Prefeitura de Feira de Santana promove I Feira das Mulheres do Distrito de Tiquaruçu

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

I Feira das Mulheres em Tiquaruçu

Estimular negócios na zona rural e ampliar as oportunidades de crescimento econômico. Estes são os propósitos da I Feira das Mulheres da Agricultura Familiar e Economia Solidária do distrito de Tiquaruçu, na comunidade de Vila Feliz.

O evento, idealizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRI), contou com a participação de 50 empreendedoras da Associação Comunitária Rural de Vila Feliz. A Feira, aberta no dia 09, termina neste domingo (11/03/2012) com apresentação de grupos de samba de roda.

As produtoras tiveram a oportunidade de expor e comercializar produtos produzidos com matéria prima da zona rural, como comidas, bebidas, sequilhos, doces, bolos, artesanato, dentre outros. De acordo com a presidente da Associação Comunitária, Silvana Lemos, a Feira resultou em grandes negócios.

“Graças a Deus a nossa primeira Feira de Vila Feliz foi um sucesso. Foi uma experiência única onde tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho para pessoas da região e também pessoas de outras cidades e estados que passavam pela rodovia e pararam para prestigiar a Feira. Esse momento nos proporcionou a excelente oportunidade de abrir novas portas para o negócios”, avalia.
Devido o sucesso da Feira, como destaca o secretário municipal de Agricultura, Ozeny Moraes, a comunidade poderá ser contemplada com a realização de feiras semanais para comércio de produtos do campo. Segundo ele, a Feira da Agricultura Familiar de Tiquaruçu deverá ser repetida nos demais distritos feirenses.

“A satisfação foi completa para expositores e visitantes que adquiriram produtos produzidos na zona rural de Feira de Santana. São produtos de qualidade, que agradam a todos que experimentam. O homem do campo precisa produzir e nós precisamos dar condições para o agricultor gerar renda. Por isso, vamos trabalhar para montar uma feira semanal para comércio de produtos típicos”, afirma.

Silvia Bispo levou para a Feira os tradicionais sequilhos de fécula de mandioca. Segundo ela, o produto agradou aos visitantes e os lucros foram muito bons. “Graças a Deus as nossas expectativas foram superadas. Vendemos muito. Além dos sequilhos também vendi bolos, empanadas e todo mundo que provou gostou. Já tenho inclusive encomendas”, destaca.

A coordenadora do Pólo Sindical dos Trabalhadores dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Conceição Borges, agradeceu ao apoio do Governo Municipal para realização do evento e parabenizou as empreendedoras pela qualidade dos produtos. “A Feira foi linda, tivemos movimento grande de pessoas e excelentes vendas”, afirma.
Movimento intenso no Hospital da Mulher

O Hospital Municipal Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), localizado no bairro Jardim Cruzeiro, tem registrado movimento intenso neste final de semana. Gestantes de Feira de Santana e diversos municípios da região procuram atendimento na unidade. De sexta-feira (09/03/2012) até o início da manhã deste domingo (11/03/2012) já foram registrados 111 atendimentos.

Na sexta-feira foram contabilizados 52 atendimentos, com 20 internamentos. No sábado, 49 gestantes foram atendidas no Hospital, destas 20 ficaram internadas. Os internamentos referem-se a partos e curetagens. Nesta manhã 10 mulheres receberam assistência médica.

O mecânico Lucas de Jesus aguardava ansioso pelo nascimento do primeiro filho. Ela afirma que a sua esposa foi bem atendida. “O médico que fez o pré-natal dela orientou que quando ela sentisse as dores que ela viesse imediatamente para o Hospital da Mulher. Quando chegamos o hospital estava bem movimentado, mas, graças a Deus, ela foi atendida e já está internada para ter o nosso filho, que vai se chamar João Lucas Ribeiro de Jesus”, relata.

A unidade, considerada referência no atendimento ginecológico e obstétrico em Feira de Santana, dispõe de equipe composta por 16 obstetras, 09 anestesistas, 08 pediatras, 10 fisioterapeutas, 06 psicólogos (regime de 24 horas) e 04 fonoaudiólogos.

