Vice-prefeito, Paulo Aquino, é homenageado com a Comenda Maria Quitéria. Confira debates da CMFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Câmara de Feira de Santana realizará nesta quarta-feira (07/03/2012) uma sessão solene para outorga da Comenda Maria Quitéria ao ex-vereador Paulo Aquino.

Atual vice-prefeito do município, Paulo Aquino vai receber a honraria às 19h30min em sessão que deverá ser bastante concorrida.

O autor do Projeto de Decreto Legislativo que concede a Comenda ao vice-prefeito é o vereador Luiz Augusto de Jesus, que convida a comunidade para o evento.

Paulo Aquino foi vereador na década de 80, em Feira de Santana. “Trata-se de um político de destaque no nosso Município, muito querido por todos e que merece essa homenagem do Poder Legislativo”, disse o responsável pela iniciativa da Comenda.

Associação sediada no Feira X pode receber concessão de rádio comunitária no Novo Horizonte

Uma entidade sediada no conjunto Feira X poderá ser contemplada pelo Ministério das Comunicações com a concessão de uma emissora de rádio comunitária em um bairro localizado em outra região da cidade, em Feira de Santana. A observação é do vereador Roque Pereira, em discurso na Câmara.

De posse de documento, ele informou tratar-se da Associação Presidente José Sarney, que recebeu um Aviso de Habilitação do Ministério das Comunicações para implantação da emissora de rádio comunitária no bairro Novo Horizonte – na rua Lauro Freitas, nº 30. A entidade tem a sua sede no conjunto Feira X.

“Eu gostaria que essa rádio comunitária fosse no Feira X, onde a Associação é sediada”, disse o edil, desconfiando que haja fins eleitoreiros por trás da implantação do veículo de comunicação, uma vez que, segundo ele, o presidente da entidade, Isaías dos Santos, é pré-candidato a vereador. Roque sugeriu a imprensa que apure o caso.

Em Feira de Santana, de acordo com o vereador, receberam o Aviso de Habilitação as seguintes entidades:

Associação Comunitária Líder de Ação Social, Associação de Benefícios Comunitários Cristão e Assistência do Cidadão, Associação Cultural de Rádio Difusão e Ação Social, Associação da Comunidade de Santa Rita, Associação dos Moradores do Bairro do Tomba, Orfanato Evangélico, Associação Comunitária Betel de Ação Social e Rádio Difusão, Instituto Beneficente Cristo Rei, Associação Centro de Recuperação Esquadrão Redentor ? Crer Lar do Irmão Velho, Associação Estadual de Assistência Técnica Educacional e Profissional do Estado da Bahia, Instituto Rosa e Marias, Associação Comunitária Carisma, Associação Evangelização, Associação Beneficente Projeto Nova Vida.

Ciclismo, educação inclusiva e cardiopatia congênita terão datas comemorativas em Feira

Projetos propondo a criação de datas comemorativas em Feira de Santana foram aprovados em segunda e última votação, na sessão desta quarta-feira (07/03/2012), da Câmara Municipal. As matérias, agora, seguem para o Poder Executivo, devendo ser sancionadas. Todas as proposições são de autoria do vereador Roberto Tourinho.

Uma delas institui a Semana Municipal do Ciclismo, a partir do dia 22 de setembro. Durante o período comemorativo, a administração municipal desenvolverá ações educativas voltadas para a orientação e conscientização da sociedade sobre a importância e vantagens do uso correto da bicicleta.

Também será incluído no calendário oficial feirense o Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva, registrado no dia 14 de abril. O poder público poderá apoiar eventos ligados à comemoração da data.

Anualmente no dia 12 de junho, deverá ser comemorado o Dia Municipal de Consciência da Cardiopatia Congênita. Nesta data, a Câmara, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizará sessão especial para discutir as ações realizadas no setor com o objetivo de reduzir os óbitos causados por doenças cardiovasculares.

