Secretaria de Saúde em Feira de Santana promove mutirão conta a dengue no bairro Mangabeira; confira informes da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Mais um Mutirão contra a Dengue será promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), para alertar e conscientizar a comunidade sobre os fatores que levam ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti. A próxima ação será realizada no conjunto Cordeirópolis, bairro Mangabeira, na terça-feira (20/03/2012).

A partir das 7h30, a equipe de Educação em Saúde da Viep, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde irão sair da Creche Mãos Unidas em sentido ao conjunto, localizado nas proximidades do prolongamento da avenida Francisco Fraga Maia. Os profissionais que atuam na Unidade de Saúde da Família (USF) da Mangabeira e agentes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) também participarão da ação, que será viabilizada com uma caçamba para recolher os sacos de lixos colocados na frente das residências pelos moradores.

O mutirão, conforme a chefe da Viep, Janice Estrela, é uma das estratégias para conscientizar a comunidade dos riscos de saúde que a população corre com a proliferação do vetor da dengue. “Precisamos sempre destacar os fatores que levam ao desenvolvimento do Aedes aegypti, buscando um apoio e atitude dos munícipes, que devem adotar cuidados dentro de suas residências, principalmente com os reservatórios de água”, ressalta.

Janice Estrela observa, ainda, que não adianta um morador fazer sua parte se o vizinho não colaborar. “O mosquito não escolhe quem picar. Independente de classe, raça, sexo, todos nós estamos suscetíveis e podemos nos tornar mais uma vítima da doença. Então é fundamental que os munícipes cumpram com esse dever diário, que é não permitir que utensílios se tornem criadouros do Aedes aegypti”, recomenda.

Gestores de Araguari conhecem Saúde Digital

A aplicabilidade do sistema de Saúde Digital, implantado pelo Governo Municipal há aproximadamente dois anos, continua atraindo a atenção de gestores de vários municípios do país, que se deslocam até Feira de Santana para conhecer a operacionalidade do sistema. Na tarde desta sexta-feira (16/03/2012), foi a vez dos gestores de Araguari, município mineiro que possui 120 mil habitantes e está localizado a 540 km de Belo Horizonte.

O prefeito de Araguari, Marcos Carvalho; vice-prefeito Juberson dos Santos; secretária de Saúde, Iolanda Costa e diretor de Centro de Processamento de Dados (CPD), Leonan Santos, foram recebidos pelo prefeito Tarcízio Pimenta no gabinete, onde acompanharam atentamente as explicações acerca do funcionamento do sistema, apresentadas pelo assessor de informática da Prefeitura de Feira de Santana, Verlânio Gallindo. O chefe de Gabinete, Milton Brito; coordenador do programa Feira Cidade Digital, Antenor Moraes e secretário de Comunicação Social, Fabrício Almeida, também participaram do encontro.

Na Policlínica do Feira X, os gestores puderam ver de perto como é feito todo o procedimento para atendimento dos pacientes. Para o prefeito Marcos Carvalho, os ganhos com a implantação do sistema em qualquer município são inúmeros. “Esse sistema nos dá eficiência em aproveitamento do dinheiro público. Com a implantação dele teremos um controle maior da saúde e dos profissionais da área, já que nos permite ver a produtividade de cada profissional. Assim como Feira de Santana foi pioneira na Bahia, queremos ser pioneiros em Minas Gerais”, salientou.

A secretária de Saúde de Araguari, Iolanda Costa, observou que o sistema é o mais seguro de todos já analisados. “Avaliamos outros sistemas de informatização e julgamos ser inseguros, pois permitia aos médicos fazer alterações nos prontuários dos pacientes após o atendimento. No Saúde Digital isso não é possível, a partir do momento que o paciente é liberado pelo médico, este já não poderá mais editar o prontuário que foi salvo. O sistema é totalmente seguro, impede uma posterior manipulação de informações, que poderia ser uma estratégia buscada pelo profissional para se eximir de sua responsabilidade”, avaliou.

