Inseminação artificial incentiva agricultores familiares de Bom Jesus da Lapa

Técnicas de Inseminação artificial de animais são apresentadas à produtores rurais da Bahia.
Técnicas de Inseminação artificial de animais são apresentadas à produtores rurais da Bahia.

Com a perspectiva de aumentar a produção de leite do rebanho da agricultura familiar baiana, a partir do melhoramento genético do gado leiteiro, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (SEAGRI), começa, este mês, a estender o Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) para as comunidades de Tanque Novo, Lagoa Danta, Favelândia, Cara Suja, Chapada Grande e Juazeiro, no Território Velho Chico.

Essas ações estão sendo realizadas desde 2011, em outras regiões, e mesmo para agricultores familiares com tradição na produção de leite para consumo e para a fabricação artesanal de requeijão, como é o caso de Sebastião Alves, conhecido como Zé do Mel, da comunidade de Tanque Novo, no município de Bom Jesus da Lapa. “Com a inseminação tenho esperança de dobrar minha produção de leite e poder atender as pessoas que me pedem requeijão, mas que minha produção é insuficiente para atender”, conta Zé do Mel.

Segundo os veterinários da empresa, Saulo Fernando Oliveira Santos e Osvaldo Vinícius Neves, a técnica de IATF vem sendo utilizada na agricultura familiar com muito sucesso, por isso disponibilizar também às comunidades da região.

Inicialmente, estão sendo feitas as avaliações de 256 animais para diagnosticar as condições reprodutivas. Já foram vistoriados os rebanhos de Tanque Novo, na última terça-feira (13/03/2012), e de Lagoa Danta, na quarta (14/03/2012). Na próxima quarta-feira (21/03/2012), pela manhã, as visitas técnicas chegam a Favelândia, e à tarde, em Cara Suja. No dia seguinte, quinta-feira (22/03/2012), pela manhã, serão contemplados os rebanhos dos agricultores de Chapada Grande, e à tarde, os de Juazeiro.

Para o veterinário Saulo Oliveira, o programa contribui para a melhoria da qualidade genética dos animais do Território Velho Chico, e entre outras vantagens, vem contribuindo com a melhoria dos índices reprodutivos das vacas inseminadas, pois o intervalo entre partos é reduzido, com o uso dessa técnica.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]