
O valor pago pela Prefeitura de Feira de Santana para coletar, transportar e tratar o lixo hospitalar sofreu uma redução de 12.1% com relação ao ano de 2009. Há três anos o Governo Municipal mantinha uma despesa de R$ 12,55 para realizar o serviço por cada quilo de lixo, enquanto hoje paga apenas R$ 11,20.
A empresa americana Sterecycle é a responsável pelo tratamento autoclavado (desinfectado) do lixo hospitalar. Com o funcionamento regular do Aterro Sanitário do Município, o lixo hospitalar recebe novo tratamento desde o início do mês de fevereiro. A destinação final dos resíduos sólidos obedece aos critérios de cobertura, compactação e impermeabilização do lixo.
Segundo o presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos Municipais Concedidos (Arsepuc), Alexandre Monteiro, o lixo hospitalar está sendo armazenado da forma correta seguindo as normas de triagem, incineração, acondicionamento e transporte.
“Com a contratação da empresa reduzimos os custos pelos serviços prestados. O lixo hospitalar requer cuidados indispensáveis no seu tratamento, por isso não pode ser armazenado junto com o lixo domiciliar. A coleta do lixo nos hospitais públicos é realizada regulamente para que não venha causar nenhum dano a saúde da população”, explica.
A coleta de lixo hospitalar nos hospitais públicos, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Postos de Saúde da Família (PSF) às segundas, quartas e sextas, a partir das 8 horas.
Leia +
Vereador Angelo Almeida diz que Prefeitura de Feira paga 40 vezes mais por tratamento do lixo hospitalar. Confira debates da CMFS