Para oferecer mais conforto às pacientes, as enfermarias do Hospital da Mulher estão sendo contempladas com sistema de climatização. Em breve, serão instalados televisores e berços em acrílico nas enfermarias da maternidade.
Reforma e construção de novas praças

Em breve a comunidade feirense vai poder desfrutar de novos espaços de lazer recuperados e construídos com recursos próprios do Governo Municipal. Diversas praças da cidade já estão sendo revitalizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), através do Departamento de Áreas Verdes.

Os serviços de recuperação foram iniciados na terça-feira (06/03/2012), na praça do conjunto Feira VII. O equipamento ganhará paisagismo moderno, iluminação eficientizada e colocação de novas pedras portuguesas. Na quarta-feira (07/03/2012) foi a vez da Praça do conjunto Feira X, localizada Rua F, em frente à casa de número 26. Estão sendo realizada limpeza geral, poda de árvores, pintura e colocação de novos bancos, além da implantação de novas torres de iluminação.

A Praça João Marinho Falcão, localizada no bairro Chácara São Cosme, também será totalmente revitalizada. Atualmente os serviços concentram-se na recuperação do passeio com pedras portuguesas. Serão executados serviços como poda de árvores, pintura geral, reforma de bancos, paisagismo moderno e substituição de lâmpadas.

Os moradores dos bairros Loteamento Modelo e Rua Nova serão beneficiados com a construção de novas praças na localidade. A praça localizada no Loteamento Modelo ganhará paisagismo moderno, parque infantil, bancos em concreto, iluminação eficientizada, rampas de acesso para portadores de necessidades especiais e equipamentos para a prática de atividades físicas.

Já a Praça do Amorú receberá quiosque, paisagismo moderno, nova iluminação, dentre outros. Os serviços estão concentrados na construção dos canteiros. O Governo Municipal entregou a comunidade na última sexta-feira (02/03/2012), a Praça 2 de Julho, localizada na rua Filinto Bastos (antiga rua de Aurora), no bairro Barroquinha.
Preparativos para Cavalgada em Tiquaruçu

O distrito de Tiquaruçu será palco neste sábado (10/03/2012) para a segunda edição da Cavalgada ao Luar. O evento conta com o apoio da apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através das Secretarias Municipais de Transportes e Trânsito (SMTT) e Serviços Públicos (SESP).

A Cavalgada terá início às 18 horas e o clima no distrito é de muita animação, como revela o agente distrital José Ferreira. “A Cavalgada é mais um evento que movimenta o distrito de Tiquaruçu. Além dos cavaleiros e moradores do distrito, a festa é prestigiada também por pessoas de outras cidades da região”, destaca.

Para a comerciante Magnólia Souza de Jesus, a Cavalgada ao Luar é mais uma oportunidade para incrementar a renda. “Sempre monto barraca de comida nas festas de rua de Tiquaruçu. No ano passado, quando aconteceu a primeira Cavalgada, o movimento foi bom e espero que este ano seja melhor ainda, já que além da cavalgada, vão acontecer os shows e o leilão”, afirma.

Rosana Santos vai comercializar churrasquinho e cachorro quente. Ela está finalizando a montagem da barraca e diz estar ansiosa para o início do evento. “As expectativas são boas. Normalmente as pessoas sempre fazem um lanche e gostam de comer churrasquinho com uma cervejinha. Estou confiante de que vamos ter boas vendas”, revela.

O membro da comissão organizadora da 2ª Cavalgada de Tiquaruçu, Noel Bispo de Lima, acelera os últimos detalhes para a festa. “Estamos concluindo a montagem do espaço para amarração dos cavalos e a iluminação da área para estacionamento dos veículos. Acredito que o número de cavaleiros e de público seja maior do que no ano passado. Estamos trabalhando para Tiquaruçu ter mais uma festa bonita”, declara.

Os cavaleiros sairão da Fazenda Oiteiro com destino à sede do distrito, percorrendo os povoados de Bandeira, Caatinga, Jaqueira e Socorro. Em seguida haverá leilão e apresentação de bandas de forró. No domingo, a Cavalgada será encerrada com missa em Ação de Graças na Igreja de São Vicente, às 10 horas.