Ao falar sobre a experiência exitosa do Saúde Digital, o prefeito Tarcízio Pimenta disseque faz questão de visitar Araguari no dia da implantação do sistema. “Quero compartilhar esta iniciativa do Governo Municipal de Feira de Santana, contar os benefícios que alcançamos, que certamente também serão alcançados por vocês. Não tenho dúvidas que a ferramenta vai garantir o aperfeiçoamento da gestão de Araguari”, pontuou.

Sistema de iluminação no Recanto do Feira X

Ruas iluminadas, mais segurança e dignidade para a comunidade do Loteamento Recanto do Feira X. O Governo Municipal entregou nesta sexta-feira (16/03/2012) o sistema de iluminação, viabilizado através de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santa, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), e a Coelba.

De acordo com o secretário municipal Alexandre Monteiro (Sesp) foram instalados 14 postes e 16 braços de luz. Foram contempladas as ruas Graça Pimenta, Brasil e Travessa Graça Pimenta. Também foram realizados os serviços de limpeza de ruas e remoção de lixo e entulhos.

O ato de entrega das melhorias foi marcado pelo clima de alegria e satisfação entre os moradores. Na oportunidade o prefeito Tarcízio Pimenta anunciou novas intervenções para o local. Segundo ele, serão realizadas obras de extensão de rede de água, calçamento de ruas, além do mutirão de limpeza que vai incluir, além de serviços de limpeza de ruas, capinação, manutenção da rede elétrica e recuperação da Praça do Feira X.

“Essas pessoas encontraram neste loteamento um chão para se instalar e aqui plantaram uma semente que está crescendo. Precisamos trabalhar para dar condições dignas para estas famílias sobreviverem. Eles solicitaram a luz e com muito esforço conseguimos trazer esse serviço que é indispensável. Vamos continuar batalhando para atender as necessidades desses moradores”, declarou o prefeito.

A deputada estadual e primeira dama Graça Pimenta destacou a importância de conhecer a realidade das comunidades mais carentes e lutar para proporcionar melhorias e assegurar vida digna para todos. “Feira de Santana está crescendo e se desenvolvendo em ritmo acelerado e não podemos deixar pessoas como estas vivendo sem dignidade”, destacou.

Para a moradora e líder comunitária Isana Santos, a instalação do sistema de iluminação pública representa a realização de um sonho. “A luz é uma necessidade e lutamos muito por isso. Agradecemos a todos o prefeito, a deputada e ao vereador Davi Neto por reconhecerem a necessidade da rede de iluminação neste loteamento que vem crescendo, dando espaço para tantas pessoas que não tinham onde morar”, afirma.

O vereador David Neto ressaltou o crescimento socioeconômico do município. “O Governo Municipal tem realizado importantes obras que contribuem para a melhoria da vida das pessoas e, consequentemente, com o crescimento de Feira de Santana. O papel de todos nós governantes é continuar trabalhando para conhecer e atender as reivindicações da comunidade, visando sempre proporcionar melhor qualidade de vida aos cidadãos”, disse.

O ato também foi prestigiado pelos secretários municipais Fabrício Almeida (Comunicação), José Marcone (Planejamento) e Ozeny Moraes (Agricultura e Recursos Hídricos), moradores e lideranças comunitárias.

Feira adere ao Fórum pela Igualdade Racial

Feira de Santana passa a fazer parte do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial em nível Federal. A decisão é resultado das primeiras ações do Conselho Municipal das Comunidades Negras e Indígenas. A assinatura do termo de adesão contribui para a formação de políticas públicas nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), como afirma a presidente do Conselho, Lourdes Santana:

“A partir de agora, a população negra tem seus direitos assegurados e o Município está aberto à elaboração de projetos relativos ao desenvolvimento dessas comunidades, que historicamente foram excluídas. Feira de Santana passará a receber verbas que serão destinadas a projetos em prol da igualdade racial”.

Através da adesão ao Fórum, Feira de Santana se une à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, órgão vinculado à Presidência da República (SEPPIR/PR), na construção e implementação de um conjunto de ações que beneficiem as comunidades tradicionais, em especial a população negra.

As sanções serão desenvolvidas com base nos eixos: implementação do Programa Brasil Quilombola; implementação das diretrizes curriculares da Lei nº 10.639/03 e da Lei nº 11.645/2008; desenvolvimento sócio econômico nos eixos do Empreendedorismo, Trabalho e Geração de Renda; Política Nacional de Saúde; Cultura e Religiosidade de Matriz Afro- Brasileira; Segurança Pública e Relações Internacionais.

