Promotora de Justiça quer assegurar transparência nas contas públicas de Ilhéus

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Para assegurar que os Poderes Executivo e Legislativo do município de Ilhéus, situado a 465 km de Salvador, disponibilize as contas públicas no ano de 2012, com ampla e prévia publicidade do edital, em local adequado dotado de conforto e atenção, com servidores treinados para atendimento ao cidadão, a promotora de Justiça Karina Cherubini instaurou um procedimento administrativo e expediu uma Recomendação para o prefeito municipal e para o presidente da Câmara Municipal de Ilhéus. Ao agir assim, a promotora de Justiça disse pretender que as melhorias implementadas pelo Município no ano passado na apresentação das contas públicas sejam mantidas com o mesmo padrão.

Segundo Karina Cherubini, em 2011 as contas da Fundação Maramata e da Fundação Cultural de Ilhéus foram remetidas para o local destinado à disponibilidade de contas públicas da Prefeitura, na própria sede das fundações, o que foi corrigido após intervenção do MP. Por isso, está agora recomendando que seja providenciada a destinação de espaço exclusivo para consulta às contas, com o objetivo de permitir a concentração dos cidadãos e evitar interferências externas tanto ao contribuinte quanto aos próprios servidores no exercício de suas atividades.

Da mesma forma, ela recomenda que o edital de disponibilização das contas públicas seja publicado e amplamente divulgado com a devida antecedência, contendo detalhamento sobre procedimento, horário, endereço e forma de acesso, “não devendo conter restrições descabidas como a exigência de apresentação de título de eleitor”.

*Com informação : Ministério Público Federal na Bahia

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111097 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]