Prefeita Moema Gramacho apresenta último pronunciamento na Câmara Municipal de Lauro de Freitas

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, fez o balanço do seu governo durante cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos de 2012, na tarde desta quinta-feira (01/03/2012). Ela entregou ao presidente da Casa, vereador Antônio Rosalvo, relatório de todas as ações desenvolvidas pela gestão em 2011. Este foi o último pronunciamento oficial como prefeita na Câmara de Vereadores. “O balanço é extremamente positivo, mas temos muitos projetos ainda a realizar e faremos o que tiver ao nosso alcance até o último dia da gestão”.

Moema lembrou as dificuldades do início do seu mandato, como a situação de “total dilapidação dos dados físicos e eletrônicos da administração’’ quando assumiu, em 2005, e as chuvas que arrasaram o município apenas um mês após sua posse. “Conseguimos incrementar a Defesa Civil, que não existia no município, e enfrentamos cinco enchentes sem registrar uma vítima fatal”. Entre as realizações, ela destacou a construção da primeira creche pública no município (hoje são 17), a ampliação de uma para 30 unidades de atendimento odontológico e de três para 21 equipes de Posto de Saúde da Família.

O Restaurante Popular, que serve mais de 3 mil refeições por dia e a política de habitação também foram conquistas destacadas pelas gestora. “Entregarei, até o final da minha gestão, cerca de 7 mil unidades habitacionais para famílias que ganham até 3 salários mínimos”. Ela também falou sobre a transparência das contas públicas, premiada nacionalmente; a implantação do Instituto Federal da Bahia (Ifba); o baixo índice de dengue, apesar da situação oposta dos municípios vizinhos; e o fato de Lauro de Freitas ser o município que mais gera emprego na Bahia e um dos que mais cresce no Brasil.

Moema agradeceu aos vereadores a aprovação de mais de cem projetos de lei enviados a Câmara, como a Lei de Combate ao Nepotismo, a Lei do Silêncio e a que instituiu o Programa Municipal Universidade para Todos, que garante bolsa integral a pessoas carentes. Sobre o que está em execução ou previsto para 2012, ela salientou a construção de escolas, quadras esportivas, piscina semi-olímpica e a Unidade de Pronto Atendimento em Itinga, que será entregue até o final de abril.

A intervenção mais importante, para ela, é a que vai garantir esgotamento sanitário para todo o município. “É a obra que nenhum gestor teria coragem de fazer nos dois últimos anos de mandato por causa dos transtornos. Nunca me preocupei com a opinião pública quando se trata do bem da população. Não se faz omelete sem quebrar os ovos”.

Emocionada, ela afirmou que continuará lutando pela melhoria de Lauro de Freitas mesmo quando seu mandato terminar. “Quando deixar de ser prefeita continuarei acompanhando o que acontece na cidade. Foi aqui que criei minha filha e estou criando meu neto. Quero ajudar vocês a criar seus filhos e seus netos da melhor forma possível”.

Após a prefeita, vereadores se pronunciaram destacando o desenvolvimento alcançado pelo município nos últimos oito anos. O vice-prefeito João Oliveira ressaltou a importância do parlamento como “expressão da vontade popular” e enfatizou a parceria da Casa com a gestão municipal. O vereador Antônio Rosalvo encerrou a sessão assegurando o compromisso da busca de soluções, “Aqui Vossa Excelência encontrará o respeito e a adesão irrenunciáveis aos princípios constitucionais que consagram a independência e a harmonia dos Poderes”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122003 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.