UNEB lança em Cuba livro inédito e ganha Cátedra Martiana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Núcleo de Estudos da América Latina (Neal), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, acaba de lançar tradução inédita, em língua portuguesa, do livro A Idade de Ouro, de autoria do herói cubano José Martí.

A publicação, voltada para crianças latino-americanas, busca unificar e difundir a história e a cultura latina por meio de contos, poesias, artigos e seções de entretenimento.

A obra foi lançada durante a 21ª Feira Internacional do Livro de Cuba, que integrou a programação do VIII Congresso Internacional de Educação Superior Universidade 2012, realizado no mês passado, em Havana, capital cubana.

Inicialmente foram publicados 300 exemplares do A Idade de Ouro. Parte desse montante foi doada durante a feira internacional e outra parte vai compor acervo do Centro de Estudos Martianos (CEM) de Havana.

Cátedra Martiana da UNEB

O lançamento do livro A Idade de Ouro configurou-se como a primeira atividade da Cátedra Martiana da UNEB, criada por meio de convênio celebrado entre a universidade e o CEM, durante a 21ª Feira Internacional do Livro de Cuba.

A cátedra – que vai funcionar na sede do Neal, localizada na Proex, no bairro do Imbuí, em Salvador – é a primeira a ser implantada na Bahia e a segunda do país. A primeira foi instalada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.

O acordo vai possibilitar o intercâmbio científico entre as instituições e a cooperação em ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é pesquisar e difundir a vida e a obra de José Martí, por meio da constituição de uma rede de cátedras martianas, que funcionam em diversos países.

A cátedra da UNEB será presidida pelo reitor Valentim e será composta por quatro diretores executivos: a coordenadora do Neal, Maria Carmem Farias, e as professoras da universidade Francine Mendes, Maria da Dores Pereira e Neuma dos Santos.

O termo cátedra é empregado para se referir a alguém ou a um grupo de estudiosos que se dedica a estudar um determinado tema ou disciplina, tradicionalmente dentro de uma universidade, onde são especialistas na área.

José Martí foi jornalista, educador, advogado, filósofo, político e escritor. Ele nasceu em 1853, em Havana, e criou o Partido Revolucionário Cubano (PRC). O autor de A Idade de Ouro é considerado o mártir da luta pela independência de Cuba da Espanha.

Mais informações no site www.uneb.br.

Serviço
O que: lançamento do livro A Idade de Ouro e Cátedra Martiana da UNEB.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112522 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]