Jornal Folha de São Paulo ganha ação de indenização proposta por Igreja Universal

Ombusdman da Folha de S.Paulo, Paula Cesarino Costa, avaliou que jornal errou e persistiu no erro.
Ombusdman da Folha de S.Paulo, Paula Cesarino Costa, avaliou que jornal errou e persistiu no erro.

Na última quinta-feira, 1º de março de 2012, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) julgou improcedente o recurso da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) na ação de indenização movida contra a empresa Folha da Manhã, que edita a Folha de São Paulo, informou o jornal O Globo.

No processo, a Universal alegou ter sido ofendida com o editorial intitulado “Intimidação e má-fé”, publicado em 19 de fevereiro de 2008, no qual a Folha de S. Paulo se referia à igreja com expressões como “seita”, “facção” “fundamentalismo comercial”, “falsários” e “tartufos”, de acordo com o site Migalhas

O texto opinativo criticava o assédio judicial promovido por adeptos da IURD depois de uma reportagem que questionou o enriquecimento do principal líder da Universal. Na época, o jornal paulista foi alvo de um total de mais de cem ações individuais, estratégia também utilizada na ofensiva judicial contra o site Congresso em Foco. Até o momento, 90% das ações foram julgadas e todas elas favoráveis à Folha.

Em seu despacho, o desembargador Francisco Loureiro afirma que “a emissão de juízos de valor pelos meios de comunicação é amplamente admitida nos dias atuais…”, noticiou O Globo.

O veículo informativo comemorou a decisão. “O tribunal reafirmou que o direito à crítica e a liberdade de manifestação da opinião são basilares para a consolidação do Estado Democrático”, disse a advogada Tais Borja Gasparian, que representou a Folha, de acordo com o site Jus Brasil.

*Com informações do Knight Center.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116883 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.