José Sergio Gabrielli assume Secretaria do Planejamento da Bahia

Governador Jaques Wagner empossa José Sérgio Gabrielli como secretário do Planejamento da Bahia.
Governador Jaques Wagner empossa José Sérgio Gabrielli como secretário do Planejamento da Bahia.

A continuidade com ajustes é o que vai pautar a gestão na Secretaria do Planejamento (SEPLAN) da Bahia, segundo seu novo titular, José Sergio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, que tomou posse nesta sexta-feira (09/03/2012), em evento realizado na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), no Centro Administrativo da Bahia.

“É uma transição tranquila. São dois quadros de longa data dentro dos projetos estadual e nacional”, afirmou o governador Jaques Wagner. Segundo ele, Gabrielli é um homem que poderia ir para qualquer atividade empresarial sem dificuldades, mas resolveu dar continuidade ao projeto de governo, agora como secretário do Planejamento. “Gabrielli, que teve uma experiência gigantesca, dirigindo uma empresa do porte da Petrobras, vai melhorar ainda mais a qualidade do governo”.

Sobre a ida da Agência de Fomento do Estado da Bahia (DESENBAHIA) para a pasta do Planejamento, o governador disse que a possibilidade já estava sendo discutida antes da iniciativa de integrar Gabrielli ao governo. “Quero que na SEPLANeplan se trate agora também da atração de investimentos. A Fazenda tem que pensar no cofre, e a DESENBAHIA uma agência de desenvolvimento, tem que estar mais perto da Secretaria do Planejamento ou da Indústria e Comércio”.

Wagner explicou que a mudança na Seplan não foi motivada por problemas na gestão de Zezéu Ribeiro. “Zezéu deu uma contribuição importante, principalmente nas questões da mobilidade urbana e da ponte Salvador-Itaparica”.

Em fevereiro de 2011, Zezéu assumiu a Secretaria do Planejamento e atualmente preside o Conselho Nacional de Secretários do Planejamento.

Aproximação entre a SEPLAN e a sociedade e maior integração entre as secretarias

As questões que agora terão ênfase, de acordo com Gabrielli, envolvem o acompanhamento da economia baiana de curto prazo, a ampliação da captação de recursos e a atração de novos investimentos, além de uma atuação mais sistêmica entre as secretarias de governo e ampliação das relações da SEPLAN com a sociedade. “Muito mais intervenção no processo de gestão do que uma mudança de programa ou uma mudança de rumo na secretaria”.

Para ele, é natural a diferença de estilo nas alternâncias de gestores, e essa diferença não pode interferir na continuidade de um projeto político e de gestão. “Assumo, sob o comando do governador Jaques Wagner, uma gestão de continuidade com ajustes. Isso significa que não há espaço para interrupção do que foi planejado pelo secretário Zezéu Ribeiro”.

Gabrielli, que por nove anos foi diretor financeiro da Petrobras e durante seis anos e meio presidiu a empresa, declarou estar ciente das diferenças entre a empresa e o Governo do Estado. “Com os devidos ajustes, espero transferir parte da experiência para a realidade que inicio. O governador Jaques Wagner já deu as grandes linhas. Os objetivos do seu governo são um compromisso permanente com a democracia. A Bahia vive, desde 2006, um dos seus melhores momentos na vida democrática”.

Ele afirmou também que a Bahia foi um dos estados que mais reduziram a pobreza no Brasil, ampliando o programa de transferência de renda, “e é o estado que mais tem aumentado a atração de novos investimentos”, ressaltou Gabrielli.

Os 40 anos da SEPLAN

O novo secretário declarou que a SEPLAN comemorou 40 anos em 2011 e, ao longo desse período, o planejamento passou por diversas mudanças estruturais, até chegar ao modelo atual. “A dinâmica da sociedade, com seus reflexos no estado e no governo, nessas quatro décadas, fez com que a Secretaria do Planejamento chegasse ao seu estágio atual de importância e significado na formulação de políticas e programas para o desenvolvimento da Bahia. O secretário Zezéu Ribeiro, nas comemorações dos 40 anos da SEPLAN, lembrava o papel transformador da economia baiana, potencializado nas ações de governo, para a modernização do nosso estado”.

Mensagem de Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem, lida durante a posse, elogiando a atuação de Gabrielli à frente da Petrobras. “Você elevou a nossa Petrobras ao mais alto nível da indústria petroleira mundial. Você liderou a nossa chegada à autossuficiência em petróleo. Você liderou a descoberta do pré-sal, uma reserva tão imensa que garante tranquilidade ao abastecimento de combustível no Brasil por muitas décadas. Você também cuidou das pessoas, e liderou a reforma do plano de previdência da companhia, para poder oferecer uma perspectiva segura de futuro aos jovens que hoje iniciam sua trajetória profissional na Petrobras.”

Também participaram do evento secretários estaduais, a atual presidente da PETROBRAS, Graça Foster, o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, empresários e outras autoridades.

José Sérgio Gabrielli discursa ao tomar posse como secretário do Planejamento da Bahia.
José Sérgio Gabrielli discursa ao tomar posse como secretário do Planejamento da Bahia.
Zezéu Ribeiro e José Sérgio Gabrielli.
Zezéu Ribeiro e José Sérgio Gabrielli.
Governador Jaques Wagner empossa José Sérgio Gabrielli como secretário do Planejamento da Bahia.
Governador Jaques Wagner empossa José Sérgio Gabrielli como secretário do Planejamento da Bahia.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]