Órgãos públicos fiscalizam comércio de carne em Juazeiro

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Uma ação conjunta entre Ministério Público, Polícias Militar e Civil, Vigilância Sanitária e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, vai fiscalizar o comércio de carne em Juazeiro e microrregião. As fiscalizações começaram na última segunda-feira (19/03/2012) nos estabelecimentos comerciais do município e as equipes apreenderam 150 kg de carne imprópria para o consumo.

Como as apreensões ocorreram dentro do município, a Vigilância Sanitária de Juazeiro foi a responsável pelo preenchimento dos autos e encaminhamento das carnes para a Adab incinerar o produto. As polícias Militar e Civil prenderam três pessoas durante as fiscalizações do primeiro dia de operação e os infratores só serão liberados após pagamento de fiança, determinada pelo Ministério Público, no valor de R$ 12 mil reais.

“Todo esse material estava fora das determinações legais da Portaria 304 que define as condições corretas para o armazenamento e transporte de alimentos”, explica o gerente técnico da Adab em Juazeiro, Fábio Cedraz. “O comércio de carne dessa forma pode trazer sérios riscos à saúde da população e somente uma ação conjunta pode coibir as infrações”, comenta. As carnes de frango, de caprinos e de bovinos apreendidas no primeiro dia de atividade estavam sem nota fiscal e sem o carimbo do Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E) e Federal (S.I.F), ou seja, sem a comprovação de que os animais foram abatidos em frigoríficos inspecionados.

“Ao apreender esse material estamos prestando um serviço ao consumidor, impedindo que um produto em desacordo com a legislação sanitária chegue à sua mesa”, ressalta o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres. As operações de fiscalização vão continuar acontecendo em Juazeiro e municípios vizinhos por tempo indeterminado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115164 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.