Concurso da Prefeitura de Feira de Santana terá 35 locais de prova

O concurso da Prefeitura de Feira de Santana vai acontecer em 35 instituições de ensino diferentes, a partir das 8 horas do dia 25 de março. As informações sobre os locais de prova de cada candidato serão disponibilizadas entre esta sexta-feira (16/03/2012) e a próxima segunda-feira (19/03/2012), exclusivamente no endereço eletrônico da UEFS (www.uefs.br).

Além dos 35 locais de prova, haverá 11 coordenações diferentes em funcionamento na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Os portões abrem às 7h15 e fecham às 7h50. Portanto, a coordenadora de Seleção e Admissão da UEFS, Lílian Carla Lopes Wanderley orienta os candidatos a chegarem aos locais com antecedência.

“Sempre há engarrafamento. Além disso, haverá outro concurso no mesmo dia e as pessoas devem ficar atentas”, alerta. Os candidatos devem estar munidos de documento original de identificação, lápis, borracha e caneta esferográfica de corpo transparente de tinta azul ou preta para preencher o cartão de respostas.

Somente será admitido à sala de provas o candidato que apresentar documento que legalmente o identifique, como: Cédula de Identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Ministério das Relações Exteriores, Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que por Lei Federal valem como documento de identidade, como por exemplo, CRM, CREA, OAB, CRC, COREN, etc.

Também serão aceitas a Carteira de Trabalho e Previdência Social (modelo novo), bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia), na forma da Lei Federal nº 9.503 de 23/09/1997. O concurso oferece 213 vagas e 22 funções diferentes, e o processo de homologação deverá ser concluído até 25 de junho.

I Feira de Saúde da Mulher nesta terça-feira

As atividades em comemoração pela passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março) continuam sendo realizadas nas unidades da rede municipal de saúde. Nesta terça-feira (13/03/2012), será a vez da Unidade de Saúde da Família (USF) Feira X – III a desencadear a ação, denominada I Feira de Saúde da Mulher.

De acordo com a enfermeira da USF, Cilmara Nunes, vários serviços serão oferecidos como forma de orientar sobre a importância da saúde para a promoção da qualidade de vida e também de homenagear as pacientes. “Teremos orientações com nutricionistas, que vão avaliar o Índice de Massa Corpórea das pacientes, atividades com educadores físicos e serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar”, informa.

Ainda de acordo com Cilmara Nunes, palestras direcionadas ao público feminino também serão realizadas. “Vamos abordar os temas Climatério e Menopausa, que representam uma fase da vida da mulher em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais; e Tuberculose, tendo em vista que a doença atinge muitas mulheres”, pontua.

A expectativa, conforme a enfermeira da USF, é atrair o maior número de mulheres para a unidade. “A escolha da data para realização do evento levou em conta o dia em que temos atendimento médico, quando o fluxo de pacientes aumenta, e também uma quantidade maior de profissionais na unidade, como nutricionistas e educadores físicos. Acreditamos que teremos uma participação efetiva do público feminino”, considera.

A I Feira de Saúde da Mulher será realizada conta com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que entregaram convites durante as visitas domiciliares, e de estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET – Saúde).

Mutirão de Limpeza no Viveiros e Feira VII

Mais dois bairros de Feira de Santana serão contemplados com os serviços especiais do I Mutirão de Limpeza Pública. Trata-se dos conjuntos Viveiros e Feira VII. As ações de varrição, capinação, poda de árvores, iluminação, dentre outros, serão executadas a partir desta terça-feira (13/03/2012) nas localidades.

Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, a contratação temporária de mais 100 agentes de limpeza vai dar celeridade aos serviços do Mutirão. “Com este reforço na mão de obra iremos concluir as áreas que demandam um maior número de homens, como os bairros Cidade Nova, Baraúnas, Chácara São Cosme e Jardim Acácia”, afirma.

Alexandre Monteiro assegura que na quinta-feira (15/03/2012) haverá limpeza geral nos bairros Irmã Dulce, Capuchinhos e Caseb. “Esperamos que até a Micareta toda a limpeza da parte central da festa e bairros adjacentes esteja concluída”, assegura.

