Prefeitura de Feira de Santana inicia semana de entrega de obras. Confira notícias

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Prefeitura de Feira de Santana, através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e Educação (SEDUC), vai dar início a mais uma semana de entrega de obras. A primeira via pública a ser entregue pelo prefeito Tarcízio Pimenta totalmente pavimentada a paralelepípedo é a Martins Sena, localizada no bairro Tomba, nesta terça-feira (06/03/2012), às 19h.

O cronograma também inclui a entrega das ruas Piratuba, João Filho e Travessa Piratuba, situadas no bairro Campo Limpo. Ambas as vias públicas serão inauguradas nesta quarta-feira (07/03/2012), às 19h, completamente calçadas pelo Governo Municipal com Recursos Próprios.

Na quinta-feira (08/03/2012) a Prefeitura de Feira de Santana entrega, ainda, a Escola Professora Maria José Dantas, totalmente recuperada e o kit de material escolar, às 7h30. A unidade de ensino está situada no bairro Caseb. No mesmo dia acontece a inauguração da rua Possidônio Barreto, localizada no Tomba, às 19h.

Para encerrar o cronograma da semana, o prefeito reentrega a Escola Judith Alencar Marinho, localizada no bairro Campo Limpo, às 7h30, e o kit de material escolar. À noite, às 19h, acontece a inauguração das ruas Jerusalém e Cachoeira de Goiás, localizadas no bairro Liberdade.

Seminário da Guarda Municipal nos dias 29 e 30

A Guarda Civil Municipal estará promovendo o I Seminário de Segurança Pública da Região Metropolitana de Feira de Santana nos dias 29 e 30 deste mês, no auditório da Igreja Batista Central, localizada na Avenida Getúlio Vargas. O encontro faz parte das comemorações pelos 119 anos de criação da instituição no Município, que será celebrado no dia 25 de março. As atividades vão acontecer das 8h às 17 horas.

O tema do encontro é “O Fortalecimento da Guarda Municipal e sua Integração na Segurança Pública”. Na ocasião serão apresentados os serviços da guarda municipal e o papel que desenvolve na sociedade. Já estão confirmadas as presenças do inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, da Guarda Municipal de Curitiba, no Paraná; e o guarda civil Maurício Donizete Maciel, da cidade de Varginha, Minas Gerais.

O Seminário é destinado para as pessoas e órgãos ligados à Segurança Pública, entidades de classe, guardas municipais e a comunidade em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Feira de Santana, através do endereço eletrônico www.feiradesantana.ba.gov.br. Preencher o formulário de inscrição com as informações necessárias e encaminhar o documento para o e-mail: [email protected]

Em Feira de Santana, a guarda municipal obteve diversas conquistas nos últimos três anos, a exemplo da aprovação do Estatuto e aquisição de equipamentos, como coletes balísticos, detectores de metais, fardamentos, capacetes, novas viaturas e motocicletas e, mais recentemente, o hino. A categoria tem contribuído no policiamento comunitário, preservando o patrimônio público municipal e auxiliando as polícias civil e militar no combate à criminalidade.

O presidente da Associação dos Guardas Municipais, Israel Santana, observa que hoje a categoria tem passado por uma evolução dos seus serviços. Ele considera que a imagem do guarda municipal como porteiro de colégios, postos de saúde e secretarias municipais foi deixada para trás. “Atualmente estamos dando maior apoio a sociedade, trabalhando de forma ostensiva”, diz. Ele acrescenta que Guarda Civil Municipal, atualmente, conta com 180 prepostos, entre homens e mulheres.

Procon apresenta queixas a Anatel

As empresas de telefonia estão entre os principais alvos de reclamações na Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON-FSA). A situação foi discutida em uma reunião na manhã desta segunda-feira (05/03/2012) entre o superintendente do PROCON, Rafael Pinto Cordeiro, e representantes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O encontro atendeu a um ofício emitido pelo órgão municipal no dia 23 de fevereiro, informando a Anatel o descumprimento do Código de Defesa do Consumidor por parte das empresas de telefonia. Durante reunião, o superintendente do PROCON apresentou ao gerente regional da Anatel, Fernando A. Ornellas de Almeida, e ao assessor técnico, José Mauro Costa Rodrigues, as queixas referentes às empresas prestadoras de serviço de telefonia.

Segundo Rafael Cordeiro, as principais reclamações são em relação ao atendimento. “Os consumidores esperam muito tempo para serem atendidos. Alguns esperam por até meia hora para conseguir atendimento para solicitar serviços ou cancelamento”, informou.

O superintendente avaliou positivamente o encontro. “Também relembramos a obrigação das concessionárias de telefonia em emitir o recibo de quitação de débitos do consumidor, assim como as demais prestadoras de serviço”, pontuou.

