Seagri investirá sete milhões em defesa agropecuária

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Depois da jornada em vários Estados do Norte, como Rondônia, Acre e Amapá, a luta da Secretaria da Agricultura para conter a chegada de pragas como a monilíase, a sigatoka-negra da bananeira e a mosca negra, no Estado da Bahia, continuam. Presidido pelo secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, a segunda reunião do Conselho de Defesa Estadual (Conagro) ocorreu, no gabinete da Seagri, para discutir um plano de aplicação de recurso do fundo de defesa vegetal.

De acordo com o diretor da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Armando Sá Nascimento, a previsão é que sejam investidos cerca de R$ 7 milhões somente em defesa agropecuária. A ideia é fazer uma verdadeira trincheira para todo e qualquer material que venha do Norte do País, focando não apenas a monilíase, mas também outras que venham a surgir.

Estamos fazendo uma fiscalização forte no trânsito de material vegetativo e também no uso e no comércio de agrotóxico. Então, é uma sistemática da área produtiva do Estado que é defendida por um recurso se aplica de forma clara”, disse o diretor da Adab, Armando Sá Nascimento.

Além de todo o investimento e empenho para deter a ameaça que já atinge países como o Peru e Venezuela, o Conselho formado pelo Ministério da Agricultura, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Conselho de Medicina Veterinária, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e Adab, pretende unir forças na fiscalização total de todo e qualquer material que venha ameaçar a fruticultura baiana.

Participaram da reunião, diversas autoridades como o Superintendente da Seagri Raimundo Sampaio o médico veterinário da EBDA, Genival Magalhães Ferreira, e a coordenadora da Secretaria de Planejamento, Nícia Moreira Santos.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108671 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]