A praça do conjunto Feira VII, informa o secretário, será totalmente recuperada com paisagismo moderno, iluminação eficientizada e colocação de pedras portuguesas novas. Outro equipamento que também está ganhando um novo visual é a Praça João Marinho Falcão, localizada no bairro Chácara São Cosme.

Celebração das Culturas do Sertão em maio

A figura do vaqueiro e a cultura sertaneja estarão em evidência em Feira de Santana no período de 06 a 11 de maio, quando acontece na cidade a “Celebração das Culturas do Sertão”. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT) em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRI).

Nesta segunda-feira (12/03/2012) o secretário municipal Ozeny Moraes discutiu detalhes da realização do evento com representantes da SECULT. Na oportunidade, a SEAGRI assegurou a disponibilização das baias do Parque de Exposição João Martins da Silva para abrigo dos animais. “Este evento vai promover as culturas dos sertões, valorizando a figura do vaqueiro, uma das mais importantes do sertão nordestino”, destaca o secretário.

“Celebração das Culturas do Sertão” terá início no dia 05 de maio em Salvador. A solenidade de abertura será realizada no Teatro Castro Alves. A partir do dia 06 de maio as atividades acontecem no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana. A programação será aberta com desfile de vaqueiros e aboiadores pelas ruas da cidade.

Para atrair os vaqueiros da região, o coordenador do Núcleo do Sertão da SECULT, Washington Queiroz, informou que vai pleitear a disponibilização de transporte para animais e vaqueiros. “Estamos concluindo a programação, mas adiantamos que já temos importantes nomes confirmados, como Ariano Suassuna, para abrilhantar ainda mais o evento”, complementa.

Já está confirmada a realização da exposição fotográfica “Imagens de Vaqueiros” e lançamento do filme “Ritos de Passagem” do cineasta e artista plástico Chico Liberato. Também estão previstos lançamento de livros, CDs, encontro de repentistas, sambadores, sanfoneiros e violeiros na arena do Amélio Amorim, além de palestras, rodas de conversa, apresentações musicais, encontro de estudos sobre Culturas dos Sertões, dentre outros.

Inaugurada Fábrica de Defumados

Com uma capacidade de produção inicial de 500 espetinhos e 100 quilos de linguiça toscana, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (12 /03/2012) a Fábrica de Defumados Embutidos Ivone Magalhães, no conjunto George Américo. A iniciativa do Programa de Associados de Geração de Renda (PAGER) já beneficia 10 famílias do bairro.

O equipamento que funciona na rua F-1 foi entregue oficialmente pelo prefeito Tarcízio Pimenta à comunidade. As dez pessoas que atuam na fábrica foram capacitadas através de uma parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

O programa que é executado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, também garante suporte financeiro e qualificação de mão de obra especializada, contribuindo para geração de trabalho e melhoria da qualidade de vida.

A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, lembrou que a fábrica de defumados é uma ação inédita dentro do programa em Feira de Santana. “Os produtos que já estão sendo produzidos aqui são de bastante qualidade e irá abastecer tanto os comerciantes da região, como também será vendido para a comunidade, através de carrinhos”, explicou.

A diretora do Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social, Ivone Magalhães, que dá nome à fábrica, ressaltou o sentimento diante da homenagem. “Fazer parte de um programa como o PAGER engrandece qualquer ser humano. E ser homenageada desta forma me deixa muito lisonjeada, mas também aumenta ainda mais a minha responsabilidade com todas as pessoas envolvidas nesse projeto”, salientou.

Para Diego Campos dos Santos, um dos jovens capacitados para atuar na fábrica, a oportunidade dada pelo PAGER está sendo muito importante em sua vida. “Hoje já tenho uma profissão, um emprego, e busco agora continuar trabalhando e crescer profissionalmente. Foi uma oportunidade que caiu do céu”, avaliou.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância da iniciativa para a comunidade do George Américo e também ressaltou a justa homenagem à funcionária Ivone Magalhães. “O governo deve reconhecer as pessoas que trabalham, que se dedicam e contribuem para o desenvolvimento”, finalizou.