Maryzélia atrai mutidão ao Centro

O samba e a alegria da cantora Maryzélia contagiaram vários comerciantes e consumidores do Centro de Abastecimento no início da tarde deste sábado (17/03/2012), durante a abertura do projeto “O Centro tem cultura”. Diretamente da arena do galpão do artesanato, a artista cantou sucessos como Sereia e Conto de areia, e empolgou a todos.

A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec) em parceria com Maryzelia. No primeiro dia do projeto, a cantora Maryzélia recebeu o grupo Quixabeira da Matinha como convidado.

“A cultura não se limita ao mercado de arte. O Centro de Abastecimento é histórico pelas memórias de Feira de Santana e merece receber este projeto. Fiquei muito feliz em fazer essa parceria com o Governo Municipal”, salienta a cantora.

O projeto vai acontecer em quatro sábados e encerra no dia 14 de abril, uma semana antes da micareta. Só não haverá apresentações musicais no dia 7 de abril, Sábado de Aleluia. No próximo sábado (24/03/2012) Maryzélia receberá Márcio Alves e Ana Mametto; e no dia 31 ela trará como convidados Simplicidade a Mais e Nossa Fusão.

O projeto encerra no dia 14 de abril com a cantora e o vocalista da banda Adão Negro, Serginho. “Estamos tentando movimentar esta área do artesanato, que foi toda pintada, os sanitários foram restaurados. Então, o local está bem agradável para estimular a vinda de consumidores de Feira de Santana e região”, ressalta o secretário da Setdec, Magno Felzemburgh.

Para o comerciante Antônio Cordeiro, a iniciativa é muito boa, pois movimento o local. No entanto, ele solicita que as apresentações começem às 10h. “Nesse horário há mais pessoas e o resultado pode ser ainda melhor. Mas a Prefeitura está de parabéns pelo trabalho”, afirma.

O vendedor de artesanato Valmir Bispo também gostou do projeto. “As pessoas gostam de música e a cantora Maryzélia já é sucesso. Então, muita gente deve comparecer, o que é bom para todos nós”, afirma. Provavelmente, afirma o secretário, os shows acontecerão pela manhã nos próximos sábados.

Durante o lançamento do projeto a Setdec também distribuiu o Roteiro Cultural Princesa do Sertão, com opções de pontos turísticos durante três dias. Alguns dos locais são os seguintes: Cadetral Metropolitana de Santana, Mercado de Arte Popular, Feiraguai, comércio central, Centro de Abastecimento, Paço Municipal e distrito de Maria Quitéria.

Manutenção diária no Parque da Cidade

O Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, localizado no conjunto Feira VII, recebe manutenção diariamente em sua estrutura. No decorrer da semana são executados serviços como poda de árvores e da grama, limpeza dos pedalinhos, varrição e molhação das plantas.

Aos finais de semana alguns serviços continuam, a exemplo de limpeza das lixeiras, molhação, varrição nas pistas de cooper quando necessário e remoção do lixo. Segundo a coordenadora do parque, Lorena Rodrigues, oito homens e duas mulheres trabalham a semana inteira para manter a limpeza do equipamento.

“No sábado e domingo os funcionários continuam atentos a pista de Cooper, porque caem folhas, às condições dos quiosques e parques. Estas áreas são bem visitadas pela comunidade”, disse a coordenadora.

O Parque da Cidade funciona diariamente das 7h às 17h, exceto nas segundas-feiras. O acesso ao equipamento é gratuito e as visitas podem ser agendadas através do telefone (75) 3616 5168. Já o pedalinho vai funcionar até as 16h30 deste domingo.

Concluída reforma de escola no Feira IV

A Escola Municipal Jacira Almeida Santos, localizada na rua C, conjunto Feira IV, será reentregue à comunidade escolar nesta quinta-feira (22/03/2012), totalmente recuperada. A instituição recebeu pintura interna e externa, reparos nas instalações hidráulica e elétrica, piso de alta resistência no pátio e salas de aula, retelhamento, forro em PVC e substituição de portas e portões.

