SEMA capacita brigadistas na região Oeste da Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A prevenção e combate aos incêndios florestais na Bahia ganham o reforço da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que iniciou, na manhã desta segunda-feira (05/03/2012), curso de capacitação de brigadistas. A ação, que faz parte da Operação Bahia sem Fogo, do Governo do Estado, será desenvolvida em nove municípios baianos da região Oeste, Chapada Diamantina e Semiárido. Moradores de Santa Rita de Cássia, distante 829 quilômetros de Salvador, são os primeiros a ser beneficiados.

A capacitação conta com a parceira do Corpo de Bombeiros e deve contemplar mais de 200 pessoas. O objetivo é conscientizar os moradores e visitantes a combater e evitar os incêndios. Para o diretor-geral do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Júlio Mota, a iniciativa faz parte de mais uma etapa que o Governo vem desenvolvendo para que os incêndios florestais sejam combatidos de forma eficiente. “Esse momento de capacitação ajuda aos brigadistas, como trabalhar de forma efetiva e pensando cada vez mais na proteção do meio ambiente”, afirmou Mota.

Para a diretora de Fiscalização e Monitoramento do Inema e Coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios, Márcia Teles, a operação Bahia sem Fogo de 2011 transcorreu com muitos avanços em todas as atividades desenvolvidas em campo pelas equipes. “Podemos perceber que a comunidade vem também fazendo o seu papel e nos ajudando no trabalho de mobilização e conscientização ambiental. E também podemos pontuar que de 2010, para 2011 as ocorrências de apreensões diminuíram de 47, para 22 respectivamente”, completou.

Campanha – A Bahia sem Fogo é coordenada pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia – formado por representantes de nove Secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como foco a mobilização das comunidades em todo território baiano, inicialmente nas regiões da Chapada e do Oeste devido às queimadas e incêndios florestais registrados, anualmente, entre os meses de julho e dezembro.

“Vale destacar que a operação é realizada de forma conjunta com a participação das prefeituras locais e, principalmente, da população, que conhece bem a região. Este apoio, além de necessário para as ações de combate ao fogo, facilita as ações de logística, transporte e mobilização”, explica Márcia Teles.

Curso – Os cursos acontecem sempre no período que antecedem à seca na região, que é de julho a dezembro, quando é registrado o maior índice de queimadas. Através do curso de brigadistas, os moradores conhecem a legislação, são sensibilizados sobre a importância da conservação ambiental e têm aula prática de combate a incêndio e noção de primeiros socorros.

Cronograma dos cursos por região:

05/03 à 09/03 – Santa Rita de Cássia (Oeste);
12/03 à 16/03 – Corretina e Cocos (Oeste);
19/03 à 23/03 – Jacobina (Chapada Diamantina);
26/03 à 30/03 – Formosa do Rio Preto (Oeste);
09/04 à 13/04 – São Desidério (Oeste);
16/04 à 20/04 – Riachão da Neves (Oeste);
13/04 à 27/04 – Érico Cardoso e Rio de Contas (Chapada Diamantina);
02/05 à 06/05 – Brotas de Macaúbas (Chapada Diamantina);
14/05 à 18/05 – Inhambupe (Semi-árido).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]