Extensão de rede de água para zona rural

Mais famílias da zona rural de Feira de Santana serão contempladas com água tratada. A melhoria será viabilizada através de convênios que serão celebrados ainda este mês pela Prefeitura de Feira de Santana e Governo do Estado, através da Embasa. O assunto foi discutido nesta segunda-feira (05/03/2012) pelo prefeito Tarcízio Pimenta e o presidente da estatal, Abelardo de Oliveira, em Salvador.

Também estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, deputado estadual José Neto e o diretor de Operação e Expansão da Embasa – Norte, Eduardo Araújo. O gestor municipal solicitou a celebração de dois novos convênios para execução do Projeto de Ampliação do Sistema Integrado de Água, localizado no distrito de João Durval Carneiro (Ipuaçu). O projeto vai beneficiar 1.500 famílias.

“O projeto foi encaminhado à matriz da Embasa há um ano, estudado e viabilizado tecnicamente pelo Núcleo Regional da Embasa em Feira de Santana”, destaca o prefeito Tarcízio Pimenta. O outro convênio discutido refere-se à extensão do reforço de rede que vai levar água para a localidade de Caboronga, no distrito de Bonfim de Feira. De acordo com o secretário Ozeny Moraes, serão beneficiadas 120 famílias.

“A comunidade já tem sistema com ligações domiciliares. As residências antes eram abastecidas por um poço artesiano, que baixou a vazão deixando mais de 80% dos domicílios desabastecidos”, informa. Os convênios, como destaca o prefeito de Feira de Santana, vão contribuir para amenizar o sofrimento das comunidades rurais provocado pelos longos períodos de estiagem.

“Estas são providências urgentes no sentido de minimizar os problemas enfrentados pelas comunidades rurais em consequência da absoluta falta de água, tanto para o abastecimento pessoal quanto para sobrevivência dos animais e produção agrícola”, ressalta. O presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira, se comprometeu a agilizar os estudos e celebrar ainda neste mês os convênios.

“A Embasa tem o maior interesse em executar estes projetos e levar água tratada para estas famílias da zona rural. Vamos dar prioridade a estes projetos e agilizar. Temos sido parceiros de Feira de Santana, que hoje é sede de Região Metropolitana”, destaca.

Os resultados da parceria entre os governos Municipal e Estadual foram pontuados pelo deputado estadual José Neto. “Já contabilizamos mais de duas mil famílias contempladas com água tratada, fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Feira de Santana. Estas ações devem ser continuadas”, afirma.

Professores aprovam kit de material escolar

A rede municipal de Educação tem recebido atenção especial do Governo Municipal. Além de investimentos em infraestrutura, equipamentos, capacitação e reajuste salarial para professores, a Prefeitura está distribuindo kits de fardamento e, pela primeira vez, material escolar para todos os alunos da rede.

A iniciativa, como avaliam os professores do Município, vai contribuir significativamente para a melhoria da qualidade do ensino, uma vez que os alunos se sentirão mais estimulados e valorizados.

“Muitos estudantes não têm condições de adquirir, sequer, o lápis e o caderno para as atividades escolares. É importante que os alunos mais carentes se sintam motivados a comparecer à escola e buscar na Educação um futuro melhor”, afirma a professora do Ensino Fundamental Maria Gorete Lima Carvalho.

A professora de informática educativa destaca a necessidade de parceria com os pais para conservação do material escolar. “A distribuição do material escolar vai, sem dúvida, auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos. E, para garantir a durabilidade do material, estamos convocando os pais a serem parceiros da escola, conscientizando seus filhos da importância de não danificar o material”, informa.

A vice-diretora do Colégio Municipal Ana Brandoa, Elisângela da Silva Ribeiro, elogiou a iniciativa do Governo Municipal. “A Educação é à base da formação social do cidadão. É preciso oferecer boas condições de ensino, estimular os estudantes. A entrega de fardamento e material escolar, além de poupar os pais de gastos, faz os alunos se sentirem valorizados e, ainda, permite que os professores desenvolvam um trabalho mais centrado dentro de sua disciplina”, avalia.

Campanhas de vacinação programadas para 2012

As datas de realização das campanhas nacionais de vacinação para 2012 já foram definidas pelo Ministério da Saúde. Conforme prevê o calendário de vacinação, a primeira será contra a Influenza e ocorrerá no período de 05 a 25 de maio.

A segunda mobilização através de campanha nacional será contra a Poliomielite, para menores de cinco anos, e acontecerá no período de 16 junho a 6 de julho. O Ministério da Saúde também estipula o período para atualização do esquema vacinal para os menores de cinco anos de idade, que deverá ser realizada de 18 a 24 de agosto.

Embora as campanhas nacionais de vacinação sejam válidas, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VIEP), da Secretaria Municipal de Saúde, Janice Estrela, lembra que não é apenas nos períodos estipulados pelas campanhas que se deve buscar a imunização e chama a atenção dos adultos que negligenciam a própria saúde, e deixam de se vacinar.