Iniciado recapeamento na Avenida João Durval

Após 25 anos, o trecho da Avenida João Durval Carneiro, situado entre a Escola Ana Brandoa e a avenida Presidente Dutra, ganhará um novo asfalto. O serviço de recapeamento foi autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta segunda-feira (12/03/2012). De imediato, a fresadora iniciou a remoção do asfalto antigo da via.

O serviço está sendo executado pela empresa Mazza Engenharia, vencedora de licitação pública promovida pelo Município. Estão sendo implantados nos dois sentidos da via 3.600 metros de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). O prazo para conclusão é de 90 dias. O investimento está orçado em R$ 1,1 milhão e é resultado de emenda do deputado federal Jairo Carneiro.

Ao autorizar o serviço, o prefeito Tarcízio Pimenta lembrou que a obra era um plano traçado desde o início da gestão. “Essa é uma área crítica da cidade. Sempre que chove surgem muitas crateras e esse piso não suportava mais tanta operação tapa buracos. É um asfalto antigo, que já tem mais de duas décadas, e agora vamos recuperar totalmente esta via”, frisou.

Tarcízio revelou ainda o desejo em executar a segunda etapa do projeto, que seria o recapeamento asfáltico do trecho da Avenida João Durval Carneiro situado entre a avenida Presidente Dutra e a avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno). “Já fizemos esse serviço na Getúlio Vargas, na Avenida Maria Quitéria e agora na João Durval”, enumerou Tarcízio.

O ex-deputado federal Jairo Carneiro também acompanhou o início das obras. “Sinto uma grande alegria, enquanto feirense, em contribuir com obras para a cidade e com o trabalho do prefeito Tarcízio Pimenta. A avenida João Durval é uma das mais importantes vias do município e essa obra irá melhorar a vida de muitas pessoas”, considerou.
Também estiveram presentes no início da obra os vereadores Ailton Rios, José Messias, Roque Pereira, Alcione Cedraz e David Neto, além de secretários municipais, membros da equipe de governo e comunidade local.

Contratação imediata de intérprete de libras

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana irá contratar, em regime especial, cinco intérpretes de libras (Língua Brasileira de Sinais) para atuar na rede municipal de ensino. A contratação foi reivindicada por uma comissão composta por mães de alunos com deficiência auditiva durante uma audiência com o prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta segunda-feira (12/03/2012).

O prefeito ressaltou a preocupação do Governo Municipal em proporcionar a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais, além do investimento na qualidade da educação. “É muito válida essa iniciativa das mães dos alunos em lutar por melhorias. E nós vamos fazer a nossa parte. Vamos contratar de forma imediata esses profissionais e assegurar o direito desses estudantes”, salientou Tarcízio.

O prefeito lembrou ainda que após o concurso público, que será realizado no dia 25, novos intérpretes serão incorporados ao serviço público municipal. “Aqueles que lograrem êxito no concurso serão chamados de imediato, de forma a equacionarmos essa questão”, frisou.

Para Ivanilda Souza, mãe de um aluno da 5ª série da Escola Municipal Joselito Amorim, o resultado da reunião foi bastante positivo. “O prefeito foi sensível a nossa causa e nos deu o posicionamento que queríamos. Só nós sabemos o quanto os nossos filhos sofrem com essa situação”, pontuou.

A dona de casa Deusa Barbosa, mãe de um aluno da 8ª série da Escola Joselito Amorim, também lembrou as dificuldades enfrentadas pelos deficientes auditivos em sala de aula. “Era uma situação constrangedora para os nossos filhos. Eles chegavam em casa tristes, por estar em sala de aula e não aprender nada”, observou.

Pinta Lá anuncia atrações para Micareta

O Bloco Pinta Lá, que completa 18 anos na Micareta de Feira de Santana, vai levar muita animação ao circuito Maneca Ferreira durante três dias da festa. Este ano, o bloco dos servidores públicos presta homenagem ao escritor baiano Jorge Amado.

Na sexta-feira (20/03/2012) Flavinho e Os Barões comandam a folia no circuito Maneca Ferreira. A banda Chicana vai trazer o melhor do axé para a avenida no sábado (21/03/2012), terceiro dia oficial da folia momesca. No domingo (22/03/2012), será a vez da banda de pagode É o Tchan repetir a dose de alegria na Micareta 2012.

