PT vence eleição suplementar em Madre de Deus com Carmen Gandarella, que obteve 65,64% dos votos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A candidata do PT, ex-prefeita Carmen Gandarella, venceu, neste domingo (04/03/2012), as eleições suplementares para a Prefeitura de Madre de Deus, cidade a 60 quilômetros de Salvador, com 65.64% dos votos, contra 34,36% do segundo colocado. A nova prefeita encabeçou a chapa Para Continuar Crescendo composta, além do seu partido, pelo PSL, PTC, PTB, PT do B, PSDC, PSC, PR, PSB, PP, PRTB e PRB. Para ocupar a Vice-Prefeitura foi eleito Adailton Cosme dos Santos.

A ex-prefeita do município, Eranita de Brito Oliveira, e o seu vice, Edmundo Antunes Pitangueira, tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) após condenação por prática de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2008, quando foram eleitos.

Quem não pôde comparecer às urnas tem o prazo de até 60 dias após a eleição para justificar a ausência, conforme previsto na legislação eleitoral. Os faltosos poderão justificar a ausência a partir desta segunda-feira, 05, já que os cartórios não abrem aos domingos.
Madre de Deus, que tem 35 seções eleitorais, contou com 136 mesários e um total de 39 urnas eletrônicas (incluindo as reservas) para a realização do pleito. A apuração dos votos foi conduzida pela juíza eleitoral Márcia Cristie Leite Vieira Melgaço, que preside a junta eleitoral, sob o acompanhamento do promotor eleitoral Marcelo Miranda Braga.

A nova prefeita Carmen Gandarella, ao receber o resultado, já conclamou toda a população a se engajar aos trabalhos a serem desenvolvidos pela nova gestão municipal. “Vamos dar continuidade ao processo de desenvolvimento de Madre de Deus, conforme vinha sendo conduzida nos últimos dias pelo vereador Jeferson Andrade, prefeito interino do município, que comemora junto conosco esta maiúscula vitória, que é, sobretudo, uma vitória do povo de Madre de Deus”, comentou a prefeita.

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, comemorou a vitória de Carmen ao lado do deputado federal Josias Gomes, e do prefeito Jeferson Andrade. Para o dirigente municipal, “a vitória de Carmen nesta eleição suplementar revela sobretudo a força que tem a nossa candidata junto ao eleitorado de Madre de Deus, e representa o desejo dos eleitores em recuperar a verdade das urnas em 2008, uma eleição marcada pela corrupção eleitoral, conforme decisão posterior da Justiça Eleitoral”.

O prefeito interino do município, Jeferson Andrade, considera que “enfim o povo de Madre de Deus vai poder comemorar a sua vontade, que sempre foi a de eleger Carmen Gandarella como sua prefeita, tendo em vista o compromisso que ela sempre manteve com a cidade, com o desenvolvimento da região e, mais do que tudo, com o progresso social da população do município, que reconhece, mais uma vez, esse compromisso”.

Na opinião do deputado federal Josias Gomes, que, na última quarta-feira, fez pronunciamento no Plenário da Câmara dos Deputados expondo politicamente seu posicionamento em favor de Carmen, “a vitória de nossa candidata confirma o acerto do PT em abrigar essa candidatura, uma candidatura nascida da vontade inquebrantável do povo de Madre de Deus, numa arrancada eleitoral que vai marcar a história da Bahia, a partir deste ano de 2012″.

Tão logo foi anunciado o resultado do pleito, a população de Madre de Deus foi às ruas comemorar o resultado. Lideranças estaduais do PT e demais partidos aliados participam ativamente da festa, que deve seguir até a madrugada.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]