“Assim como as crianças, os adultos também devem manter atualizado o cartão de vacinação. A imunização de qualquer indivíduo somente é garantida com a vacinação, pois a dose leva ao organismo uma pequena quantidade de vírus ou bactérias, fazendo com que o corpo reaja sobre os mesmos, não deixando que se proliferem e causem as doenças”, explica.

Janice Estrela observa que várias vacinas de rotina do calendário básico de vacinação, destinadas a crianças e adultos, podem ser encontradas nas unidades da rede municipal de saúde. “Doses como BCG (contra tuberculose e hanseníase), Hepatite B, Poliomielite (contra paralisia infantil), Meningite C, Tríplice Viral, DTP (contra difteria, tétano e coqueluche), Febre Amarela, dentre outras, são disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde e postos do Programa de Saúde da Família (PSF)”, ressalta.

Água encanada em povoados de Jaguara

Moradores dos povoados de Barra, Olaria e Falhado, todos localizados no distrito de Jaguara, já vivem as expectativas de terem água encanada nas residências. A possibilidade de usufruírem deste bem em suas casas foi anunciada pelo prefeito Tarcízio Pimenta no último sábado (03/03/2012), durante entrega da pavimentação da via que dá acesso à sede do povoado de Barra.

A extensão da rede de água nas localidades do distrito é uma das pautas da reunião que acontece nesta segunda-feira (05/03/2012), às 11h, na unidade da Embasa em Salvador. O secretário municipal de Agricultura, Ozeny Moraes, vai discutir o assunto com o presidente da empresa, Abelardo Oliveira.

Segundo Ozeny Moraes, o Governo Municipal e a Embasa vão realizar um estudo de viabilidade para analisar se há condições favoráveis para a extensão da rede de água nos três povoados. “Acreditamos que é possível sim levar água encanada para as famílias que residem nestes povoados. A adutora de água do distrito de São João, pertencente ao município de Candeal, passa aqui próximo, distante apenas 11 km”, revelou.

Ainda de acordo com o secretário, a aprovação da proposta vai beneficiar 80 famílias, representando aproximadamente 400 pessoas. “Estamos torcendo para que dê tudo certo, porque reconhecemos as dificuldades que os moradores enfrentam, principalmente no verão. O poço artesiano do povoado de Barra não é suficiente para suprir as necessidades, a oferta é pequena em relação à demanda. A Prefeitura faz a sua parte disponibilizando carros pipas”, acrescentou Ozeny Moraes.

Para o balconista Raimundo de Jesus, 32 anos, que mora desde a infância no povoado de Barra, a expectativa em contar com água encanada em casa é grande. “Este anúncio nos alegra muito, porque nossa situação tem se complicado a cada dia. Vamos ser otimistas e aguardar. Como há boa vontade do Governo Municipal, tudo é possível”, declarou.

Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Discutir políticas públicas em prol da criança e do adolescente é o principal objetivo da Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece nesta terça-feira (07/03/2012) e quarta-feira (08/03/2012), no Centro de Cultura Maestro Miro. O evento contará com a participação de representantes de 17 cidades pertencentes ao Portal do Sertão.

A abertura da Conferência está prevista para as 9 horas. A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, ressalta que Feira de Santana é destaque no atendimento a criança e ao adolescente. “O Município é referência para as demais cidades, no que diz respeito à inserção e valorização da criança e do adolescente”, afirma.

Maria Régis Ferreira, conselheira e secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDC), destaca que as discussões serão uma continuação da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ocorrida em setembro de 2011.

“Serão cinco eixos de discussões, que já foram iniciados durante o evento realizado a nível municipal. Agora, a discussão do tema se amplia a nível regional, além de ser uma maneira de formular propostas a serem levadas para o debate a nível estadual”, pontua.

SESP fiscaliza terrenos baldios após denúncias

Atendendo às solicitações da comunidade através da Central Disque Denúncia (CDD) 156, a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) tem identificado e notificado proprietários de terrenos baldios abandonados no Município. De janeiro a fevereiro deste ano já foram emitidas 11 multas por infração, enquanto que em 2011 foram 55.

A ação visa cumprir o que determina as Leis Municipais de nº 3.245/2011 e nº 1.613/92 que tratam de terrenos abandonados e descarte irregular de lixo e entulhos, respectivamente. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, as fiscalizações serão intensificadas para evitar que terrenos baldios sirvam de pontos para acúmulo de lixo e entulho.

“A existência de resíduos sólidos em terrenos baldios têm sido um dos grandes problemas para manter a limpeza pública regular. O descaso e abandono de terrenos baldios são algumas das principais queixas registradas pela Central 156”, afirma.

