Nesta sexta-feira, Governador Jaques Wagner dá posse a José Sergio Gabrielli no Planejamento

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
José Sergio Gabrielli vai assumir, no Governo Wagner, a secretária estadual do Planejamento.
José Sergio Gabrielli vai assumir, no Governo Wagner, a secretária estadual do Planejamento.

O governador Jaques Wagner dá posse ao ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, como secretário estadual do Planejamento, nesta sexta-feira (09/03/2012), às 10h30, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em substituição a Zezéu Ribeiro, que reassume o mandato de deputado federal.

Zezéu comandou o Planejamento estadual desde fevereiro de 2011. Entre as realizações deste período está o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, construído de forma participativa e que projetou o maior plano de investimento da Bahia, cerca de R$ 143 bilhões até 2015. Os projetos de linha 2 do Metrô e da ponte Salvador-Itaparica, que integra o Sistema Viário Oeste, foram outras iniciativas da gestão.

Perfil de José Sergio Gabrielli

Economista, José Sergio Gabrielli de Azevedo, 62 anos, é professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi diretor financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, de fevereiro de 2003 a julho de 2005, quando assumiu a presidência da empresa, cargo que ocupou até o início deste ano.

Gabrielli é bacharel (1971) e mestre (1975) em Economia pela UFBA, mestre em Economia Política pela Boston University (1979), doutor em Economia pela Boston University (1987) e pós-doutor pela London School of Economics and Political Science (2001). Na UFBA, foi diretor interino de Pesquisa e Pós-Graduação, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e coordenador do Mestrado em Economia.

Um dos fundadores do PT na Bahia, Gabrielli foi candidato a deputado federal em 1982, a vice-prefeito de Salvador em 1988 e a governador da Bahia em 1990. Em 1994, coordenou a campanha de Lula na Bahia e ,em 2002, participou da equipe de transição do governo federal. Também presidiu o Instituto dos Economistas da Bahia, em 1980, e foi dirigente da Andes/Sindicato dos Professores Universitários do Brasil, em 1984.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 10026 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).