Justiça determina que Prefeitura de Feira de Santana indenize paciente por erro médico ocorrido em unidade de saúde do Município

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

No final do mês de fevereiro de 2012 a Justiça condenou a Prefeitura de Feira de Santana a pagar uma indenização por um erro medico ocorrido em um posto de saúde do município.

Após a terceira audiência, a juíza condenou a instituição a pagar um ano de pensão atrasada, que a administração tinha se recusado a efetuar o pagamento no ano de 2011.

Além de desembolsar o dinheiro, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) foi obrigada a disponibilizar os medicamentos para a criança, que continua passando por tratamentos médicos e ingerindo medicamentos fortíssimos, conforme sua mãe, Zelma da Silva Rodrigues, para nossa reportagem.

Entenda o caso

A dona de casa Zelma da Silva Rodrigues, residente na rua El Salvador, no Tomba, esteve na manhã de quinta-feira (24 de março de 2011) no Complexo Policial de Feira de Santana e procurou a reportagem da rádio Subaé para denunciar o que considerou descaso por parte da Prefeitura de Feira.

Segundo ela, sua filha Kezia Silva de Araújo, de 2 anos e 8 meses, recebeu uma super dosagem de uma vacina contra febre amarela, aplicada em uma unidade de saúde do bairro Liberdade. Acrescentou que uma queixa foi prestada na 1ª Delegacia, no dia 30 de abril de 2009.

Ela relatou que está de posse de vários documentos e exames atestando que a criança sofre até hoje com problemas de saúde em consequência da aplicação da vacina, ministrada por uma estagiária. Zelma disse para a reportagem que o município não vem suprindo as necessidades com medicamentos e outros custeios e por isso ingressou com uma ação na justiça, inclusive com ganho de causa.

A decisão judicial foi expedida pelo juiz da vara da infância e do menor ,Valter Ribeiro Costa Junior. Fato decidido no dia 17 de setembro de 2010, mas pelo visto a instituição recorreu à justiça para não pagar a pensão, atitude que deixou indignados vários servidores do estado.

Consta no documento apresentado que foi apontado erro medico, e por causa disso, os danos morais e custeio de medicamentos seriam fixados com uma pensão estipulada no valor de R$ 1 mil, impetrado pelo Juiz, conforme processo nº 0001752-63.2011 do ano de 2010, onde aponta como réu o município de Feira de Santana (Prefeitura) e que deveria ser cumprido no prazo de 10 dias, no final do mês de setembro do ano passado, conforme boletim da Secretaria Jurídica do balcão de Justiça e Cidadania do Estado da Bahia .

” Eu não estou acreditando que a prefeitura está fazendo caso desta quantia. Eles erram e eu que tenho que me humilhar várias vezes para pedir medicamentos, pois eles ajudam e depois me esquecem novamente “, disse Zelma. ” A Prefeitura gasta mundos e fundos com Micaretas e eventos e agora recorre para não pagar o que é de direito. Vergonha, meu Deus, o que eu posso fazer ?”, questiona a dona de casa. ” Estou desempregada e minha filha continua doente “, declarou ao radialista Valter Vieira, apresentador do programa Ronda Policial.

A advogada da cliente, Flávia Pachedo, em contato telefônico com o Ronda Policial disse que no início do fato, a Secretaria de Saúde enviou uma carta para a casa da criança falando que a super dosagem poderia gerar um transtorno à saúde da criança e até uma pessoa com 30 anos de idade. ” A prefeitura informou que foi um ato isolado e um caso infeliz. Gente! É uma criança e isso não se faz “, declarou a advogada.

Vítima de espancamento morre em hospital

Morreu na noite desta quarta-feira (22/03/2012), na emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Pedro Paulino de Jesus Filho, 19 anos.

A vítima foi espancada no domingo passado (18/03/2012) por um homem desconhecido e chegou a ser socorrido à unidade de saúde. Ele não resistiu e faleceu e teve o corpo encaminhado ao necrotério para ser periciado.

A vitima morava a rua 25 de maio no bairro da Conceição II em Feira de Santana .

O crime será investigado pela Delegacia de Homicídios, sob o comando da delegada Milena Calmon.

Jovem morto com vários tiros em Ipirá

Raudiney Santana Fernandes, 17 anos, foi morto a tiros na cabeça na rua Estaquio Cerqueira no município de Ipirá na tarde desta quarta-feira(21/03/2012).

O jovem morava na Travessa Aida Cure no mesmo município onde foi assassinado.Não há detalhes sobre o crime.

Acidente

Fabrício Porto de Almeida, 22, residia na Vila Emanuel Renato Vitória no município de Mundo Novo teve o corpo encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana.

O motociclista morreu em um acidente nesta quarta-feira (21/03/2012), no município de Mundo Novo.

A moto que ele conduzia envolveu-se em uma colisão frontal com um veículo de passeio na BA-052, conhecida como Estrada do Feijão.

Dupla acusada de matar homem em Serra Preta está presa

No dia 4 de março deste ano, a Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico de Gerson Lima Carneiro, 38 anos, que morava no povoado de Morro do Curral, em Serra Preta.

O crime ocorreu próximo da casa da vítima, e de acordo com parentes vários tiros foram disparados contra Gerson que morreu na emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

Os acusados do crime foram presos através de mandado da Justiça de Serra Preta, solicitado pela delegada Maria Isabel. Trata-se de Cassimiro Oliveira Mota, 56 anos, conhecido com “Periquito” e Lucivaldo da Silva, 27, “Foguinho” que estão à disposição da justiça local.

O crime causou muita repercussão na comunidade, o que fez com que a serviço de investigação fosse ágil e conseguiu prender os acusados. Segundo informações, o crime ocorreu após uma discussão entre os envolvidos.

Detento é encontrado morto dentro do presídio de Serrinha

Um detento foi encontrado morto dentro da cela 05, na Ala do seguro do Presídio de Serrinha, na manhã desta terça-feira (20/03/2012). De acordo com Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Delegacia Territorial (DT), o preso foi identificado como Osvaldo Pereira da Silva, 29 anos, natural de Salvador.

Agentes penitenciários informaram que o detento foi encontrado com um lençol no pescoço amarrado a um comungol da cela onde estavam com outras três pessoas. Não há indícios se ele cometeu suicídio ou foi assassinado. A Polícia Civil está investigando se a morte tem ligação com a briga entre facções criminosas que atuam na unidade prisional.

Representantes da administração do presídio não foram encontrados para comentar sobre o assunto.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115066 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.