A coordenadora de fiscalização da Sesp, Danusa Luna, informa que a partir das denúncias já foram identificados terrenos baldios localizados nos bairros Parque Ipê, Tomba, conjunto Feira VII, Sobradinho, Campo Limpo, George Américo e Santa Mônica II. “O valor da multa é de um salário mínimo (R$ 622)”, diz.

Caso o terreno apresente sujeira e não seja murado o valor será duplicado (dois salários mínimos). Se apresentar sujeira, ausência de muro e de passeio o valor será triplicado (três salários mínimos). “Se houver persistência na situação, após três anos, a Prefeitura poderá incorporar o imóvel ao patrimônio público”, explica.

De acordo com a Lei Municipal 3.245, que entrou em vigor no mês de setembro de 2011, é obrigação dos proprietários conservarem muros, passeios, além de garantir a limpeza de terrenos da zona urbana do município de Feira de Santana.

Já os artigos 101 e 106 da Lei Municipal 1613/92 asseguram que é de competência exclusiva dos proprietários ou inquilinos a remoção de resíduos de fábricas e oficinas, restos de materiais de construção, entulhos provenientes de demolições e outros resíduos de casas comerciais. A medida visa manter a higienização das habitações e terrenos.

Cavalgada em Socorro atrai vaqueiros da região

A 7ª Cavalgada da Fazenda Riacho, realizada na manhã deste domingo (04/03/2012) no povoado de Socorro, distrito de Tiquaruçu, atraiu vaqueiros de muitas localidades e mostrou que a tradição ainda é forte na região. Antes do início da cavalgada, que teve saída na Fazenda Mãe Isabel, vaqueiros ecoaram o som do berrante, como determina a tradição, e prosseguiram em direção a Fazenda Riacho.

De acordo com o organizador do evento e presidente do grupo de cavaleiros Espora de Ouro, Manoel Ferreira Santana, conhecido popularmente como “Nequinha”, a cavalgada contou com a participação de cinco grupos de vaqueiros. “Do município de Santanópolis vieram os grupos “Enchendo e Derramando” e “Galope”; de Tiquaruçu participam “Espora de Ouro”, de Alecrim Miúdo o grupo “Sem Parea” e da Matinha “União do Tupi”, informa.

O prefeito Tarcízio Pimenta prestigiou a cavalgada e parabenizou todos os grupos de cavaleiros e participantes do evento. “Ficamos felizes quando vemos uma festa bonita como essa, que ajuda a manter viva a tradição da cavalgada e, consequentemente, a cultura de nosso povo”, ressaltou.

A 7ª Cavalgada teve o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), que cedeu toda a estrutura necessária para o evento acontecer, como palco, som e contratação das atrações Val e Neilton e Tânia Alvez, que vão animar o público após a cavalgada e leilão.

Olhos d’Água da Moça terá equipamentos reformados

A comunidade de Olhos d’Água da Moça, distrito de Matinha, será contemplada com duas importantes obras dentro em breve. A Prefeitura de Feira de Santana vai promover a reforma da Escola Municipal Crispiniano da Silva e a recuperação da praça da localidade.

O anúncio das intervenções nos dois equipamentos públicos foi feito pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã deste domingo (04/03/2012), durante visita a localidade, e atende às reivindicações dos moradores. “A comunidade anseia por essas obras e o Governo Municipal vai cumprir com o seu papel promovendo essas melhorias”, afirmou Tarcízio Pimenta.

Para o morador Nelson Fiúza, a promessa feita pelo prefeito será cumprida de imediato. “Apresentamos nossas reivindicações e o prefeito garantiu que elas serão atendidas. Acreditamos que nos próximos dias já poderemos ver os serviços serem iniciados. A comunidade de Olhos d’Água da Moça vai comemorar bastante com a entrega dessas obras, porque refletem o desejo de todos”, ressalta.

Tarcízio Pimenta esteve na localidade acompanhado do secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, e do vereador David Neto.

Fiéis católicos participam da Caminhada do Perdão

Milhares de católicos de Feira de Santana participaram na manhã deste domingo (04/03/2012) da I Caminhada do Perdão. Os fiéis saíram das imediações da Paróquia Santo Antônio, bairro Capuchinhos, percorreram a avenida Getúlio Vargas e seguiram em direção à Paróquia Senhor do Bonfim (Igreja do Cruzeiro), onde o evento foi encerrado com missa campal. Durante o percurso, houve momentos de oração e reflexão.

De acordo com o arcebispo metropolitano dom Itamar Vian, a Caminhada do Perdão é uma das atividades promovidas pela Arquidiocese de Feira de Santana para comemorar o Jubileu de Ouro. “Estamos reunidos para pedir perdão por tudo aquilo que deixamos de fazer ou fizemos errado nestes 50 anos da Arquidiocese. A abertura do ano jubilar se deu na Festa de Senhora Sant’Ana, realizada em julho, e será encerrado em 22 de julho”, explica.