O presidente do bloco, Nivaldo Moraes Filho, acredita que esta será a melhor Micareta dos últimos anos. “Os preparativos estão a todo vapor e as nossas expectativas são as melhores possíveis. A festa este ano será animada por grandes atrações, em especial as contratadas para arrastar o folião pipoca”, afirma.

O Bloco Pinta Lá, como destaca Nivaldo Filho, desfila com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana fazendo a alegria dos funcionários públicos, convidados, profissionais da imprensa e patrocinadores. “Os abadas não são vendidos. Não temos interesses financeiros, o nosso compromisso é com a diversão e confraternização dos servidores públicos”, ressalta.

Capacitação sobre Catapora nas escolas

Com o intuito de capacitar diretores e professores das unidades da rede municipal de educação, além de funcionários e pais de alunos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai desenvolver o projeto Vigilância Epidemiológica da Varicela (catapora) nas escolas municipais. O trabalho de caráter educativo foi planejado levando em consideração que as crianças são as principais vítimas da doença e, por isso, as instituições podem se tornar fontes notificadoras.

Dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VIEP) revelam que nos dois últimos anos o número de casos em Feira de Santana vem aumentando de forma expressiva. Em 2010, foram registrados 427 casos da doença, enquanto que em 2011 foram confirmados 709 casos, sendo que deste total 505 vítimas foram menores de 15 anos.

De acordo com a enfermeira referência em Varicela da Viep, Marizete Aguiar Alves, a vacina contra a doença não faz parte do calendário de imunização. “O Ministério da Saúde só disponibiliza a vacina em casos especiais, como epidemias. Daí a importância de se adotar cuidados para evitar a transmissão da catapora, principalmente entre as crianças”, salienta, acrescentando que “a transmissão ocorre de pessoa para pessoa através de secreção respiratória (gotículas de saliva, espirro e tosse)”.

Marizete Alves informa que a primeira capacitação será voltada aos professores e diretores e, posteriormente, aos funcionários e pais de alunos. “No primeiro momento vamos realizar oficinas pedagógicas, com trabalhos de grupo. Dando continuidade ao trabalho, vamos abordar o assunto de forma diferenciada com pais e demais funcionários das instituições. Nem todos percebem que há a necessidade de manter a criança isolada, afastada da escola por um período de 10 a 15 dias, para que os colegas de sala não adquiram a doença também”, ressalta.

Entre os primeiros sintomas da catapora, considerada uma infecção viral aguda contagiosa, estão febre baixa, dor de cabeça e vômito. A pessoa infectada apresenta também manchas avermelhadas na pele que podem evoluir para erupções. O cronograma das ações, com a data da primeira capacitação, ainda será definido.

Momento de fé e agradecimento em Tiquaruçu

A comunidade do distrito de Tiquruçu se reuniu neste domingo (10/03/2012) para agradecer a Deus por mais uma edição da Cavalgada ao Luar, que já se tornou tradição na localidade. O evento foi encerrado com uma missa em Ação de Graças na Igreja de São Vicente. A Cavalgada, realizada na noite de sábado (09/03/2012) com o apoio da Prefeitura Municipal, contou com a participação de 300 cavaleiros.

De acordo com o organizador do evento, Antônio Assunção, o evento atraiu pessoas da comunidade e região vizinha. “Além da cavalgada, também tivemos apresentação de bandas de forró. O público estava animado. Foi uma festa bonita e encerramos com a celebração, para agradecer a Deus por mais essa conquista”, destaca.

A terceira edição da Cavalgada ao Luar de Tiquaruçu, como informa Assunção, será realizada no dia 30 de março de 2013. “A Cavalgada está crescendo e já estamos pensando na terceira edição para atrair ainda mais cavaleiros e animar o povo da regiçao”, afirma.

