.

De acordo com o gestor do CDC de Fazenda Coutos, o soldado Rodrigo Ribeiro dos Santos, 27 anos, a unidade funciona de 8h às 12h e das 13h à 18h, de segunda a sexta. Para se inscrever basta levar um comprovante de residência e um documento de identidade. “É um instrumento importante para tirar os jovens das ruas e garantir um futuro para eles”, afirma o soldado, que atua como gestor da unidade desde janeiro. Formado em Educação Física, ele atualmente está fazendo outra graduação em Sistema de Informação. O CDC de Fazenda Coutos funciona dentro da Base Comunitária de Segurança do bairro.

Outro CDC que está com turmas do curso à distância é o que funciona na Biblioteca Central dos Barris. Um dos alunos, Roberto Reis, 39 anos, está aprofundando seus conhecimentos em Matemática. “Não tenho internet em casa e esse curso é uma oportunidade que tenho para melhorar minhas notas”, diz Roberto, que mora em Paripe e vai estudar nos Barris pelo menos duas vezes por semana. A monitora da unidade, Priscila Seixas, 27 anos, informa que qualquer pessoa pode frequentar o CDC, desde que preencha um cadastro. São 10 computadores com acesso à internet na unidade.

A ação é uma parceria da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com o Pacto Pela Vida, programa do Governo Estadual que visa reduzir os índices de violência e prevenir o uso de drogas. Nos CDCs são oferecidas oficinas de informática básica e noções de internet. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, a importância desses centros vai além da formação profissional, pois amplia as oportunidades para que os jovens adquiram novos conhecimentos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110984 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]