Ainda de acordo com dom Itamar Vian, a discussão do tema perdão é importante porque, infelizmente, muitas pessoas ainda têm dificuldade em perdoar. “Liberar o perdão é difícil para muitos fiéis. Mas precisamos levar nosso povo a se perdoar, a perdoar os outros e a acolher o perdão de Deus. Não podemos viver com rancor e mágoa no coração”, aconselha.

A aposentada Maria da Gama Morais, 76 anos, foi uma dos católicos que fez questão de participar do evento. “Esta é uma oportunidade de convertermos os corações endurecidos. A caminhada representa testemunho de fé para cada participante. É com esta devoção que se gera transformação de vida”, considera.

A Caminhada do Perdão foi prestigiada pelo prefeito Tarcízio Pimenta e primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta. O evento contou com a parceria da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que organizou o tráfego de veículos durante a sua realização.

Cardápio variado no Restaurante Popular

Atendendo às normas do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o Restaurante Popular do Centro de Abastecimento, mantido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), oferece aos consumidores cardápio variado.

As refeições são fornecidas de segunda a sexta-feira, das 11h às 14 horas, por apenas R$ 1,00. Além do almoço, também são servidas sobremesas e sucos. “O cardápio é elaborado por uma nutricionista. As refeições tem boa aprovação entre os consumidores”, destaca o secretário Magno Felzemburgh (SETDEC).

Nesta semana, de 05 a 09 de março, o restaurante vai estar com um cardápio especial e saboroso. Na segunda-feira (05/03/2012) será oferecido salada de macarrão parafuso ao alho e óleo, frango ensopado, isca de fígado acebolado, feijão, arroz, suco de tamarindo e melancia como sobremesa.

O prato principal da terça-feira (06/03/2012) é isca de carne ao molho, acompanhado de feijão, arroz, salada de pepino em rodelas com manga, ovos cozidos, suco de goiaba e nego bom. Na quarta-feira os frequentadores podem saborear espaguete ao molho, toscana acebolada, arroz e feijão. No cardápio tem ainda jardineira de carne com chuchu como opção. Será servido suco de acerola e melão.

Já o cardápio preparado para a quinta-feira (08/03/2012) será composto por: salada de acelga com tomate e abacaxi, cubos de frango ensopado, panqueca mista (opção), arroz, feijão, doce de amendoim e suco de frutas.

Para encerrar a semana o prato principal de sexta-feira (09/03/2012) será a tradicional buchada nordestina. Os consumidores poderão optar, ainda, pela silveirinha de peixe com banana da terra. Será servida farofa de cenoura, feijão, arroz, suco de umbu e gelatina de uva.

Povoado de Barra comemora pavimentação

Foi com muita satisfação e alegria que os moradores do povoado de Barra, distrito de Jaguara, prestigiaram a entrega da pavimentação a paralelepípedo da via que dá acesso a sede do povoado, na noite deste sábado (03/03/2012). A intervenção, promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, através de licitação pública realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), resultou na pavimentação de 200 metros da via pública.

Para o comerciante Hilário de Jesus Ferreira, 46 anos, que mora na localidade desde a infância, a pavimentação chegou em boa hora. “Já estamos notando os benefícios. Agora a poeira diminuiu e não vamos mais sofrer no período de chuvas com a lama. Temos mesmo é que comemorar, pois muitas foram as promessas. Graças a Deus e ao prefeito Tarcízio Pimenta nossa reivindicação foi atendida”, comentou.

Mesmo quem não reside no povoado comemorou com os moradores da Barra as melhorias alcançadas com a pavimentação, como revelou a aposentada Isaura Ferreira de Andrade, 82 anos, que mora em Serra Preta. “Estou muito feliz, assim como todos que moram aqui na Barra. Compartilho essa felicidade também porque Serra Preta fica bem pertinho daqui e sempre utilizamos essa via para chegar até lá”, contou.

Na oportunidade, o prefeito Tarcízio Pimenta ouviu os anseios da comunidade e garantiu que outros serviços no povoado serão comemorados dentro em breve. “A imagem que se tinha da Barra fica para trás a partir de hoje. A pavimentação ainda é pouco diante de tudo o que desejamos oferecer para os moradores deste povoado, que também merecem o respeito da Administração Pública”, frisou, anunciando que a escola que foi desativada será reaberta e que um posto de saúde será construído para atender as necessidades da comunidade.

O vereador David Neto observou a preocupação do Governo Municipal em realizar obras importantes em várias localidades. “Todos os dias venho acompanhando as entregas de obras. Parabenizo o prefeito Tarcízio Pimenta pela atenção especial em atender os anseios das comunidades da sede e zona rural do município. Vamos estreitar os laços com os moradores deste povoado para trazer cada vez mais benefícios”, pontuou.

