Mais de duas mil mudas de manga são apreendidas pela Adab

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Mais de duas mil mudas de manga foram apreendidas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, no município de Livramento de Nossa Senhora, na última semana. O material estava armazenado em três Unidades de Produção (UP) do Perímetro Irrigado de Brumado, mas era originário da cidade de Limeira (SP), local com ocorrência da Mosca Negra dos Citros, praga inexistente nos pomares de Livramento de Nossa Senhora.

Como medida preventiva a ADAB proibiu, através da Portaria 030/10, o trânsito e o comércio de plantas, frutos e flores hospedeiras da Mosca Negra dos Citros. Assim, atendendo à legislação que tem o objetivo de proteger a citricultura baiana e evitar a introdução desta praga na Bahia os Fiscais Agropecuários da ADAB Ricardo Falcão de Sá, Maria Heloisa Teixeira Brandão Weber M. M. Aguiar e os Auxiliares de Fiscalização Renilson Mesquita Vieira Antonio Roque Andrade de Oliveira destruíram o material. Após a destruição, as mudas foram transportadas e incineradas no lixão da cidade.

Em uma das UPs, havia área já plantada com o mesmo material. O local será monitorado pela ADAB para verificação da presença da praga Mosca Negra dos Citros.

A Portaria ADAB 030/10, em suas justificativas, elenca o Estado de São Paulo como de ocorrência da praga Mosca Negra dos Citros. Já no Parágrafo único do Art. 1º relaciona as espécies hospedeiras da praga, inclusive a Manga. No Art. 3º, a referida portaria proíbe o comércio na Bahia de mudas provenientes dos Estados brasileiros com ocorrência da praga Mosca Negra dos Citros e no Art. 4º determina que o material apreendido pela fiscalização da ADAB deve ser sumariamente destruído, não cabendo ao infrator qualquer tipo de indenização.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111194 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]