O Governo Municipal também colocou revestimento nas paredes das salas de aula e pátio, e disponibilizou imobiliários novos como carteiras, mesas e armários, além de geladeira para a cantina. Segundo a diretora da escola, Sônia das Graças Carvalho, a unidade precisava bastante da reforma.

“As condições do colégio estavam ruins. Sou diretora aqui há três anos e nunca tivemos uma reforma neste período. Estamos muito felizes com a recuperação de nossa escola”, disse. A instituição atende 250 estudantes do Ensino Fundamental I nos turnos matutino e vespertino.

Nos últimos três anos, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), recuperou mais de 170 escolas e está reformando várias outras. Hoje os estudantes da rede municipal também recebem fardamento completo e kit de material escolar.

Placa derrubada na Getúlio

Uma placa de sinalização localizada na avenida Getúlio Vargas, próximo a Igreja Universal do Reino de Deus, foi derrubada na noite de sexta-feira (16/03/2012) por um carro. Para garantir a segurança de motoristas e pedestres, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) colocou o equipamento no canteiro e sinalizou a base da placa.

Enquanto a estrutura não é recolocada, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai retirar a base da placa, permitindo o acesso a calçada por completo. As primeiras medidas foram tomadas pelo Governo Municipal no início da manhã deste sábado (17), assim que se tomou conhecimento do fato.

A placa traz informações sobre o acesso a BR 101 e a Salvador, e possui uma média de 10 metros de altura.

Avenida João Durval recebe novo asfalto

Um dos principais corredores de tráfego do município, a avenida João Durval Carneiro, começou a receber Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), na manhã deste sábado (17/03/2012). Todo o trecho da avenida, localizado entre a Escola Ana Brandoa e a avenida Presidente Dutra, será totalmente recuperado pela Prefeitura de Feira de Santana e emenda parlamentar do ex-deputado federal Jairo Carneiro.

No decorrer da semana foi removido o asfalto antigo e, agora, o asfalto é aplicado nas proximidades da Escola Ana Brandoa. Inicialmente os operários da empresa Mazza Engenharia, vencedora de licitação pública promovida pelo município, lançaram a emulsão e capa asfáltica, e depois o CBUQ.

Os trabalhos estão concentrados em uma via da avenida, no sentido Presidente Dutra. Por conta disso, o acesso foi interditado, visando manter a segurança de pedestres e condutores. Para o serralheiro Valter Machado, comerciante local há mais de 25 anos, a obra trará benefícios aos moradores e comerciantes.

“Ficamos muito satisfeitos ao ver que a obra foi anunciada e realmente está acontecendo. Esperávamos por esta melhoria há muito tempo e só agora a João Durval está sendo recuperada”, observa. Morador da via pública há 11 anos, Clemilson Mota, também aprovou a iniciativa. “O asfalto estava muito ruim e prejudicava os carros, pois sempre quebravam”.

O serviço vai ser implantado nos dois sentidos da via, totalizando 3.600 metros de CBUQ. O prazo para conclusão é de 90 dias. O investimento está orçado em R$ 1,1 milhão.

Feira é segunda colocada em geração de emprego

Feira de Santana está entre os municípios baianos que mais geraram emprego no mês de fevereiro, mais uma vez. Agora a cidade é a segunda colocada em novas vagas no mercado de trabalho, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Só no mês passado o município obteve um saldo positivo de 354 novos empregos, embora o estado tenha registrado um saldo negativo de 1.619 vagas. Na Bahia, foram 57.371 contratações e 58.980 demissões no mês de fevereiro, conforme os dados divulgados na sexta-feira (16).

“Nossa cidade sempre está entre as três cidades baianas que mais geram emprego. Isso demonstra a sua consolidação no estado da Bahia”, ressalta o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh.

O município ficou atrás, apenas, de Vitória da Conquista. No mês de janeiro, relembra o secretário, a cidade também apareceu como segunda colocada na pesquisa, com 516 postos de trabalho criados, o que representa um crescimento real de 0,57% na Princesa do Sertão.

