Mais de 7 toneladas de agrotóxicos sem utilidade são incineradas na Bahia

Agrotóxicos foram recolhidos pelo Governo da Bahia.
Agrotóxicos foram recolhidos pelo Governo da Bahia.
Agrotóxicos foram recolhidos pelo Governo da Bahia.
Agrotóxicos foram recolhidos pelo Governo da Bahia.

Como resultado de uma parceria entre a Secretaria da Agricultura (SEAGRI), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (INPEV) foram incineradas cerca de 7,5 toneladas de agrotóxicos. O material, recolhido ao longo de 2011, foi apreendido em propriedades rurais e ofereciam risco de contaminação para o meio ambiente, para produtores rurais e suas famílias.

“As intervenções da ADAB, nesse sentido, tem contribuído para disciplinar o comércio e uso de agrotóxico e para reduzir o impacto ambiental no processo de utilização desses insumos, protegendo o meio ambiente, a saúde dos produtores e da população em geral”, salienta o diretor geral da ADAB, Paulo Emílio Torres.

O material apreendido em 2011 foi armazenado temporariamente em Itaberaba e Itabuna para posterior destinação correta, ou seja, a incineração. “O objetivo dessa ação é a retirada de agrotóxicos sem identificação, com validade vencida, fora de linha ou em desuso”, explica o diretor de Defesa Vegetal da ADB, Armando Sá. “Todos os anos a ADAB realiza essas apreensões com o intuito de proteger o produtor, as lavouras e, consequentemente, evitar a contaminação química nas pessoas e nos alimentos”, completa.

A ação integra o Projeto Campo Limpo, que recolhe e/ou recebe embalagens vazias de agrotóxicos. Os insumos são regidos por legislação federal e estadual, cabendo à ADAB as fiscalizações de trânsito e no âmbito da propriedade. “Todo o trabalho é realizado com sucesso porque há o engajamento e a conscientização dos produtores, principais elos participantes do sistema”, avalia o coordenador do Projeto Campo Limpo, Raimundo Ribeiro, lembrando que produtor rural que tiver agrotóxico em desuso na sua propriedade deve procurar o escritório local da ADAB mais próximo de sua região para que a Agência faça o recolhimento do produto com segurança.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114883 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.