Sistema de Saúde Digital continuam realizando os cadastros para confecção do Cartão SUS, diz Prefeitura de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

As unidades que possuem o Sistema de Saúde Digital continuam realizando os cadastros para confecção do Cartão SUS, assim como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A emissão do documento está sendo feita em 20 unidades informatizadas desde o dia 1° de março. Quem ainda não possui o cartão pode adquiri-lo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Cassa, Queimadinha, Fraternidade, Parque Ipê, Rua Nova, Jardim Cruzeiro, Baraúnas e Irmã Dulce.

Atuam também no processo de descentralização de cadastramentos os postos do Programa de Saúde da Família (PSF) do Aviário, Sitio Novo, Feira X – I, Jaguara I e II, Matinha e São José, além das seis policlínicas de Feira de Santana, localizadas no Feira X, Parque Ipê, George Américo, Rua Nova, Tomba e distrito de Humildes.

A diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, orienta os pacientes que ainda não possuem o documento a buscar umas das unidades informatizadas. “A SMS ainda registra uma demanda grande para a emissão do Cartão SUS porque muitas pessoas não sabem que o documento pode ser adquirido com mais tranquilidade em 20 unidades de saúde informatizadas, que podem estar localizadas até próximo a sua casa. Portanto, para muitos pacientes não há a necessidade de se deslocarem para a SMS”, ressalta.

Na UBS Dr. Milésio Ledoux Vargas, bairro Baraúnas, a confecção do Cartão SUS está sendo feita diariamente, das 8 às 17 horas, por seis assistentes administrativos. De acordo com o gerente da unidade, Neryvan Gonçalves, a demanda de cadastros foi expressiva logo quando o serviço passou a ser oferecido, mas já diminuiu.

“Chegamos ao ponto de em dois dias realizarmos quinhentos cadastros. Agora o fluxo de atendimento está tranquilo. Como muitos moradores do bairro já fizeram o cadastro, os pacientes que hoje se dirigem à unidade para fazer o Cartão SUS são de outras localidades, como Sobradinho, George Américo e Pampalona”, salienta.

Ainda de acordo com Neryvan Gonçalves, até mesmo a distribuição de senhas está sendo desprezada. “No início, tínhamos que empregar esta didática para organizar o atendimento, agora não é mais preciso utilizá-la. Os pacientes estão sendo atendidos por ordem de chegada e com comodidade. Aconselho aquelas pessoas que ainda não têm o cartão a buscar uma das unidades. A aglomeração registrada na SMS é desnecessária”, pontua.

Via Bahia atende solicitação da Sesp, concessionária vai realizar a substituição de lâmpadas na BR 324

Procurando atender às solicitações da comunidade com eficiência e agilidade, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) manteve contato com a empresa Via Bahia para realizar a substituição de lâmpadas na BR 324. Serão trocadas mais 70 lâmpadas queimadas no trecho compreendido entre as empresas Pirelli e Mirassol.

Conforme o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, a Via Bahia comprometeu-se em substituir todas as lâmpadas até a próxima quarta-feira (28/03/2012).

“Apesar de não ser competência do Município, tomamos conhecimento da situação e o Departamento de Iluminação Pública já identificou os pontos que precisam de manutenção. A Via Bahia vai realizar a substituição das lâmpadas para garantir a segurança da população que trafega pelo local”, informa.

Estratégias para melhorar desempenho na Prova Brasil; Diretores e professores da rede municipal estiveram reunidos

Estratégias para melhorar o desempenho dos alunos e das escolas da rede pública municipal na Prova Brasil e, consequentemente, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Este foi o foco do evento que reuniu diretores, coordenadores pedagógicos e professores no teatro do Centro de Cultura Maestro Miro, nesta sexta-feira (23/03/2012).

O professor Aguinaldo Ramos de Miranda, pedagogo e mestre em Matemática, disse que o mais importante para garantir bom desempenho na Prova Brasil é proporcionar aos alunos boa formação desde o âmbito da Educação Infantil. “No Brasil, temos o hábito de nos preparar para provas seletivas. A criança deve ser preparada em toda a sua vida para ser competente e isso se consegue tendo boa formação, mesmo antes de ingressar numa carreira na universidade”, orientou.

A aprendizagem significativa é o segundo elemento mais relevante, de acordo com o pedagogo. “Nos conteúdos de Matemática, por exemplo, a criança tem muito mais facilidade de aprender se o professor realiza atividades fora da sala de aula ou, mesmo dentro dela, fazendo associações com o seu mundo real. Assim, fica fácil entender, por exemplo, a conversão de um 1km em metros. A criança pode não saber exatamente qual é a extensão, mas entende qual a distância que ela anda de casa para a escola ou a área de uma piscina”, explicou Miranda.

Os estudantes voltam a ser submetidos à Prova Brasil no ano de 2013. A Prova Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada censitariamente a alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas redes públicas municipal, estadual e federal. A realização é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O evento foi promovido pela Editora LeYa que incluiu Feira de Santana num grupo de cidades a ser beneficiada pelo seu projeto piloto, que visa melhorar o índice dos municípios brasileiros no Ideb. “Esta é uma das ações que integram o nosso projeto de responsabilidade social”, afirmou Roemer Santana, gerente regional da editora. Depois de Feira, será a vez de João Pessoa, Olinda, Curuaru, São Luís, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário