Museu Regional da UEFS é fechado para manutenção

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O prédio do Museu Regional de Arte (MRA), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), está fechado para obras na estrutura física. A medida foi adotada para garantir a segurança do público visitante e dos funcionários, pois foram identificados pontos de rachadura no reboco da cúpula. O museu funciona na área das antigas Escola Normal e Faculdade de Educação, principal prédio do atual Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em Feira de Santana.

Segundo a diretora do Cuca, Celismara Gomes, após ser constatada a necessidade da intervenção, a instituição iniciou também uma série de outras medidas de conservação como reparos no piso, substituição de painéis comprometidos por ataque de cupins, reestruturação da reserva técnica e reparo de elementos arquitetônicos.

“Parte destas medidas resulta de demandas que uma construção já quase centenária, com seu desgaste ao longo dos anos, impõe para sua adequada preservação”, explica Celismara, destacando que serão realizadas ainda outras ações de ajuste do antigo prédio às atividades próprias de um museu, “visando assegurar o funcionamento do MRA com qualidade e segurança”. Não há prazo para conclusão das obras.

O curador do MRA, Aldo Morais, disse que durante o período de restauração será dado prosseguimento a atividades internas como projetos ligados à arte-educação, expografia, documentação de acervo, preparação da formalização do regulamento geral do museu e a definição de perfil político-institucional. “Aproveitamos para estabelecer critérios de aquisição, identidade artística, parâmetros para o estabelecimento de parcerias e convênios, dentre outros aspectos da gestão técnica e democrática de uma instituição museológica”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113847 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]