Sistema de Saúde Digital continuam realizando os cadastros para confecção do Cartão SUS, diz Prefeitura de Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

As unidades que possuem o Sistema de Saúde Digital continuam realizando os cadastros para confecção do Cartão SUS, assim como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A emissão do documento está sendo feita em 20 unidades informatizadas desde o dia 1° de março. Quem ainda não possui o cartão pode adquiri-lo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Cassa, Queimadinha, Fraternidade, Parque Ipê, Rua Nova, Jardim Cruzeiro, Baraúnas e Irmã Dulce.

Atuam também no processo de descentralização de cadastramentos os postos do Programa de Saúde da Família (PSF) do Aviário, Sitio Novo, Feira X – I, Jaguara I e II, Matinha e São José, além das seis policlínicas de Feira de Santana, localizadas no Feira X, Parque Ipê, George Américo, Rua Nova, Tomba e distrito de Humildes.

A diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, orienta os pacientes que ainda não possuem o documento a buscar umas das unidades informatizadas. “A SMS ainda registra uma demanda grande para a emissão do Cartão SUS porque muitas pessoas não sabem que o documento pode ser adquirido com mais tranquilidade em 20 unidades de saúde informatizadas, que podem estar localizadas até próximo a sua casa. Portanto, para muitos pacientes não há a necessidade de se deslocarem para a SMS”, ressalta.

Na UBS Dr. Milésio Ledoux Vargas, bairro Baraúnas, a confecção do Cartão SUS está sendo feita diariamente, das 8 às 17 horas, por seis assistentes administrativos. De acordo com o gerente da unidade, Neryvan Gonçalves, a demanda de cadastros foi expressiva logo quando o serviço passou a ser oferecido, mas já diminuiu.

“Chegamos ao ponto de em dois dias realizarmos quinhentos cadastros. Agora o fluxo de atendimento está tranquilo. Como muitos moradores do bairro já fizeram o cadastro, os pacientes que hoje se dirigem à unidade para fazer o Cartão SUS são de outras localidades, como Sobradinho, George Américo e Pampalona”, salienta.

Ainda de acordo com Neryvan Gonçalves, até mesmo a distribuição de senhas está sendo desprezada. “No início, tínhamos que empregar esta didática para organizar o atendimento, agora não é mais preciso utilizá-la. Os pacientes estão sendo atendidos por ordem de chegada e com comodidade. Aconselho aquelas pessoas que ainda não têm o cartão a buscar uma das unidades. A aglomeração registrada na SMS é desnecessária”, pontua.

Via Bahia atende solicitação da Sesp, concessionária vai realizar a substituição de lâmpadas na BR 324

Procurando atender às solicitações da comunidade com eficiência e agilidade, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) manteve contato com a empresa Via Bahia para realizar a substituição de lâmpadas na BR 324. Serão trocadas mais 70 lâmpadas queimadas no trecho compreendido entre as empresas Pirelli e Mirassol.

Conforme o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, a Via Bahia comprometeu-se em substituir todas as lâmpadas até a próxima quarta-feira (28/03/2012).

“Apesar de não ser competência do Município, tomamos conhecimento da situação e o Departamento de Iluminação Pública já identificou os pontos que precisam de manutenção. A Via Bahia vai realizar a substituição das lâmpadas para garantir a segurança da população que trafega pelo local”, informa.

Estratégias para melhorar desempenho na Prova Brasil; Diretores e professores da rede municipal estiveram reunidos

Estratégias para melhorar o desempenho dos alunos e das escolas da rede pública municipal na Prova Brasil e, consequentemente, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Este foi o foco do evento que reuniu diretores, coordenadores pedagógicos e professores no teatro do Centro de Cultura Maestro Miro, nesta sexta-feira (23/03/2012).

O professor Aguinaldo Ramos de Miranda, pedagogo e mestre em Matemática, disse que o mais importante para garantir bom desempenho na Prova Brasil é proporcionar aos alunos boa formação desde o âmbito da Educação Infantil. “No Brasil, temos o hábito de nos preparar para provas seletivas. A criança deve ser preparada em toda a sua vida para ser competente e isso se consegue tendo boa formação, mesmo antes de ingressar numa carreira na universidade”, orientou.

A aprendizagem significativa é o segundo elemento mais relevante, de acordo com o pedagogo. “Nos conteúdos de Matemática, por exemplo, a criança tem muito mais facilidade de aprender se o professor realiza atividades fora da sala de aula ou, mesmo dentro dela, fazendo associações com o seu mundo real. Assim, fica fácil entender, por exemplo, a conversão de um 1km em metros. A criança pode não saber exatamente qual é a extensão, mas entende qual a distância que ela anda de casa para a escola ou a área de uma piscina”, explicou Miranda.

Os estudantes voltam a ser submetidos à Prova Brasil no ano de 2013. A Prova Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada censitariamente a alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas redes públicas municipal, estadual e federal. A realização é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O evento foi promovido pela Editora LeYa que incluiu Feira de Santana num grupo de cidades a ser beneficiada pelo seu projeto piloto, que visa melhorar o índice dos municípios brasileiros no Ideb. “Esta é uma das ações que integram o nosso projeto de responsabilidade social”, afirmou Roemer Santana, gerente regional da editora. Depois de Feira, será a vez de João Pessoa, Olinda, Curuaru, São Luís, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113499 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]