Novas praças inauguradas neste domingo

Mais duas novas praças serão entregues com o intuito de garantir o lazer da comunidade. Trata-se da Praça do Amorum, localizada na Rua Osvaldo Requião, bairro Rua Nova e a Praça do conjunto Feira X, localizada na Rua F. A inauguração dos novos espaços será realizada neste domingo (18/03/2012), a partir das 9h.

A Praça do Amorum ganhou paisagismo moderno, bancos, canteiros, pisos, mesas, iluminação, dentre outros. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, a recuperação dos equipamentos já era uma antiga solicitação dos moradores.

“Estamos entregando para a população mais duas praças totalmente revitalizadas. Este é o resultado do trabalho da atual gestão que se preocupa em oferecer espaços de lazer. Desde quinta-feira (15/03/2012) começamos a recuperar a Praça do conjunto Wilson Falcão, localizada na Rua B”, divulga.

Já a Praça do conjunto Feira X, recebeu pintura geral, colocação de novos bancos e mesas, além da implantação de novas torres de iluminação. Para o diretor do Departamento de Áreas Verdes, Jurandir Borges, a recuperação e construção de novas praças é a garantia de mais uma opção de lazer para a comunidade.

“Espaços de lazer incentivam a socialização das famílias. É possível perceber a assiduidade dos jovens, crianças e idosos nas praças que já foram recuperadas pelo Governo Municipal”, destaca.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Áreas Verdes, está recuperando também espaços de lazer nos cojuntos Feira VII e Wilson Falcão, Chácara São Cosme e Loteamento Modelo.

Reinauguração da sede do Rua Tô Fora nesta 2ª

A nova sede do Programa Rua Tô Fora, situada na rua Rio Tocantins, 374, bairro Santa Mônica, será reinaugurada nesta segunda-feira (19/03/2012), às 9h30. O prédio abrigava a sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), transferido para o bairro Baraúnas, e é muito mais ampla, aconchegante e segura para as crianças e adolescentes.

Segundo a chefe da Divisão de Proteção Social Especial, Ana Clara da Costa, as crianças encontram-se na nova sede desde quinta-feira (15/03/2012). “Neste prédio, eles também vão fazer uma horta e participarão de várias atividades. O equipamento tem uma área ampla e será muito melhor”, disse.

O programa foi implantado em Feira de Santana há oito anos e funcionava na Praça do Vaqueiro. A proposta do Rua Tô Fora é atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e, posteriormente, reinseri-los em suas famílias. Caso os pais não sejam encontrados, as crianças são encaminhadas para acolhimento institucional.

Na sede do programa, informa Ana Clara, os menores recebem assistência psicológica, realizam trabalhos pedagógicos e são acompanhados por psicólogo e assistente social. Hoje o Rua Tô Fora está acolhendo 14 pessoas, sendo bebês, crianças, adolescentes e mães.

Praça do Amorun terá internet gratuita

A comunidade do bairro Rua Nova passou a contar com mais um espaço de lazer a partir deste domingo (18/03/2012). Trata-se da Praça do Amorun, localizada na rua Osvaldo Requião. Hoje o equipamento encontra-se totalmente recuperado, dispõe de mesas e bancos pintados, paisagismo moderno, rampa de acessibilidade e novo piso.

Para os moradores, a reforma representa uma grande conquista, pois era cobrada pela comunidade há muito tempo. “Estamos alegres e satisfeitos com as benfeitorias que foram feitas em nosso bairro”, disse o aposentado Alberino Cerqueira, morador local há 42 anos.

A reforma do equipamento também foi motivo de comemoração para a dona de casa Dorenildes Fagundes. Ela mora na Rua Nova desde que nasceu e destaca a necessidade do espaço. “A gente estava precisando da praça porque não tinha um lugar para bater papo, se reunir, jogar um baralho”, comenta.

Ao se pronunciar, o vereador Ewerton Cerqueira fez questão de destacar as melhorias realizadas pelo Governo Municipal no bairro. Algumas das realizações são a separação da policlínica do posto de saúde, reformas da praça esportiva e Escola Municipal Tereza Cunha, além da pavimentação da rua Maximiano Ricardo e construção do centro digital.