Comerciantes e motoristas ansiosos por pavimentação

O Governo Municipal dará início nesta segunda-feira (12/03/2012) à primeira etapa da obra de recapeamento asfáltico da avenida João Durval Carneiro. Os serviços vão contemplar, inicialmente, o trecho entre a Escola Municipal Ana Brandoa até a avenida Presidente Dutra. A intervenção, anunciada pelo prefeito Tarcízio Pimenta no dia 08 de março, gerou satisfação e ansiedade entre comerciantes instalados no local e motoristas que trafegam pela via.

A melhoria, como destaca o mecânico Gleidson Andrade, vai garantir mais segurança aos motoristas prevenindo, ainda, danos causados aos veículos pelos buracos existentes na avenida. “O movimento de carros e motos na João Durval é muito intenso. As operações tapa buraco já não surtem mais efeito, é preciso mesmo fazer o recapeamento, dar um asfalto novo e proporcionar mais conforto e, claro, segurança a todos”, destaca.

O vendedor Edson Lima Junior disse que está ansioso para ver a avenida de cara nova. “Aqui praticamente surge um buraco por hora. Em alguns trechos a sensação é de que estamos transitando por uma estrada de chão, de tanto que o carro trepida. O asfalto apresenta algumas irregularidades e precisa ser nivelado, principalmente nas proximidades do condomínio Parque Cajueiro”, afirma.

O entregador de botijão de gás, Américo Souza, elogiou a iniciativa do Governo Municipal. “Uma avenida como esta, extensa, com movimento intenso de carros, precisa oferecer boas condições para os motoristas. Os botijões balançam tanto quando passo por alguns lugares esburacados da João Durval que parece que vão cair do reboque”, conta.

Semana de entrega de obras termina no Liberdade

A Prefeitura de Feira de Santana tem atendido vários bairros do município com pavimentação a paralelepípedo e Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). Só nas duas últimas semanas foram contemplados os moradores do Campo Limpo, Tomba, Sítio Novo, 35º BI e Pampalona, além da Praça 2 de Julho, na Barroquinha, totalmente recuperada. Para encerrar a maratona de obras nesta semana, o Governo Municipal entregou na noite desta sexta-feira (09/03/2012) as ruas Jerusalém e Cachoeira de Goiás, localizadas no conjunto Liberdade, totalmente pavimentadas.

Moradora local há mais de 20 anos, a cozinheira Nerizélia dos Santos relembra as dificuldades antes do calçamento. “Era um sofrimento quando chovia, fazia sol. A gente sempre pedia a obra aos governantes, mas só conseguimos agora. Nossa rua ficou mais limpa e até mais bonita”, comemora. A dona de casa Djanira Ramos também compartilha a alegria da vizinha. “Estou feliz em ver nossa rua calçada. É uma grande satisfação para todos nós”, declara.

Visando atender os moradores do conjunto e oferecer melhores condições de saúde à comunidade, o prefeito Tarcízio Pimenta anunciou a pavimentação de mais duas ruas do conjunto, nesta noite. As próximas vias públicas a serem calçadas pela Prefeitura de Feira de Santana serão a Estrela Dalva e Cachoeira do Sol.

“Estamos fazendo o que é possível para melhorar a qualidade da nossa cidade. Por isso, vamos voltar às estas outras duas ruas nos próximos dias para entregá-las totalmente calçadas”, assegurou.

Ao acompanhar as novas condições das ruas Jerusalém e Cachoeira de Goiás, o vereador Ailton Araújo destacou que hoje o conjunto vive uma nova realidade. “Quem ganha com isso é o povo”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Francisco Neto, também destacou sua satisfação com o trabalho executado.

“Tenho certeza que o Governo Municipal vai fazer muito mais pelo povo da periferia”, comenta. O vereador Alcione Cedraz, por sua vez, ressaltou que a Prefeitura não para de entregar obras diariamente. “Queremos que o prefeito prossiga fazendo este trabalho”, disse.

Na segunda-feira (12/03/2012) o prefeito Tarcízio Pimenta autoriza o recapeamento da avenida João Durval, o trecho entre a Praça Áureo Filho e a avenida Presidente Dutra. O ato também contou com a presença do vereador José Marques de Messias e secretários municipais Carlos Alberto Firpo (Desenvolvimento Urbano); José Marcone de Souza (Planejamento); e Fabrício Almeida (Comunicação Social).

