Primeira sessão do Cinema Rural exibe vídeo documentário

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Agricultores da comunidade Macambira, em Ribeira do Pombal, começaram a chegar à sede da Associação de moto, bicicleta ou carroça, nesta terça-feira (06/03/2012), para a primeira sessão do Cinema Rural, que exibiu o videodocumentário “O veneno está na mesa”, de Silvio Tendler. Após a exibição do filme, os produtores discutiram o uso indiscriminado de agentes químicos nas lavouras, as possíveis consequências da contaminação do solo, das águas, do ar, os prejuízos à saúde dos trabalhadores do campo e de consumidores.

O convite para apreciar o filme foi da agrônoma Kátia Amoedo, da gerência de Ribeira do Pombal da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura. “A iniciativa tem a pretensão de fazer os agricultores refletirem sobre a agricultora tradicional e incentivar a adoção de práticas agroecológicas”, afirmou.

A preocupação da agrônoma e da empresa em relação aos riscos do uso indiscriminado de agroquímicos justifica-se porque agricultores ainda utilizam produtos tóxicos sem orientação, o que coloca em risco à saúde do próprio produtor, de familiares, vizinhos e de pessoas que ingerem alimentos oriundos desta prática.

“Trazer essa discussão para nossa comunidade é algo muito importante, porque tem muita gente que não sabe produzir sem aplicar agrotóxicos. È possível cultivar a terra sem agredir a natureza, e sem prejudicar a saúde”, elogiou a agricultora Maria Aragão.

O filme será exibido quarta-feira (07/03/2012) na comunidade Alexandrino; quinta-feira (08/03/2012), na Fazenda Abóbora, e na próxima terça-feira (13/03/2012), o Cinema Rural chega à comunidade Poço das Varas. A expectativa é atingir um público total de 180 pessoas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116841 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.