A entrega da pavimentação do povoado de Barra foi acompanhada também pelo vereador Alcione Cedraz, secretários Fabrício Almeida (Comunicação), Carlos Alberto Firpo (Desenvolvimento Urbano) e Ozeny Moraes (Agricultura e Recursos Hídricos), além do administrador de Jaguara, José Robson de Freitas, e diretor de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), Silvio Moreira.

Povoado de Barra comemora pavimentação

Foi com muita satisfação e alegria que os moradores do povoado de Barra, distrito de Jaguara, prestigiaram a entrega da pavimentação a paralelepípedo da via que dá acesso a sede do povoado, na noite deste sábado (03/03/2012). A intervenção, promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, através de licitação pública realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), resultou na pavimentação de 200 metros da via pública.

Para o comerciante Hilário de Jesus Ferreira, 46 anos, que mora na localidade desde a infância, a pavimentação chegou em boa hora. “Já estamos notando os benefícios. Agora a poeira diminuiu e não vamos mais sofrer no período de chuvas com a lama. Temos mesmo é que comemorar, pois muitas foram as promessas. Graças a Deus e ao prefeito Tarcízio Pimenta nossa reivindicação foi atendida”, comentou.

Mesmo quem não reside no povoado comemorou com os moradores da Barra as melhorias alcançadas com a pavimentação, como revelou a aposentada Isaura Ferreira de Andrade, 82 anos, que mora em Serra Preta. “Estou muito feliz, assim como todos que moram aqui na Barra. Compartilho essa felicidade também porque Serra Preta fica bem pertinho daqui e sempre utilizamos essa via para chegar até lá”, contou.

Na oportunidade, o prefeito Tarcízio Pimenta ouviu os anseios da comunidade e garantiu que outros serviços no povoado serão comemorados dentro em breve. “A imagem que se tinha da Barra fica para trás a partir de hoje. A pavimentação ainda é pouco diante de tudo o que desejamos oferecer para os moradores deste povoado, que também merecem o respeito da Administração Pública”, frisou, anunciando que a escola que foi desativada será reaberta e que um posto de saúde será construído para atender as necessidades da comunidade.

O vereador David Neto observou a preocupação do Governo Municipal em realizar obras importantes em várias localidades. “Todos os dias venho acompanhando as entregas de obras. Parabenizo o prefeito Tarcízio Pimenta pela atenção especial em atender os anseios das comunidades da sede e zona rural do município. Vamos estreitar os laços com os moradores deste povoado para trazer cada vez mais benefícios”, pontuou.

A entrega da pavimentação do povoado de Barra foi acompanhada também pelo vereador Alcione Cedraz, secretários Fabrício Almeida (Comunicação), Carlos Alberto Firpo (Desenvolvimento Urbano) e Ozeny Moraes (Agricultura e Recursos Hídricos), além do administrador de Jaguara, José Robson de Freitas, e diretor de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), Silvio Moreira.

Via de acesso ao IFBa ganha pavimentação

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), está promovendo melhorias em trecho da via que dá acesso ao campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), localizado as margens da BR 324. O empreendimento federal conta com o apoio do Governo Municipal, que fez a doação do terreno para construção do campus.

Na manhã deste sábado (03/03/2012), prepostos da SEDUR executaram serviços de pavimentação asfáltica em cerca de 150 metros da via. A intervenção, prevista para ser concluída ainda hoje, vai resultar também na fixação das placas de meio fio ao longo da via. Além dos serviços empreendidos pela SEDUR, a área onde está instalada a unidade de ensino foi beneficiada recentemente com ações da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), que promoveu a eficientização da iluminação através da instalação de mais dois postes, e limpeza pública.

A execução dos serviços de pavimentação asfáltica foi acompanhada pelo prefeito Tarcízio Pimenta e secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Alberto Firpo. A inauguração do empreendimento federal está prevista para ocorrer na próxima semana. O campus do IFBa vai oferecer os cursos técnicos de Eletrotécnica, Edificações e Informática, nas modalidades Integrada(para alunos que ainda não concluíram o ensino médio) e Subsequente (voltada a estudantes que já terminaram o período escolar), e conta com um total de 300 alunos matriculados.

SMS e CMDI emitem Cartão SUS neste sábado

O primeiro mutirão promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para emissão do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), que acontece até as 17 horas deste sábado (03/03/2012), atraiu um grande número de pessoas para a sede da SMS e Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine.

Para agilizar o atendimento na SMS, onde duas mil senhas foram distribuídas, 19 computadores pertencentes a três setores – Cartão SUS, Divisão de Informação de Saúde (DIS) e Central Municipal de Regulação (CMR), foram utilizados para emitir o documento. Na SMS, algumas pessoas foram acomodadas no auditório, para aguardarem a vez sentadas, enquanto que outras foram conduzidos a CMR e a DIS.

A diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, que acompanhou o desenvolvimento do mutirão durante a manhã, esclarece que o cadastramento vai continuar ocorrendo. “Muitas pessoas estão acreditando que há uma data estipulada como término para a emissão do Cartão SUS, e isso não procede. Os cadastramentos prosseguirão, inclusive em mais de 20 unidades de saúde informatizadas”, explica. Na SMS, as pessoas ficaram acomodadas no auditório.

No CMDI, o atendimento foi organizado através de filas, dando prioridade a idosos. Conforme a administradora da unidade, Ivonilda Euzébio dos Santos, até as 11h foram emitidos 300 cartões. “Estamos organizando da maneira mais viável o atendimento. Antes mesmo do paciente passar pelo portão, um funcionário está verificando se ele tem em mãos todos os documentos necessários para o cadastro”, pontua.

A preocupação da equipe do CMDI em prestar um bom acolhimento foi observada pelo agente de endemias da Funasa, Humberto Falcão, 52 anos. “A equipe está de parabéns por se esforçar em organizar o atendimento e, assim, conseguir dar mais agilidade ao serviço. Fui bem recebido desde o momento em que cheguei aqui e acredito que não vou demorar muito para fazer o cartão. Pelo menos a gente espera sentado, só levanta mesmo quando chega a vez”, comenta.

Climatização no Hospital da Mulher

Todas as enfermarias do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) estão sendo contempladas com sistema de climatização. A iniciativa do Governo Municipal, através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, visa oferecer mais conforto e comodidade as pacientes. Ao todo, serão instalados 59 aparelhos de ar condicionado.

De acordo com o diretor da Fundação Hospitalar, Jair de Jesus, as enfermarias também passarão a contar com televisores dentro em breve. “A climatização já está em fase final. Muitas pacientes não estão enfrentando mais o calor insuportável que fazia dentro das enfermarias. Até mesmo durante a noite, período em que a sensação de clima abafado tende a ser menor, o calor era intenso. A série de melhorias que estamos promovendo buscam oferecer um acolhimento ainda melhor as pacientes”, destaca.

Para a puérpera Luciária Costados Santos, que se deslocou de Santa Bárbara para buscar atendimento no Hospital da Mulher, a climatização foi bem vinda. “Dá para imaginar que o calor que fazia era insuportável, por conta do teto ser em laje. Pelo menos agora se o ar condicionado provocar frio podemos nos enrolar com um cobertor, que tudo estará resolvido. Imagine não conseguir dormir por conta do calor. A ventilação está uma maravilha”, avalia.

Ainda de acordo com Jair de Jesus, cada sala das enfermarias contará com quatro berços em acrílico. “Serão adquiridos 100 berços para atender a maternidade. Estamos buscando o aperfeiçoamento da parte física das enfermarias também através da pintura que está sendo realizada na área externa”, pontua.

Roteiro de coleta de lixo nos distritos

Agentes de Limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) realizam diariamente a coleta domiciliar na zona rural e bairros de Feira de Santana. O recolhimento dos resíduos sólidos é feito no período diurno seguindo uma programação especifica para atender tanto a sede quanto os distritos.

Na segunda-feira a coleta é realizada nos distritos de São José, Matinha, Mantiba, Pé de Serra, e na estrada de Jaíba, Santa Rita, Vila Nemilha, Centro Diocesano, no Papagaio, e Posto Jaguar. Na terça-feira é a vez do distrito de Bonfim de Feira, Corredor dos Araçás, Pousada da Feira BR 116 Sul- Rio Jacuípe, Km 07 BR 116 Sul- Ipuaçu, Vila São José, Galhardo, Posto LS BA 052 (Estrada do Feijão) e Polícia Rodoviária Federal BR 116 Sul.

Na quarta-feira o recolhimento é feito na estrada de Jaíba, Mantiba, Jacu, Candeia Grossa, Alecrim Miúdo, Olhos D Água, Matinha, Santa Rita, Centro Diocesano, no Papagaio, Santa Quitéria, Vila Nemilha, Posto Jaguar BR Norte, São José, Vila de Fátima, Pé de Serra, e estrada do Besouro.

Já na quinta-feira a coleta é realizada na Pousada da Feira BR-116 Sul, Rio do Jacuípe (lado direito e esquerdo da pista – KM 07 BR 116 Sul), Ipuaçu, Vila São José BA 052, Galhardo, Posto LS (estrada do feijão) Jaguara, Morrinho, Bonfim de Feira, e Polícia Rodoviária Federal (BR 116).

Na sexta-feira o recolhimento é feito no distrito de Jaíba, Matinha, Mantiba, São José, Pé de Serra, Corredor dos Araçás, estrada do Aeroporto, Olhos D Água, Santa Rita, Centro Diocesano, no Papagaio, Santa Quitéria, Vila Nemilha, Moita da Onça, e Posto Jaguar BR 116 Norte.