“O bairro está sendo privilegiado pelos trabalhos da Prefeitura de Feira de Santana. Agora queremos aproveitar para solicitar mais asfalto nas ruas da Rua Nova”, destacou o vereador.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, disse que ficou impressionado com a quantidade de ações desenvolvidas no bairro. “Agora vocês ganham um espaço de lazer totalmente reformado. Pedimos que todos cuidem da praça”, ressaltou.

Já o prefeito Tarcízio Pimenta lembrou a solicitação da comunidade e, agora, ele solicita que os moradores locais conservem o equipamento. “Quando for necessário mantenham contato com a Prefeitura para a troca de uma lâmpada ou outros serviços. Vamos colocar ponto de internet gratuita aqui, e o bairro vai receber a Base Comunitária na Praça do Módulo”, declarou.

Antes de entregar a praça, o prefeito esteve na rua Corredor dos Araçás, localizada no distrito de Jaíba. A via pública foi totalmente pavimentada a paralelepípedo. O diretor da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Jair de Jesus, prestigiou a entrega da Praça do Amorun.

Entregue reforma da Praça Dona Flor

Após solicitarem a reforma da Praça Dona Flor, situada no conjunto Feira X, por mais de 25 anos, os moradores e comerciantes receberam o equipamento totalmente recuperado na manhã deste domingo (18/03/2012). Assim como o espaço de lazer da Rua Nova, este também recebeu bancos e mesas, paisagismo moderno, pintura nos canteiros e melhor iluminação.

A praça está localizada na rua F e só recebeu o nome Dona Flor nesta manhã, após decisão da comunidade. “Ela era uma moradora daqui que buscou várias melhorias para nós todos. Por isso decidimos homenageá-la. Agora acreditamos que a Prefeitura realmente faz, pois esperamos 25 anos para ver a praça reformada”, disse o morador local Valdir.

A costureira Milésia Oliveira reside na bairro há 18 anos e conta que plantou as primeiras árvores da praça com os vizinhos. “A gente sempre teve vontade de reformar o espaço, mas não tinha condições. Então, fizemos o pedido e conseguimos. Nossa praça ficou ótima, pois era escura, tinha vândalos e agora é um espaço para as famílias”, conta.

Embora a obra seja simples, destaca o vereador Roque Pereira, possui grande qualidade. “Fico feliz em ver os canteiros pintados, um paisagismo tão bonito e em saber que a comunidade está satisfeita”, disse.

Dando continuidade aos trabalhos executados no conjunto, o prefeito Tarcízio Pimenta anunciou a reforma da praça localizada na rua B ainda neste mês. “Será uma intervenção muito importante para Feira de Santana. A praça terá uma nova estrutura e queremos que seja feita uma integração com a comunidade”, destacou.

Na oportunidade, o prefeito anunciou ainda a reforma da Escola Municipal Ana Maria Alves, também localizada no Feira X. A licitação para executar a obra, conforme o prefeito, já foi concluída. O ato de entrega do equipamento público também foi acompanhado pelo diretor da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Jair de Jesus.

Fiéis de Ipuaçu comemoram São José

A Festa de São José, comemorada na Vila São José, distrito de Governo João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu), encerrou neste domingo (18/03/2012). No último dia dos festejos, a comunidade católica participou de procissão, missa, batizados e leilão, juntamente com os moradores de vários povoados vizinhos.

As comemorações em louvor a São José começaram na quinta-feira (15/03/2012) com tríduo até o sábado (17/03/2012). Segundo o padre Igor Rodrigues, a festa contou com a participação de moradores do quilômetro sete, Vila São José e outras localidades. “Tivemos quatro dias de celebrações e uma homenagem muito bonita a São José, comemorado nesta segunda-feira (19/03/2012)”, disse.

O evento contou com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta, secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira, e vereador Roque Pereira. Na oportunidade, a comunidade solicitou o apoio do prefeito na construção da Associação Comunitária da Vila de São José e obteve aprovação.

Sesc comemora 15 anos com ampla programação

Dirigentes e afiliados ao Serviço Social do Comércio (Sesc) comemoraram os 15 anos da entidade com uma vasta programação nas áreas de educação, saúde, lazer e meio ambiente. No decorrer do dia houve torneios de futebol society, dama, tênis de mesa, dominó, exposições, aferição de pressão e teste de glicemia, contação de estórias, apresentação de dança e show do cantor Luiz Caldas.