Combate ao tráfico de drogas na Praça do Tropeiro

A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar desencadearam nesta sexta-feira (09/03/2012) uma operação preventiva visando coibir o tráfico e consumo de drogas na Praça do Tropeiro. A ação conjunta resultou na apreensão de uma arma branca (faca). Durante a ação foram realizadas abordagens a pedestres e em ônibus que fazem linha para a zona rural.

O comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves, considerou positivo o resultado da operação. “Esta ação representa a integração das forças de segurança para garantir a paz, a tranquilidade e a segurança da população de Feira de Santana. Essa é uma região por onde transitam muitas pessoas, é ponto de embarque e desembarque de passageiros da zona rural, então, o nosso objetivo é coibir o tráfico de drogas para a sede e distritos”, explica.

De acordo com o tenente Quintela, da 64º CPM, serão realizadas operações frequentes no local. “Esta é uma ação preventiva e vamos torná-la rotineira para coibir a prática de delitos e tráfico de drogas na região. Contamos com o apoio de três viaturas da PM e três da Guarda Municipal”, informa.

A comerciante Estelita Silva aprovou o trabalho das forças de segurança. “Infelizmente essa área tem servido de ponto de venda e de uso de drogas. Muitos comerciantes, como eu, sentem medo de permanecer aqui depois das seis da tarde. Eu acredito que se a polícia e a Guarda realizarem esse trabalho com mais frequência, abordando as pessoas suspeitas e os ônibus que chegam e saem para os distritos, com certeza, vamos ter mais paz e, quem sabe ter mais segurança para deixar nosso comércio aberto até mais tarde”, afirma.

Preço dos produtos da Semana Santa

Peixe, camarão seco, azeite de dendê, castanha, amendoim. Estes são alguns dos produtos mais procurados pelo consumidor durante a Semana Santa. Visando este período, o Núcleo de Informações e Pesquisas Econômicas e Sociais (NIPES), da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SECEL), realizou uma pesquisa de preço dos tradicionais itens consumidos no período.

A cotação foi realizada após visitas aos supermercados Bom Preço, J Santos, G Barbosa e Centro de Abastecimento, entre os dias 5 e 6 de março. Foram observados apenas produtos típicos da Semana Santa.

O litro do camarão seco pode ser encontrado no Centro de Abastecimento por R$ 6. Já nos supermercados a porção com 50 gramas sofre variação de R$ 2,69 no J Santos, e de até R$ 4,48 no Bom Preço. O azeite de dendê, outro item fundamental no preparo dos alimentos tradicionais do período é comercializado no entreposto comercial por R$5, enquanto nos supermercados, um vidro contendo 200 gramas é vendido com preços que vão de R$ 1,79 a R$ 4,89. O supermercado com menor valor é o J Santos, enquanto o G Barbosa é o mais caro.

Dos mais variados tipos e tamanhos, os peixes podem ser encontrados com grande variação de preços. O supermercado Bom Preço comercializa o quilo do peixe vermelho com o menor valor, por R$ 13,90, enquanto o mesmo produto é vendido por R$ 16,90 no G Barbosa e R$ 18 no Centro de Abastecimento.

Para o consumidor que busca economizar sem perder a tradição, uma boa opção é o peixe corvina que é vendido por R$8, o quilo, no Centro de Abastecimento e nos supermercados, com pequena diferença de preço, varia de R$ 8,47 a R$ 8,96.

Os supermercados Bom Preço e G Barbosa apresentam pequena variação de preço no quilo do bacalhau. O item é encontrado por R$ 17,98 e R$ 17,99, respectivamente. No Centro de Abastecimento o mesmo é encontrado por R$ 20 e no J Santos está custando R$ 24,80.

Produtos como amendoim e castanha também são muito procurados nesta época do ano. A porção com 100 gramas do amendoim torrado sofre variação de R$ 1,89 até R$ 3,45, no J Santos. No Centro de Abastecimento o item é vendido no litro por R$ 5. No entreposto comercial, a castanha é encontrada de R$ 12 a R$ 15, o litro. Nos supermercados a porção de 150 gramas varia de R$ 4,19, no J Santos, e R$ 14,25 no Bom Preço.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109760 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]