Técnicos da EBDA recepcionam agricultores africanos em Valença

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, do Escritório Local de Valença, acompanharam, na manhã desta quinta-feira (15/03/2012), os representantes da Rede de Organizações Camponesas de Produtores Agrícolas da África Ocidental (ROPPA), em visita ao Campo Experimental de Dendê, da Escola Média de Agropecuária Regional da CEPLAC (EMARC). Em número de sete, originários dos países Benim, Malí, Níger, Senegal e Burquina Faso, os visitantes representam 15 países da África Ocidental.

Segundo Marise Caribé do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), na Bahia, a visita teve como objetivo conhecer o funcionamento da cadeia produtiva do dendê e levar o conhecimento adquirido para a África Ocidental, com a finalidade de eles se inserirem no cenário econômico mundial, com a produção de biodiesel.

Durante a visita, os técnicos da EBDA tiveram a oportunidade de falar sobre as atividades desenvolvidas pela Empresa, para o incentivo da mulher na agricultura, e as capacitações visando à profissionalização para a inserção produtiva da mulher na agricultura familiar.

Membros da Cooperativa de Fomento Agrícola de Valença (COOFAVA) mostraram, aos emissários africanos a produção, beneficiamento e comercialização do dendê. Ao final da visita, os representantes conheceram uma unidade de produção de óleo de dendê, rústica, conhecida como roldão, onde o produto é artesanalmente fabricado.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109752 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]