A ampla programação foi baseada no tema “Sesc 15 anos. Construindo a Paz através da Cidadania”. Segundo a gerente do Sesc, Maria Tereza Gomes, alcançar os 15 anos da entidade em funcionamento no município significa uma grande vitória. “Depois de muitos anos conseguimos construir um equipamento para toda a comunidade comerciária e atendê-los da melhor forma”, destaca.

Hoje o Sesc possui 27 mil pessoas afiliadas e, só em 2011, atendeu 44 milhões de pessoas. Para o prefeito Tarcízio Pimenta, o empreendimento está fortalecido cada dia mais. “O Sesc é muito importante para a comunidade comerciária, inclusive para o bairro Tomba, pois fortalece o local com seus serviços”, disse.

As comemorações também contaram com a presença do vereador Otávio Joel de Araújo; secretários municipais Alexandre Monteiro (Serviços Públicos); Magno Felzemburgh (Turismo e Desenvolvimento Econômico); Flailton Frankles (Transportes e Trânsito); e José Raimundo Pereira de Azevêdo (Educação); além do presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, José Carlos Moraes; presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Jair de Jesus; e superintendente municipal de Trânsito, Denílson Santiago.

10ª edição do Grande Passeio de Fusca

Dezenas de amantes do fusca se reuniram na manhã deste domingo (18/03/2012) em mais uma edição do “Grande Passeio de Fusca”, na avenida Getúlio Vargas, em frente a Praça de Alimentação Gilson Pereira. Juntos, eles expuseram modelos de 1962, 1975 e 1988, e seguiram para o município de Ouriçangas num grande passeio.

O evento contou com a participação de feirenses e até mesmo moradores de Conceição da Feira e Conceição do Jacuípe. “Esta é a décima vez que a gente realiza o encontro. Daqui, já saímos para Cachoeira, São Gonçalo, Anguera, Ilha Bela e outros municípios”, conta o colaborador do passeio, José Carlos de Magalhães.

Ele acrescenta que o encontro conta com a presença de pessoas de todas as idades, desde jovens aos idosos, com até 62 anos. Um dos participantes foi Saulo Henrique Pimentel. Esta é a sexta vez que ele acompanha o passeio. “Sempre gostei de carros mais antigos e, há cinco anos, comprei um fusca do ano de 1975”, disse.

A realização contou com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e Polícia Rodoviária. O prefeito Tarcízio Pimenta, vereador Sebastião Souza e presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Jair de Jesus, também compareceram ao encontro.

Apoio à prática esportiva na zona rural

O incentivo ao esporte e lazer tem sido um dos marcos da Prefeitura de Feira de Santana. Estes investimentos podem ser comprovados nas quadras e praças reformadas, inclusive na recuperação dos campos de futebol. O último equipamento recuperado e entregue pelo Governo Municipal foi o campo do Bom Viver, situado no distrito de Humildes, na manhã deste domingo (18/03/2012).

Para os esportistas que utilizam o espaço frequentemente, a limpeza e manutenção são fundamentais. “Quando está tudo limpo, temos melhores condições para jogar. Graças a este trabalho realizamos o Torneio da Associação Desportiva do Bom Viver”, disse o presidente da associação, Jaguaratan dos Santos.

O vereador José Marques de Messias também agradeceu o prefeito Tarcízio Pimenta pelas benfeitorias. “A comunidade está satisfeita com os serviços que a Prefeitura de Feira de Santana tem trazido para nós. Hoje a saúde, educação e lazer de Humildes são muito melhores”, salienta.

Na oportunidade, o prefeito lembrou sobre o convênio firmado com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para levar mais água à zona rural. Segundo ele, 20% dos distritos não têm água encanada. “Com a assinatura do convênio no valor de mais de R$ 120 milhões vamos chegar a 92% da zona rural com abastecimento de água”. O ato também contou com a presença do presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Jair de Jesus.

