Vale do São Francisco | Crise da fruticultura é tema de debate na ALBA

A associação dos fruticultores dos perímetros irrigados de Curaçá, Maniçoba, Mandacaru e Tourão, região norte do estado, solicitaram a intervenção do deputado estadual Marcelino Galo (PT) – entre o Banco do Nordeste (BNB) e os produtores -, para resolver a problemática do endividamento rural, iniciado há alguns anos e agravado em 2011 com a intensificação dos processos de cobrança judicial dos débitos. “A fruticultura destes municípios é de extrema importância para a economia agrícola da Bahia, pois gera cerca de 240 mil empregos diretos e indiretos”, ressalta o deputado.

No último dia 2 de março, em uma reunião com representantes do BNB, os produtores apresentaram algumas propostas emergenciais, entre elas, a suspensão por 120 dias de todos os processos de execuções do BNB no Vale do São Francisco, independente do valor ou data da contratação, e o não encaminhamento do mutuário às instituições de restrição como Serasa e SPC.

O assunto fez parte do discurso do parlamentar no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na última semana, e também será encaminhado para debate na Comissão de Agricultura e Política Rural, nesta terça-feira (20/03/2012). “É importante lembrar que essa pauta já está no Congresso Nacional e, com certeza, os parlamentares vão buscar alternativas para solucionar essa crise da fruticultura”, finaliza Galo.

 

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108641 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]