Permissão de Trânsito Vegetal eletrônica é consolidada na Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A emissão da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) eletrônica já é uma realidade na Bahia. Implantada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, em abril de 2011, a inserção desta nova tecnologia está proporcionando a verificação dos dados de trânsito em tempo real e permitindo melhor gerenciamento e controle fitossanitário dos produtos de origem vegetal. Prova disso, foram as emissões de mais 10,8 mil PTVs em todo o Estado em menos de três meses este ano.

O estado é pioneiro no Brasil na emissão desse tipo de documento, permitindo um maior controle do trânsito de vegetais. “A defesa agropecuária em nosso Estado está se modernizando e inserindo novas tecnologias para oferecer um serviço de qualidade ao produtor”, diz o Secretário da Agricultura, Eduardo Salles.

Das 16 coordenadorias regionais da ADAB, a de Santa Maria da Vitória lidera o ranking de emissões com 2.455 documentos gerados eletronicamente, o que representa 22,7% do total de PTVs emitidas. Em seguida, destaca-se a Coordenadoria Regional de Juazeiro com 1.795 documentos emitidos, ou seja, 16,60% do total no Estado. Na terceira colocação está a Coordenadoria Regional de Ribeira do Pombal com a emissão de 1.662 PTVs geradas, o que significa 15,37% em todo o território baiano.

“Desta maneira, os vegetais terão uma maior rastreabilidade, confiabilidade e agilidade na comercialização dos produtos para outras Unidades da Federação e para exportação, permitindo também aos produtores, a conquista de mercados mais exigentes em segurança quarentenária”, afirma o diretor-geral da ADAB, Paulo Emílio Torres.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112624 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]