Construção do CEO II terá início nesta semana

Os serviços para construção da segunda unidade do Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) de Feira de Santana serão iniciados a partir desta semana. O Ceo II será construído na área externa da Policlínica do George Américo e contará com dez consultórios odontológicos. A obra será executada pela empresa T & F Construções e Empreendimentos Ltda, vencedora da licitação realizada pela Prefeitura Municipal, e tem conclusão prevista para ocorrer no prazo de quatro meses.

Conforme o chefe da Divisão Odontológica, Tiago Freitas Leite, a implantação do Ceo II vai garantir a ampliação da oferta dos serviços já prestados no Ceo Maria de Lourdes Cunha Suzart, que possui cinco consultórios. “A demanda de pacientes que buscam os serviços oferecidos pelo Ceo é bastante significativa. Com o Ceo II, iremos conseguir aumentar a oferta três vezes mais e assim atender com mais facilidade e agilidade quem buscar um dos procedimentos”, considera.

Tiago Leite observa que o Ceo dá suporte às unidades de Postos de Saúde da Família (PSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas, que oferecem apenas procedimentos básicos de odontologia. “No Ceo são disponibilizados serviços especializados, a exemplo de endodontia (canal), periodontia (tratamento de gengiva), exodontia (extração), cirurgias de médio porte, além de prótese dental (dentadura) e diagnóstico oral de câncer”, informa.

O Centro possui convênio com a Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Colegiado de Odontologia, e atende uma média de 800 pacientes por mês. Para ter acesso aos serviços, o paciente precisa ser referenciado. “Ele deve ser atendido anteriormente nos consultórios odontológicos das unidades de saúde e se houver necessidade de um tratamento mais especializado como um canal, uma cirurgia, ele será encaminhado para o CEO”, esclarece Tiago Leite.

Plano de recuperação para aterro sanitário

O lixo hospitalar produzido em Feira de Santana está sendo tratado e autoclavado (desinfectado) pela empresa americana Sterecycle. Anteriormente, estes resíduos eram esterilizados no aterro sanitário da Sustentare, antiga Qualix Ambiental, mas a autoclave da empresa encontra-se quebrada há quatro meses.

Durante o tratamento, o lixo hospitalar passa por triagem, transporte, acondicionamento e incineração, com base em critérios específicos de segurança. O descarte dos resíduos de forma inadequada e em locais inapropriados pode poluir solos e aquíferos, além de interferir no processo natural de decomposição do lixo orgânico.

“Temos todos os laudos técnicos e fotografias do trabalho que está sendo feito. Isso nos deixa tranquilo, pois agora há seriedade”, destaca o secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, acrescentando que “a reorganização no sistema de coleta e grandes mutirões que têm acontecido estão dando um bom aspecto à cidade”.

No que se refere ao descarte do lixo domiciliar, o secretário informa que um especialista em tratamento de aterros sanitários vai desenvolver um plano de recuperação de uma das áreas degradadas. A ideia, diz ele, é transformar o local num horto ou parque para a cidade. “A Prefeitura tem tentado fazer o melhor possível para Feira de Santana na questão da coleta do lixo. Por isso, temos dado continuidade aos mutirões em diferentes bairros”, afirma Monteiro.

Licitação para merenda escolar

Oito empresas foram habilitadas para concorrer à licitação pública promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, nesta segunda-feira (19/03/2012). A concorrência tem como objeto registro de preço para aquisição de gêneros alimentícios destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O certame está sendo realizado no Salão de Licitações, na avenida Sampaio, na categoria Menor Preço por Lote.

De acordo com edital, publicado em 08 de fevereiro, são cinco lotes. Ainda conforme edital, o valor estimado para a contratação será de R$ 6.131.524,02. A distribuição será da seguinte forma: Lote 01: R$ 3.836.596,59; Lote 02: R$ 637.040,00; Lote 03: R$ 797.324,10; Lote 04: R$ 621.523,34 e Lote 05: R$ 239.040,00.

Após apresentação da documentação e credenciamento das licitantes, como explica o diretor do Departamento de Licitação, João Urias, a comissão julgadora realiza a proposta de preços. “O próximo passo será a disputa de preços e posteriormente será analisado o provável vencedor. Será considerada vencedora a licitante que apresentar o menor valor global de cada lote”, explica.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109979 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]