Vale do São Francisco | Crise da fruticultura é tema de debate na ALBA

A associação dos fruticultores dos perímetros irrigados de Curaçá, Maniçoba, Mandacaru e Tourão, região norte do estado, solicitaram a intervenção do deputado estadual Marcelino Galo (PT) – entre o Banco do Nordeste (BNB) e os produtores -, para resolver a problemática do endividamento rural, iniciado há alguns anos e agravado em 2011 com a intensificação dos processos de cobrança judicial dos débitos. “A fruticultura destes municípios é de extrema importância para a economia agrícola da Bahia, pois gera cerca de 240 mil empregos diretos e indiretos”, ressalta o deputado.

No último dia 2 de março, em uma reunião com representantes do BNB, os produtores apresentaram algumas propostas emergenciais, entre elas, a suspensão por 120 dias de todos os processos de execuções do BNB no Vale do São Francisco, independente do valor ou data da contratação, e o não encaminhamento do mutuário às instituições de restrição como Serasa e SPC.

O assunto fez parte do discurso do parlamentar no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na última semana, e também será encaminhado para debate na Comissão de Agricultura e Política Rural, nesta terça-feira (20/03/2012). “É importante lembrar que essa pauta já está no Congresso Nacional e, com certeza, os parlamentares vão buscar alternativas para solucionar essa crise da fruticultura”, finaliza Galo.

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116619 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.