Estacionamento na Praça do Feiraguai deve ser liberado até implantação da Zona Azul, sugere vereador

Comerciantes e clientes do Feiraguai, entreposto de produtos importados localizado na praça Presidente Médici, em Feira de Santana, estão sendo prejudicados com problemas de estacionamento de veículos no local. A reclamação está sendo feita pelo vereador Luiz Augusto – Lulinha.

A fiscalização é rigorosa. A SMTT faz ronda de 10 em 10 minutos no local para multar. E cada multa custa 120 reais, disse o vereador, em discurso na sessão legislativa desta quarta-feira (07/03/2012). Segundo Lulinha, a medida proibitiva causa o afastamento de clientes no entreposto comercial, levando prejuízos aos comerciantes.

Ele fez um apelo ao  secretário municipal de Transportes e Transito,  Flailton Frankles, e ao diretor de Transportes Público, Denílson Santiago, para que liberem o estacionamento ao lado da praça.

Na opinião do vereador, a proibição de estacionamento na região do Feiraguai deve ser revogada pelo menos até que se implante a Zona Azul – medida que busca disciplinar as áreas de estacionamento público no centro da cidade, por meio da cobrança de taxa única por hora de uso, proporcionando rotatividade de veículos nestes locais.

Ele salientou também que os clientes e comerciantes do Feiraguai são obrigados a estacionar em estacionamentos particulares, a exemplo do estacionamento da Igreja da Matriz e da Ilha do Rato.

Ampliação da rede de água em comunidades de Humildes

O vereador José Marques Messias – Zé Curuca, em pronunciamento na Câmara Municipal, fez um agradecimento ao prefeito Tarcízio Pimenta e ao secretário de Agricultura do Município, Ozeny Moraes.

O registro, segundo ele, é referente ao atendimento de solicitações de melhorias no distrito de Humildes, pleitos feitos pelo seu mandato.

Entre os investimentos, o vereador destaca a extensão de rede de água, que vai contemplar as comunidades de fazendas Alecrim, Camacho, Vila Fluminense, Caboronga, Barroquinha e Bom Viver, entre outras, todas localizadas no distrito de Humildes.

O vereador governista disse que está otimista em relação ao pacote de obras municipais que será anunciado nos próximos dias pelo prefeito, contemplando a zona rural.

Há carência de professores para alunos deficientes auditivos em Feira

A remuneração do intérprete de libras – Língua Brasileira de Sinais – que trabalha para a Prefeitura de Feira de Santana é um empecilho para o ensino de alunos portadores de deficiência auditiva no Município. O assunto foi alvo de debate na sessão desta quarta-feira (07/03/2012) na Câmara Municipal. Vários alunos surdos e mães estiveram nas galerias da Casa.

O vereador Roberto Tourinho propôs e o presidente Ribeiro acatou que a representante do grupo, Deusa Barbosa dos Santos, falasse na Tribuna Livre da Casa sobre o problema. “Os professores não querem ir para a sala de aula com salário mínimo por carga de 30 horas semanais”, disse ela.

Atualmente,  conforme Deusa, o Centro Integrado de Educação Joselito Amorim, que atende a alunos deficientes auditivos, conta com apenas três professores. “Eles atuam em sistema de revezamento, dia sim, dia não, o que causa problemas”.

Ela apelou aos vereadores que façam gestões junto ao Governo. “Nossos filhos são capazes. Aprendem não apenas a ler. Podem ser vereadores, como os senhores. O surdo não precisa ficar em casa. O surdo quer dirigir, ir à faculdade”.

Em sua opinião, não apenas os que têm curso superior específico devem atuar em sala de aula junto ao estudante surdo. “Todo professor da rede municipal deve ser capacitado”.

A mãe de aluno disse ainda que a cidade precisa de mais salas de aula especiais. “O espaço não deve ser restrito apenas no Joselito Amorim, mas a outras escolas”, defende.  Os livros também devem ser adaptados.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113566 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]