No sábado a coleta é realizada a partir das 7 horas na Pousada da Feira (BR 116 Sul), Tiquaruçu, Tanquinho (atrás do Parque de Exposição), Posto São Cristovão, BR 116 Norte, Posto Trevo BR 116 Norte, Alto Santo, Caatinga, Socorro, e Ponto da Cachorra, BR 116 Norte.

Famílias voltam a frequentar Praça 2 de Julho

Aos 89 anos, a aposentada Doranildes Dórea lembra-se muito bem da Praça 2 de Julho nos primeiros anos de existência. E, se comparada às condições atuais, ela afirma que houve um grande avanço. “Como uma das primeiras moradoras, posso dizer que ficou maravilhosa, pois a praça não era arborizada como agora. Adorei e agradeço muito à Prefeitura de Feira de Santana”.

A satisfação da moradora era nítida em seu sorriso ao observar o piso recuperado, árvores podadas e novo paisagismo, além da presença de famílias acompanhadas por crianças visitando o equipamento. Durante o ato de inauguração realizado na tarde desta sexta-feira (02/03/2012), a aposentada acompanhou todo o movimento, destacando o quanto estava contente.

Comerciantes e moradores de outros distritos que passam sempre pela praça também falaram de sua satisfação. A técnica de enfermagem e moradora do distrito de Bonfim de Feira, Maria Elizabeth de Jesus, por exemplo, ficou felicíssima com a reforma do equipamento. “Sempre venho à praça para pegar o ônibus que vai para Bonfim de Feira e nunca vi esse lugar tão bonito como agora. Está tudo verdinho, com plantas, flores e bancos. A comunidade merecia e a Prefeitura fez valer”, disse.

A preocupação do porteiro Edmilson Cardoso é que as novas condições da praça sejam mantidas. “Está tudo nota dez. Agora esperamos que os moradores ajudem na conservação, pois a praça é um patrimônio público e merece ser cuidada”, declara.

Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, a repartição fez um verdadeiro pacto para realizar sempre mais e melhor. Portanto, ele assegura que as recuperações das próximas praças serão ainda melhores. “Só pedimos à comunidade que mantenha esta beleza porque o equipamento é um presente para a cidade princesa”, destaca.

Já o vereador Alcione Cedraz destacou que o trabalho desempenhado pelo prefeito Tarcízio Pimenta tem sido muito bonito, pois é feito com amor. Por fim, ele agradeceu pela reforma, salientando que nunca tinha visto a praça tão bonita como está nesta sexta-feira.

Ao acompanhar a presença de adultos, crianças, jovens e idosos na praça, o prefeito destacou que a partir de agora as famílias vão poder conviver no espaço renovado e melhor arborizado. “Vamos colocar uma pessoa para tomar conta da praça e os moradores também podem nos ajudar a mantê-la”, afirma.

No que se refere à parada de transporte para o distrito na praça, ele assegurou que o serviço será disciplinado sem qualquer perseguição. Além disso, a Guarda Civil Municipal fará rondas durante a noite para manter a ordem do equipamento.

O ato de reinauguração também contou com a presença dos vereadores Ailton Araújo e José Carneiro, além dos secretários municipais Jairo Carneiro Filho (Administração); Flailton Frankles (Transportes e Trânsito); Ozeny Moraes (Agricultura e Recursos Hídricos); Fabrício Almeida (Comunicação Social); e superintendente municipal de Defesa do Consumidor; Rafael Pinto Cordeiro.

Pavimentação a paralelepípedo em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), entrega neste sábado (03/03/2012), às 18 horas, pavimentação a paralelepípedo no povoado de Barra, distrito de Jaguara. A via pública possui 200 metros de extensão e foi pavimentada pela empresa 5M, contratada pelo Governo Municipal através de licitação pública.

O administrador de Jaguara, José Robson de Freitas, destaca que o acesso à localidade era difícil por conta da poeira e buracos. Em dias de chuva, ressalta, o tráfego era ainda mais complicado por causa da lama. “Hoje a gente circula tranquilo pelo distrito e não passa mais por estas dificuldades. A Barra ganhou um novo visual”, declara.

Segundo o secretário municipal da Sedur, Carlos Alberto Firpo, a obra foi executada com recursos próprios do Município, no valor de aproximadamente R$ 75 mil. “Este serviço era solicitado pela comunidade da Barra há muito tempo. Agora os moradores podem circular por uma rua muito mais limpa e organizada”, salienta.

Além do calçamento, relembra o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, a Prefeitura de Feira de Santana tem executado uma série de melhorias na zona rural. Alguns dos investimentos são na reforma de escolas e postos de saúde, rede de abastecimento de água em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) e oferta de centros digitais.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112624 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]