Na Bahia, Projeto Um Gestar em Cada Escola atende alunos do ensino fundamental II

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A edição 2012 do projeto ‘Um Gestar em Cada Escola’, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foi aberta oficialmente nesta semana, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR) faz parte das ações educacionais realizadas pelo Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer o aprendizado das disciplinas língua portuguesa e matemática, consideradas base para o sucesso em todas as áreas do conhecimento.

Dentro das metas do programa Todos pela Escola, o Gestar inclui aperfeiçoamento profissional dos professores, prevendo certificação com incentivo assegurado pela Secretaria da Educação, e disponibiliza material didático como os cadernos de apoio à aprendizagem dos estudantes, com o intuito de promover o trabalho docente.

Em 2011, o Gestar esteve presente em 514 escolas, atuando em 204 municípios. Este ano, até o momento, conta com a parceria de 793 unidades escolares, atendendo a aproximadamente 251 mil estudantes. A meta é atingir as 934 escolas da rede estadual que oferecem ensino fundamental II e beneficiar todos os estudantes.

“É o momento de realizarmos uma revolução democrática em que o direito à educação seja de fato disponibilizado à população”, enfatizou o secretário da Educação, Osvaldo Barreto. Ele também destacou a importância da qualidade técnica e exigência pedagógica do projeto como fator fundamental para a formação de estudantes bem capacitados.

Nova escola

Em ação com o Pacto com Municípios, o ‘Um Gestar em Cada Escola’ fortalece a educação básica e aponta para uma nova escola. Municípios como Pindobaçu, Mata de São João, Serrinha e Seabra aderiram ao projeto. O propósito é atingir a totalidade das cidades do estado. “Estamos levando para a escola uma transformação, que envolve no processo a participação de todos os responsáveis pela competência da educação como instituição. É uma ação coletiva, na qual os gestores, professores, alunos e comunidade efetivamente assumem o protagonismo”, explicou a coordenadora-geral do programa, Daday Sales.

“O Gestar abre portas para o conhecimento e oportuniza a construção da aprendizagem para o educando e o educador”, disse Adriana Carvalho, professora articuladora na cidade de Paulo Afonso. Ela garantiu que o programa motivou seus alunos em sala de aula. “Da produção de textos a filmes de curta-metragem, todos os trabalhos desenvolvidos foram feitos não somente como uma exigência avaliativa, mas com prazer e satisfação”.

*Com informação : Secom BA

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]